Aleister e amigos.

03/03/2017 Rodrigo Torres

aleistar e amigos

      Depois de nossa breve introdução aos Invokeds, agora iremos por a mão na massa! O último artigo eu falei sobre as cartas e como elas poderiam ter interações, oque ficou essa semana para vocês nossos leitores pensarem em decks malucos como quiserem. Se você não leu o artigo, recomendo que de uma passadinha lá clicando AQUI para não se perder tanto nesse artigo. Porém darei um breve resumo do que vimos no artigo passado: O arquétipo Invokado(Invoked) consiste em monstros Fusões com a mesma característica de precisar de 1 monstro do atributo igual a fusão e um Aleister, Aquele que Invoka como materiais. Ele também tem uma boa interação com controle de cemitério, e obrigando o oponente a jogar cautelosamente por poder peças importantes do deck dele para a Invokation. Consitência é outro fator chave do arquétipo, já que o campo Magical Meltdown se busca o Aleister e ainda temos 3 Terraforming. Obviamente que não são só maravilhas, um ponto contra que o arquétipo tem é consumir até que bastante espaços no extra deck, dependendo a variedade que você vai querer ter.

Dividirei esse artigo nas especialidade do arquétipo. É claro que algumas variantes já são bem famosas como as WindWitch e Zoodiacs, mas mesmo assim trarei explicação a todas que conseguir.

magical meltdown

Magical Meltdown: Muito além de buscar o Aleister.

Nossa primeira interação vai ser baseada no campo, Magical Meltdown, que além do seu efeito de buscar o Aleister quando ativada, tem o efeito de proibir o oponente de negar cartas suas que façam fusão em seu efeito (Invokação e Polymerização por exemplo) e que quando o monstro é invocado ele não pode ativar cartas em respostas a invocação. E pensando nos monstros Invokados talvez esse efeito não seja assim tão relevante, mas pensando que esse campo proteger qualquer fusão as coisas mudam, principalmente para dois arquétipos, Fluffals e Cyber Dragon. O Fluffal será abordado em um outro artigo em breve, então aqui focarei nos Cyber Dragons. Cyber Dragons é um arquétipo que já foi muito usado na história do jogo, mas nunca teve uma grande força isoladamente, geralmente servia de side contra decks Machines, ou mais diversão focando em atacar com 32000 de ataque(!), mas agora a nossa versão aqui vai ser diferente, vai ser mais viável ao metagame.

merkaba

Controle e Poder de Ataque!

Como disse acima, Cyber Dragons tem por característica alto poder de ataque, uma simples Overload Fusion pode causar o terror, fazendo monstros muito forte com atks muito altos, porém vulneráveis. No ínicio do ano passado esse lado começou a ser melhorado graças ao Cyber Dragon Infinity, que além de ter uma forma agressiva(pode atachar monstros do oponente) negava uma carta para proteger suas fusões poderosas. Mesmo assim, tudo muito vulnerável a uma Solemn Warning, Bottomless Trap Hole, dentre outras cartas, fora no metagame atual ver um Zoodiaco Dridente na frente ou até mesmo um Majespecter – Kirin. Para resolver isso agora temos os Invokados! Os decks de Cyber Dragon nunca precisaram confiar em seus normal summons, então a nossa estratégia de fazer um looping de Aleister sempre vai funcionar, e o fato de que os Cyber Dragons são LIGHTs, faz com que usemos uma das melhores fusões Invokado, Mechaba!
Hora de juntar os pedaços e começar a formar nosso deck. Por que eu comecei comentando sobre o campo? Bem, existe uma fusão que foi deixada de lado já que saiu junto do Cyber Dragon Infinity e apenas os jogadores de Cyber Dragons conhecem, que é a Chimeratech Rampage Dragon. Machine, lv5, 2100 de atk, e o seu principal, DARK, com o efeito que quando é invocado por Fusão, você pode destruir mágicas e armadilhas no campo até a quantidade de materiais usados, e os seus materiais são 2 ou MAIS Cyber Dragons. Por ser dark, facilmente feito pela Overload Fusion, e com a ajuda do campo, é no minimo uma Twin Twister que seu oponente não pode responder! Agora que as defesas de trás do seu oponente se foram, hora de lidar com os monstros. Para negar efeitos de monstros temos cartas como Forbidden Chalice, Cyber Dragon Infinity e Mechaba o Invokado, oque é suficiente para o nosso meta atual. Porém o Rampage guarda mais um efeito, em que uma vez por turno você pode enviar até dois monstros LIGHT Machine do seu deck para o cemitério, e para cada monstros enviado ele poderá atacar mais uma vez. É no minimo um monstro de 2500(Mechaba) ou 2700(Infinity) + 3x 2100 de ataque do Rampage, se não fosse nosso ultimo porem, Aleister pode ser descartado para dar ataque a qualquer monstro fusão, inclusive o Rampage, fazendo com que ele ataque 3100, 4100, até 5100 3 vezes! Suficiente para arrebentar qualquer campo no jogo, e dar muitos OTKs como todo jogador de Cyber Dragon gosta.

fusao

A Invokação: Usando Cores e Removidos

Esse é o mais para diversão dos 3 que colocarei, mas o melhor para exemplificar como é relevante a questão de remover cartas, quem irá auxiliar nessa decklist são as Fortune Ladys! Alguns decks podem ter problema para fazer as fusões de baixo custo dos Invokados, que são geralmente removendo o atributo do seu cemitério ou de seu oponente, para isso algumas cartas auxiliam como o antigo Thunder Dragon, que é do atributo light, e pode ser descartado para adcionar até duas cópias do próprio do seu deck para a mão, tendo recursos para a Invokação e para o efeito do Mechaba. Com alguns outros arquétipos isso pode ser feito de uma outra forma, as Fortune Ladys tem por natureza remover cartas para dar efeitos, e também tem todos os atributos, te permitindo fazer qualquer uma das fusões. Apesar de não ser um deck explosivo e muito mais focado no controle de jogadas em geral, a grande vantagem do deck é poder usar cartas como Gold Sarcophagus, Future Visions e a principal, Fortune’s Future, a carta de compra das Fortune Ladys, que você pode retornar uma Fortune Lady removida para o cemitério para comprar duas cartas! A interação aqui é simples, Invokação remove cartas suas e do oponente, fazendo um papel “enfraquecido” de uma D.D. Crow as vezes para o oponente, e de controle de cemitério para o jogador, como em um Lightsworn pode ser usado para remover os Eclipse Wyvern. Muitas interações podem ser feitas a partir da Invokação, muitas outras engines de diferentes atributos também podem se encaixar com isso. Fica agora ao jogador o desafio de encontrar essas interações.

aleistar

Aleister, Aquele que é seu Normal Summon: Os Special Summons

Agora falaremos do que prometer ser a versão inicial para torneios, WindWitch Artifact Invoked! Se o Mechaba é uma das melhores fusões, definitivamente Raidjin é a outra melhor, oque torna essa combinação perfeita, trazendo os Lights e Winds tudo em um mesmo deck. Esse deck ficou muito conhecido em terras OCGs pois houve um grande torneio na época de ouro do Zoodiac por lá(primeiro formato) em que apenas dois jogadores usaram esse deck, e fizeram final! O ganhador abusou de algumas cartas que seriam além de fortes na match contra o Zoodiac, seria também na mirror match como Compulsory Evacuation Device, e com aparente mais experiência com o deck, levou o torneio em uma final que mostrou que esse deck precisa de muita habilidade!
Os combos das WindWitchs já foram abordados aqui no blog em outro artigo(top 5 cartas RATE) porém agora terá mais uma carta que irá auxiliar esses arquétipos, Wonder Wand. Tanto para as WindWitches quanto para o Aleister, Wonder Wand funciona de uma forma magnífica, limpando o campo para dar combos para as WindWitchs, e o Aleister sendo feito de fusão do campo ou do cemitério é indiferente. A WindWitch – Glass Bell também pode ser tributada podendo fazer combos mesmo gastando o normal summon. As limitações da WindWitch que hoje “apenas” trazem um Crystal Wing Synchro Dragon imortal por causa de sua restrição ganham um bonus, o Invoked Raidjin ao seu lado, já que ele se encaixa nas limitações das WindWitchs.
Por um lado você faz combos como Raidjin e Crystal, por outro você faz um Mechaba com auxílio de uma Artifact Scythe, seja vindo pela Artifact Sanctum, seja vindo por uma Call of the Haunted, já que você pode usar a própria Scythe para fazer o Mechaba. A versão com Wind Witchs também tem a vantagem de não ficarem limitadas à Dimensional Barrier, já que faz uso de Synchros e Fusões. Lembrando que essas jogadas podem servir para qualquer decks que não dependa de seus normal summons.

raijin

Tudo do melhor: Mistura dos Invokeds com os Zoodiacs e Kaijus.

Algumas builds já aparecem usando Invokeds e Kaijus, já que os Kaijus por si só são muito fortes no atual cenário competitivo, a Interrupted Kaiju Slumber é uma carta poderosa, já que além de destruir o campo quando ativada, vai trazer problemas para o futuro. E também há o fato da estrutura dos Kaijus não precisam usar o normal summon. Mas além de tudo isso, e se encaixar os Zoodiacs também? Os Zoodiacs hoje são definitivamente o arquétipo mais usado e competitivo, e pode ser usado em poucas cópias de cartas, 3 Ratpier, 1 Whiptail, 3 Barrage e o seu extra deck, e caso preferir também com os Speedroids Terrortop e Taketomborg, e M-X-Saber Invoker. O primeiro ponto mais fraco desse deck é que apesar de existir até bastante monstros Winds, Terrortops, Taketomborg, Emeral e Kaiju Gadarla, há uma grande quantidade de monstros EARTH, que é uma fraca fusão Invokado perto das demais. Porém se o jogador conseguir encaixar no deck os Zoodiacs, os Kaijus, os Artifacts e os Invokeds, salve-se quem puder, com certeza se tornaria um deck muito forte e cheio das cartas “super trunfo”, que podem ser fatais para todo lado.

Os Invokados tem ainda outros truques na manga, como na Match contra o Infernoid poder remover os Onuncus e Devyatys para fazer o Purgatrio, remover um Ratpier para quebrar os combos do Zoodiac, estourar cartas no campo com os Fluffals sem poder responder, dentre muitas outras possibilidades que esse deck oferece. Talvez esse seja o primeiro arquétipo que posso dizer que todo jogador deveria ter um set guardado, já que pode ser jogado com qualquer coisa, e para sempre no jogo ele vai ser perigoso, mesmo com a entrada dos Links. Fora os suportes que monstros fusões vem recebendo graças ao novo arco do anime, que até o Maximum Crisis teremos muitas cartas fusões poderosas ainda por vir!

Aqui chegamos ao fim dos artigos específicos de Invokados, espero que tenha aberto a mente de muitos leitores e concordem comigo que esse arquétipo é um dos mais divertidos já que pode ser mesclado com tudo e que ele pode ser para sempre relevante, pois creio até que seja provável ele aparecer em outros artigos com arquétipos novos dentre outras coisas. Espero que tenham gostado desse formato diferente de artigo, já que o arquétipo é bem complexo e genérico!
Até o próximo artigo e boa sorte a todos no Mensal da Duel Shop no sábado dia 25!

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feito por F E R A