O Fim dos Spyrals

02/05/2017 Rodrigo Torres

capa spyrals

      Desda coleção The Dark Illusion começamos a conhecer os membros da até então nova agência de espionagem que tinha o Spyral Super Agent como seu principal agente e herói. Depois de uma longa temporada e outras três coleções, chegamos ao fim de mais um ciclo de lançamento de um arquétipo exclusivo. Na coleção Maximum Crisis há o encerramento dos archtypes Subterror e Spyral, o Subterror já foi abordado aqui no nosso blog, e agora vocês saberão o que aconteceu, acontece e acontecerá com os membros da agência.

Antes…

      Aqui acontecerá um breve resumo do que houve antes, já que eu fiz um outro artigo aqui para o Blog explicando as cartas até o INOV e o que prometia as cartas do RATE. As variantes que podem retornar a qualquer momento, estão bem explicadas naquele artigo, então se tiver curiosidade, recomendo voltar lá!

Durante a temporada do Raging Tempest…

      Pela primeira vez os Spyrals realmente começaram a aparecer em torneios grandes, tops de ycs e ganhando regionais até. Mas apenas em um regional Mexicano, os Spyrals conseguiram se dar bem em uma versão “pura”, em que os monstros principais eram apenas Spyrals, mas juntos com alguns Kaijus e outras 10 Hand Traps!(Maxx C, Retaliating C, Ghost Ogre, etc), porém muitas vezes jogou junto dos Zoodiacs, já que o deck conseguia fazer combos usando os Lv4 contornando as Dimensional Barrier e dando os efeitos do Super Agent. Outros pontos importantes dessa build era o fato de que a Spyral Resort, o campo dos Spyral, servia como uma Combo Zoodiac para reciclar as cartas já usadas mas sem ser uma Draw morta. Spygal Misty com o Super Agent poderia dar draws em busca de uma Zoodiac Barrage ou Brilliant Fusion tirando as spell/traps do oponente para protege-las. Os Spyrals caiam como uma luva no Zoodiac, por isso ganharam bastante destaque. Uma forte opção para quem pretendia usar o Zoodiac com mais de 50 cartas.

– A missão final da agência.

      Agora que já abordamos oque aconteceu com o arquétipo no competitivo, vamos analisar o que pode vir a acontecer. Na coleção Maximum Crisis vai ser lançada 4 novas cartas:

Spyral Sleeper: um monstro lv8 com 2800/1200, que só pode ser invocado removendo 3 Spyrals CARDS do seu cemitério. Uma vez por turno você pode escolher uma carta Spyral que você controla e até 2 no campo do oponente, destrua elas. Quando ele é destruído, destrua todas as cartas possíveis que você controla e invoque um Spyral Super Agent do grave, deck ou mão.

O Sleeper é o grande vilão da história dos Spyrals, mas que na prática ele irá acabar honrando o manto de ser ex-agente. Seu efeito é extraordinário por vários motivos, o texto é ideal, você poder escolher o campo, um Spyral Quik-fix, ou qualquer outra coisa ao invés dele é muito bom, porém ter a opção de também escolher ele só melhora as coisas. Remover 3 Spyrals Cards não é difícil já que pede cards e não monstros, fazendo com que os Spyral GEAR – BIG Red e as Spyral Resort contém para invocá-lo, e por último, ele estourar seu campo pode ser usado para sua vantagem, como usando cartas Artifact por exemplo, fazendo com que elas sejam usáveis mesmo se compre apenas os monstros, como um Artefato Foice ou um Artifact Moralltach.

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Spyral GEAR – Last Resort: Em uma primeira instância, esse monstro lv4 de 1000/1000 Earth Machine parece não ser tão relevante, mas se engana quem pensa isso. O fato de ser um Spyral GEAR torna ele buscável pelo Quik-Fix, e faz parte das openings ideais do deck, seu efeito é escolher um monstro Spyral que você controla e equipar da mão ou do campo o Last Resort no Spyral escolhido. Esse monstro não pode ser destruído por nada, e nem alvo. Sua função principal será ser equipada no Sleeper, já que agora o monstro poderá sair dando seu efeito uma vez por turno sem ser destruído e ficando no campo causando mais terror.

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Spyral GEAR – Fully Armed: O equipamento do deck, seu efeito diz que só pode ser equipado a um Super Agent e que ele irá ganhar 1000 de ATK, e se destruir um monstro por batalha, você pode remover o monstro e mais uma outra carta do oponente sem dar alvo. Não dar alvo é algo que sempre foi muito bom no jogo, porém depender de destruir um monstro por batalha é algo falho e ruim. Quando ele é destruido e enviado para o cemitério, você pode escolher um Super Agent no cemitério e renasce-lo. Não sendo uma das melhores opções, nas versões mais Beatdown, de apenas pancada, essa carta pode aparecer já que a idéia é que ela leve ao menos uma carta do oponente com ela, sempre tentando gerar uma vantagem mínima de +1.

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Spyral Mission – Rescue: Destrua essa carta durante sua terceira End Phase após ativa-la. Uma vez por turno você pode voltar um Spyral monster do cemitério para mão. Você pode remover esta carta do cemitério para dar special de um Spyral monster. Essa talvez seja a carta mais fraca inicialmente das quatro, mas vamos em frente.

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Primeira Build: Sleeper Turbo

Como você deve ter imaginado, o Sleeper aparenta ser a melhor carta das novas, até porque se assemelha muito a cartas já consolidada na história do jogo, mas mesmo assim, como chegar rapidamente nele no primeiro turno? Bom, existem alguma manhas. A forma mais simples é um combo de Spyral Resort + Instant Fusion/Gofu. Esse combo vai ter com o seguinte campo: Spyral Resort(campo), Ancient Fairy Dragon, Spyral Sleeper equipado com Spyral GEAR – Last Resort e +1 draw, total de +4.

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– Indo direto ao combo:

1 – Ativa o Spyral Resort, adcione o Spyral Quik-Fix.

2 – Invoque por Special Summon o BW – Gofu the Vague Shadow OU ativa a Instant Fusion e traga o Sea Monster of Theseus.

3 – Normal summon do Quik-Fix, de o efeito e adcionar o Spyral GEAR – BIG Red. Faça o Synchro Summon do Coral Dragon.

4 – Ativa a BIG Red e renasça o Quik-Fix, adcione o Spyral GEAR – Last Resort. Agora faça um Ancient Fairy Dragon com o Coral Dragon e o Quik-Fix.

5 – Ative o efeito do Ancient Fairy Dragon para estourar o campo Spyral Resort, ganhe 1000 de vida e adcione outro campo para a mão. Ative o novo campo e adcione o Spyral Sleeper.

6 – Agora invoque o Sleeper removendo o Quik-Fix, BIG Red e o Spyral Resort. Equipe o Spyral GEAR – Last Resort no Sleeper.

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Dependendo do resto da mão, existe muitas mais possíveis jogadas que podem seguir dai, como usando o efeito do nAncient Fairy Dragon para dar special de um monstro relevante como um Glow-Up Bulb, e se tiver outro monstro lv1 pode fazer uma Sylvan Princessprite para tentar ir atrás de uma Spell/Trap ou jogar monstros relevantes para o cemitério. São muitas opções de jogadas, mas essa build é mais focada no controle de campo com o Sleeper. Uma build que vai girar em torno das 40 cartas, para assim abrir mais facilmente com esse campo, apenas perdendo um pouco na quantidade de Traps. Essa versão usa apenas Sleeper, Quik-Fix, Super Agent, Resorts, Machine Duplication, Spyral GEAR Drones, Glow-Ups, Gofus e Instant Fusions. Baseado nas cartas que citei já é possível imaginar a decklist, que pode ser adequada bastante ao gosto do jogador.

– Spyral BEATDOWN

      Essa build é aquele um pouco mais recomendada a jogadores que conhecem pouco do jogo, já que ela é mais simples de ser usada e mesmo assim continua boa. A ideia aqui é simples, bruta e efetiva, semelhante ao Spyral Mexicano, o deck é baseado apenas nos monstros lv4, Misty, Though e Super Agent, e um mar de hand traps e traps. As Hand Traps vão ser recicladas pelo Resort junto dos Kaijus, já os monstros irão pela Spyral Mission – Rescue. Muitas traps, defesa e o jogo simples porém efetivo. Geralmente usando muito Lost Winds, Trap Holes e Solemns. Mesmo que os monstros não venham tão rápido, a ideia é fazer com que acabe com os recursos do oponente apenas com suas traps, e ai então você poder esperar tranquilamente pelos monstros e ir cutucando os pontos de vida com calma e segurança. Cartas geralmente usadas são os Monstros lv4 Spyral, Misty, Thought, Super Agent, Kaijus, Ghost Ogre, Maxx C, Retaliating C, spells podem ser My Bodys, Raigeki, Cosmic Cyclone, e traps como Lost Wind, Dimensional Barrier, Solemns e Mirrors.

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– Spyral 60 Cards!

      Se você parou para ler todas as cartas Spyrals, principalmente as Spell e Traps, já imaginou que poderia rolar uma versão 60 cartas. A versão de 60 cartas consegue usar muitas das cartas que você gostaria de usar mas não tinha espaço em outras versões ou então misturar tudo que imaginar. Múltiplas cópias de Sleeper e Misty, interação com Call of the Haunted e Artifacts(com o Sleeper). Abuso da Spyral Master Plan, carta que geralmente não é usada nas outras builds apesar de ser muito forte. Usar a antiga engine de Red Resonator como apareceu no artigo anterior sobre Spyrals. Fora a grande quantidade de efeitos das Spell/Traps que podem cair no cemitério, fazendo inúmeras jogadas. A versão de 60 carta peca um pouco em consistência como todo deck de 60 cartas, porém vai ter a vantagem de ter muito mais recursos que qualquer outra e mais opções de jogadas. Os decks de 60 cartas geralmente tiram vantagem do fator de terem mais recursos que seus adversários de 40, logo o Spyral que consegue fazer essa vantagem em poucas cartas e sem depender da Esse Jardim Parece Mais Verde, tem uma boa sinergia com decks de 60 cartas. O único real problema aqui é acabar perdendo todas as Spyral Resorts, um risco que você vai ter que correr para jogar nessa versão.

super agent

– Relatório da Missão

      E para concluir esse arquétipo que sempre chamou atenção pela Lore(tema: 007 + Metal Gear Solid) chegamos a esse artigo e coleção. Ao total de 16 cartas lançadas nesses 9 meses, foi um dos decks que mais teve vertentes. Se você não gosta muito da mecânica, no mínimo uma curiosidade pelo significado das cartas em relação a nome, arte e efeito é algo bem divertido de se ver. Talvez seja um deck que apareça bem nos torneios agora já que tem um valor reduzido e seja bem versátil e simples de usar. A possível única tristeza do deck foi que ele não seguiu a ideia inicial de “conhecer as jogadas do oponente antes dele”, e sim algo de controle mais comum e tradicional ao jogo. Aqui encerramos os arquétipos exclusivos TCG temporada 2017, o que será que nos aguarda em 2018? Algum arquétipo com relação direta aos Links? Só esperando para ver.

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feito por F E R A