A arte da Espionagem – SPYRALS
Salve galera, esse vai ser um daqueles artigos antes do tempo, já que falaremos sobre cartas que mesmo reveladas ao público, ainda não foram lançadas. Como todos sabem, desda coleção The Dark Illusion temos dois novos archtypes exclusivos TCG, Subterrors e Spyrals, e até hoje ambos prometem no cenário competitivo. Em RATE (Raging Tempest) será lançada mais 4 cartas de cada Archtype, e primeiro teremos este artigo sobre os Spyrals(ESPIRÃO) e em breve sobre os Subterrors. Como dito no título, neste artigo falaremos sobre os Spyrals, suas variações, suas novidades, e suas chances no Metagame que irá vir.
– Spyrals: O Tema.
Essa parte não deve ser novidade para quem vem acompanhado o jogo na temporada, mas irei apresentar da mesma forma. O archtype SPYRAL é baseado em 2 franquias, 007 e Metal Gear Solid, com um foco nos personagens de 007 e utensílios do Metal Gear Solid. O nome SPYRAL vem de SPY(Espião) e Spiral (espiral), o Spy já é notável nas artes, mas alguns monstros Spyrals tem como características o cabelo em espiral, sendo o novo Spyral Though (Valentão) o único a não seguir esse padrão. Spyral Super Agent é baseado em Snake e 007, Spyral Quik-Fix é baseado em Q(007) que é um cientista particular para James Bond, Spyral Master Plan é baseada em M, a chefa de Bond, monstros que simbolizam personagens marcantes na franquia. O deck segue seu tema de espionagem, e originalmente o design dele é para que o jogador espione cartas do oponente e tire vantagem dessas situações, sempre sabendo qual será o proximo passo do oponente, no jogo mesmo isso acaba por acontecer de uma outra forma, ou você abrirá com uma mão que te permita isso acontecer, ou você erra a primeira olhada e sairá acertando as demais. Não parece uma espionagem muito efetiva, não?
– As Formas de Jogar.
Como toda boa equipe de espionagem, o deck tem diversos planos e táticas, aqui no artigo abordarei algumas diferentes separando elas, apesar de ser dividido em 2 principais vertentes, Controle ou Combo, essas vertentes podem ser feitas de formas diferentes. Abordarei algumas delas e suas listas, então se prepare, pois iremos espiar e nos infiltrar no deck.
Talvez a versão que de mais certo, e que com certeza a maioria dos jogadores irão preferir pelo fato de fazer campos expressivos e que surpreende qualquer jogador. Com as cartas certas é possível fazer até +8 no primeiro turno! Algo muito expressivo. A idéia principal é fazer campos poderosos e que funcionam forte contra o Metagame, que não sejam fáceis de se tirar e que garantam a vitória no turno seguinte. A grande maioria das versões são baseadas em Synchros, com uma única versão Xyzs que é mais “restrita” o uso. Darei mais destaque às versões de Synchro já que são mais viáveis e estão e devem aparecerem mais. Elas consistem em fazer um campo muito forte na Opening, podendo mescla-las, são a versão Red Resonator e Goyo Defenders e a versão de Sea Monster of Theseus(carta exclusiva americana do RATE).
Decklists:
Theseus Resonator
Monstros:
(14) (17)
1x Spyral Master Plan 1x Spyral Master Plan
1x Spyral Thought 1x Spyral Thought
3x Spyral Super Agent 3x Spyral Super Agent
3x Spyral Quik-Fix 3x Spyral Quik-Fix
3x Spyral GEAR – Drone 1x Spyral GEAR – Drone
2x Maxx “C” 2x Maxx “C”
3x Red Resonator
1x Synkron Resonator
1x Jet Synchron
1x Glow-Up Bulb
1x D/D Lamia
Mágias:
(21) (18)
3x Instant Fusion 2x Instant Fusion
1x One for One 1x One for One
1x Raigeki 3x Resonator Call
3x Machine Duplication 1x Upstart Goblin
3x Terraforming 2x Terraforming
1x Foolish Burial 1x Foolish Burial
1x Spyral MISSION – Assault 1x Spyral MISSION – Assault
3x Spyral GEAR – Big Red 3x Spyral GEAR – Big Red
3x Spyral RESORT 3x Spyral RESORT
1x Twin Twister 1x Dark Contract with the Gate
1x Book of Moon
Armadilhas:
(5) (5)
3x Dimensional Barrier 3x Dimensional Barrier
2x Spyral GEAR – Utility Wire 1x Spyral GAR – Utility Wire
1x Solemn Warning
Extra Deck:
1x Elder Entity Norden 1x Elder Entity Norden
1x Sea Monster of Theseus 3x Goyo Defender
1x Thousand-Eyes Restrict 1x Meliae of the Trees
1x Formula Synchron 1x Formula Synchron
1x Naturia Beast 1x Naturia Beast
1x Crystal Wing Synchro Dragon 1x Crystal Wing Synchro Dragon
1x PSY-Framelord Omega 1x PSY-Framelord Omega
1x Ancient Fairy Dragon 1x Ancient Fairy Dragon
1x Coral Dragon 1x Coral Dragon
1x Ghostrick Dullahan 1x Scarlight Red Dragon Archfiend
1x Ghostrick Angel of Mischief 1x M-X-Saber Invoker
1x Number 39: Utopia 1x Accel Synchron
1x Number S39: Utopia the Lightning
1x Castel the Skyblaster Musketeer
1x Number 63: Shimoji Soldier
Decklists passadas, vamos aos combos, onde eles se destacam e quais os seus diferenciais.
Versão Resonator:
A versão Resonator já era possível de se jogar com as cartas do INOV, porém ganhou reforços, já que o Naturia Beast que é sua jogada principal poderia ficar vulnerável a normals importantes, então o Utility Wire pode ajudar muito nessas situações.
Combo Principal: CAMPO LIMPO + Red Resonator(Resonator Call) + Spyral Quik-Fix(Terraforming/Spyral Resort)
1 – Normal summon do Red Resonator, ative efeito e invoque por special o Spyral Quik-Fix
2 – Ative efeito do Quik-Fix, adciona o Spyral GEAR – Big Red para a mão.
3 – Synchro Summon Goyo Defender, ative efeito para invocar outro, ative efeito do novo para invocar o terceiro.
4 – Xyz summon para a Meliae of the Trees, de efeito dela jogando o Glow-Up Bulb para o cemitério.
5 – Ative o BIG Red para renascer o Quik-Fix, e ative seu efeito: Caso tenha como invocar um Super Agent, adcione o Spyral GEAR – Utility Wire, caso não, adcione outro Big Red para jogadas futuras.
6 – Ativo o efeito do Glow-Up Bulb, faça Synchro Summon do Naturia Beast usando Goyo Defender, Spyral Quik-Fix e o Glow-Up Bulb.
Campo final: Meliae of the Trees + Naturia Beast.(E mais coisas dependendo do resto da sua mão)
Vantagems e desvantagens: Contra decks pendulums esse campo é o suficiente para ganhar, contra D/D/D também é muito forte já que o deck contem muitas mágicas, e contra o ABC é forte pelo fato de parar o seu Union Hangar, contra o Infernoid pode parar as That Grass Looks Greener, Left Arm Offerings, apesar do Naturia Beast ser vulnerável e o combo também. Contra o Zoodiac pode parar os inicios do combo feito pela Zoodiac Barrage e pela Fire Formation – Tenki, também fica vulnerável ao Zoodiac Drident estourar o primeiro Goyo Defender. Talvez a maior desvantagem mesmo seja o fato do deck precisar fazer os Synchros para jogar, tornando ele fraco contra uma Dimensional Barrier, um deck que é muito mais importante começar que tudo, já que mesmo que seu oponente não faça muita coisa, ele poderá usar todas as mágias na mão dele já prevendo um provavel Naturia Beast.
Versão Theseus:
Obviamente que essa versão só poderá ser usada agora, e provavelmente deve ser a versão que o povo usará, mesmo tendo uma de suas peças de combo sem ser buscável(Instant Fusion) por enquanto. Porém ele faz campos muito mais absurdos e fortes que a outra versão, que mesmo sem terminar com um Naturia Beast normalmente, fará jogadas fortes a ponto do outro jogador não acompanhar mais. O Spyral GEAR – Utility Wire se torna muito mais fácil de ser usado, e como se faz muito uso do Drone, você saberá que deck está enfrentando e oque o oponente pode vir a ter na mão.
Combo: Spyral Resort(Terraforming) + Instant Fusion + Machine Duplication)
(Esse é o combo em sua forma máxima, podendo ter muitas outras variações)
1 – Ative a Spyral Resort, adcione o Spyral Quik-Fix, dê normal summon do Quik-Fix e adcione o Spyral GEAR – Big Red para a mão.
2 – Ative a Machine Duplication, traga outros 2 Quik-Fix, adcionando 1 Spyral GEAR – DRONE e 1 Spyral Gear – Utility Wire para mão.
3 – Ative Instant Fusion, invoque o Sea Monster of Theseus, faça Synchro Summon do Coral Dragon usando o Quik-Fix e o Theseus, e agora Synchro Summon do Ancient Fairy Dragon usando o Coral Dragon e o outro Quik-Fix.
4 – Ative o efeito do Ancient Fairy Dragon destruindo a Spyral Resort, e adcione outra para sua mão, ative a nova Spyral Resort e adcione o Spyral Super Agent para a mão.
5 – Com o segundo efeito do Ancient Fairy Dragon, de special summon do Spyral GEAR – DRONE, com seu efeito olhe as cartas do topo do deck do oponente e ponha em uma pior ordem para ele, e lembre-se qual será a primeira.
6 – Acerte a carta com o efeito do Super Agent para invoca-lo.
7 – Set todas as traps que tiver conseguido, mas principalmente a Utility Wire.
8* – Se desejar, renasça o Quik-Fix com seu efeito descartando uma da mão, e faça um Xyz rank 1 usando o Drone e o Quik-Fix, ou deixe o Drone em campo para bombar o ATK do Super Agent.
Campo final: Ancient Fairy Dragon, Spyral GEAR – Drone*, Spyral Super Agent, Spyral GEAR – Utility Wire, Spyral Resort. +1000 de vida e Spyral Gears na mão.
Vantagens e desvantagens: Essa versão pode fazer mágica as vezes, ainda mais pelo fato de que se não começar pode ir arrebentando lentamente o campo do oponente, e aqui tornando o follow-up do oponente muito fraco, e sem depender de sorte alguma. Com algumas outras cartas esse combo pode ficar mais forte ein, já que pode ter as traps do deck. A desvantagem é a mesma fraqueza da versão do Resonator, um possível Zoodiac Drident no Sea Monster of Theseus pode acabar com o jogo, porém com o normal do Quik-Fix em algumas situações é possivel forçar o Drident. Passar por cima do Ancient Fairy Dragon nem sempre é fácil com tanto follow-up, e o rank 1 pode ser o Ghostrick Dullahan, tirando atk de monstros do oponente. Tem muito mais variações de combos, apesar de ser mais limitados em Synchros, usa mais cores no extra decks, deixando mais resistente à Dimensional Barrier. Pode ser encaixadas muitas cartas na build.
Build XYZs, Utopia Kaiser!
Não falarei muito sobre essa build aqui, apenas deixarei mais como uma curiosidade. O Spyral é um dos poucos decks que consegue fazer o Number 93: Utopia Kaiser, atual promo de YCS, e que com ele, consegue facilmente dar 30,000 de dano! Fazendo campos como Utopia Kaiser, Dyson Sphere, e um Galaxy-Eyes Tachyon e o Number 100: Numeral Dragon, qual atacará com 30,000 de dano por causa de seu efeito. Já que é uma carta extremamente dificil de ser obtida(Utopia Kaiser), e não há builds de Xyzs ainda que não dependam dele, não darei muito foco a essa build aqui, oque nos faz passar para a próxima vertente.
– Spyral Controls – Poder feminino.
O deck em sua versão controle abusa mais das damas da agência de espionagem, Spyral Master Plan e a nova Spygal Misty. De cara a maioria dos jogadores logo notaram o maior problema, o nome SpyGal não deixa com que ela interaja com as cartas do deck, não torna ela buscável pelo Resort, e nem renascível pelo Big RED, porém os outros status da carta permite ela ser trabalhar de uma outra forma. A idéia principal aqui é não apenas ver as jogadas do oponente, mas sim controlar tudo que ele faz, ou basicamente não deixar ele fazer nada. Para isso abusaremos dos status das mulheres da agência, Spellcasters e Darks, oque nós permite usar cartas como Dark Magic Veil e Allure of Darkness. Algumas outras mudanças são importantes, aumentando uso das Spyrals Missions e o uso da Foolish Burial Goods, a nova mágica que permite enviar uma mágica ou armadilha para o cemitério. Mas o maior destaque dessa build fica à grande facilidade de usar o Full Force Virus, a nova carta das temáticas de Virus, que ao tributar um monstro de 2000 ou mais de defesa, você destroi todos os monstros do campo do oponente, da mão, e das proximas 3 draws com 1500 ou menos de defesa! Isso é muito forte para o formato que está por vir de diversas formas, já que pega até as Draws, e pega todos os Zoodiacs e WindWitchs. Sem mais delongas, vamos à decklist:
Monstros:
2x Spyral Master Plan
2x Spyral Thought
2x Spyral Super Agent
2x Spygal Misty
2x Maxx “C”
2x Spyral Quik-Fix
1x Spyral GEAR – Drone
Mágicas:
2x Allure of Darkness
2x Terraforming
1x Foolish Burial
3x Dark Magic Veil
2x Twin Twister
2x Spyral GEAR – Big Red
2x Spyral MISSION – Assault
1x Foolish Burial Goods
3x Spyral RESORT
Armadilhas:
3x Full Force Virus
3x Dimensional Barrier
2x Spyral GEAR – Utility Wire
1x Spyral MISSION – Recapture
Extra Deck:
1x Dark Rebellion XYZ Dragon
1x Ghostrick Dullahan
1x Ghostrick Angel of Mischief
Essa build não tem muito segredos, ela pode ser fácilmente ajustada para a preferência do jogador, o foco é sempre tentar abrir com as armadilhas e o máximo possível para abrir com um alvo do Virus e o Virus. Os alvos são os monstros do extra deck e a Master Plan. Uma vez dado o Virus no momento certo, dificilmente os decks voltão para o jogo. Ainda é possível ajustar cartas do topo com o DRONE, para o Virus ter uma eficácia surreal, fazendo o oponente passar turnos sem cartas. O jogo vai ser cadênciado pelo uso das armadilhas, tentando sempre tirar o máximo proveito delas.
(Full Force Virus em Japonês)
– Tech Cards.
Existem algumas outras cartas que eu não especifiquei mas podem ser usadas em builds de Spyrals que ajudam bastante, o jogador pode decidir a partir do meta que convive, e também da forma que melhor joga ou lhe convém:
Phoenix Wing Wind Blast/Back to Square One: A idéia aqui é simples, colocar uma carta que você saiba qual vai ser no topo do deck do oponente, e ai uma vez essa carta sabida, é só sair dando os efeitos dos Spyrals sem medo.
Convulsion of Nature: Independente de outras cartas, revelando sempre o topo do deck do oponente. Porém muitos mais frágil e também revela o seu topo, apesar das cartas do Spyrals sempre sairem buscando e sua mão não ser tão “Stealth”(desconhecida) assim.
Full Force Virus: Mesmo eu já tendo colocado isso na versão das SpyGals, ela pode ser usada em qualquer build, já que mesmo sendo mais díficil usar a Master Plan, os monstros do extra deck, principalmente a Ghostrick Angel of Mischief, é facilmente invocavel no deck.
Emergency Teleport + Re-Cover: Algumas builds já irão fazer uso de Ghost Ogre & Snow Rabbit, então porque não usar também uma Emergency Teleport que abre mais opções para o Ancient Fairy Dragon? E se sobrar espaço, encaixar um Re-Cover para facilitar mais ainda fazer os Naturia Beasts.
PSY-Framelord Omega(mais cópias): Acho que é necessário destacar a importância do Omega no Spyral. O efeito de voltar uma cartas removida ao cemitério é muito bom já que permite usar cartas como Pot of Desires, e re-utilizar as Spyral Missions, o Jet Synchron, e os Drones removidos. Alem de obviamente tirar uma carta da mão do oponente.
Trishula, Dragon of the Ice Barrier: Mais uma opção no extra deck, é feito fácilmente já que é facil ficar colocando muitos monstros pequenos no campo, e sempre é muito forte no jogo.
A Agência dos Spyrals ainda está em sua luta, e na coleção Maximum Crisis chegará ao seu desfecho com a revelação do seu grande vilão dentre as últimas 4 cartas, até lá, veremos se oque temos agora será suficiente para derrubar o grande vilão do Card Game, Zoodiacs. Aqui podemos ver todas as vertentes que mostra como o deck pode ser versátil e poderoso, podendo jogar da forma que o jogador quiser, e relembrando decks Synchros antigos. Espero que todos tenham captado a mensagem, cambio e desligo.