Construindo os Decks Lendários

20/10/2016 Rodrigo Torres

decks lendarios 2 artigo

Conhecido como um artigo de colecionador por causa de sua primeira versão, os Decks Lendários em 2016 tiveram uma grande mudança, trazendo consigo um foco muito mais competitivo do que sua versão de 2015. Reprints importantíssimos para o jogo competitivo vieram, novas cartas que irão se destacar em breve também saíram nesses packs. O artigo de hoje será único, já que falaremos de um produto que são 3 decks, e então montaremos dois deles, Red-Eyes e Blue-Eyes, e falaremos de cartas isoladas do deck do Yugi. Então espero que gostem da leitura, caso queira você pode pular diretamente para a parte do artigo que preferir. Começaremos falando das cartas do deck do Yugi, depois do Red-Eyes, e por fim do Blue-Eyes!

Bem vindo a todos! Meu nome é Rodrigo Torres, top 4 nacional de 2016, inúmeras vezes juiz de nacional e da Duel Shop, e como disse nas Stream ao vivo do DSCS de Outubro irei escrever artigos aqui no blog sobre tudo do card game, lançamentos, profiles, decks baratos, decks competitivos, e oque mais aparecer, espero que gostem dos artigos, e quaisquer criticas, opiniões ou elogios, serão sempre bem vindos!

Deck Lendário do Yugi!

Essa parte parece bem óbvia para a maioria, já que muitos jogadores pensam que esse deck serviu apenas para os reprints das partes do Exodia, os deuses egípcios, os Silents e algumas cartas para o deck de Dark Magician. Se engana quem pensa isso, pois definitivamente as cartas principais que estão nesse deck são o reprint da Secret Village of the Spellcasters, uma carta que além de estar caríssima, era praticamente impossível de se encontrar, Exodius the Ultimate Forbidden Lord, muito procurado e dificilmente encontrado, e nova carta, Ties of the Brethren.

SecretVillageoftheSpellcasters-LDK2-EN-C-1E

Secret Village of the Spellcasters é uma carta que ultimamente tem sido bastante vista no cenário competitivo. Decks como Performapal por exemplo, que já usavam Terraforming, usavam Secret Village para criar um tipo de trava(lock) no oponente impossibilitando o uso de suas cartas mágicas, já que monstros fortes como o Skullcrobat Joker e o Performapal Pendulum Sorcerer são spellcasters. Decks como Majespecter também devem começar a aderir o uso desta carta, já que usam Terraforming para ir em busca de seu respectivo campo, e também o novo deck de Dark Magician pode aderir o campo, pois assim protegerá suas principais cartas, Dark Magic Circle e Eternal Soul.

TiesoftheBrethren-LDK2-EN-UR-1E

Ties of the Brethren
Graças aos reprints e ao lançamento da Eternal Soul, essa carta em primeiro momento acabou sendo ofuscada, porém ela provavelmente aparecerá em muitas decklists de tops mundo a fora. Ties of the Brethren tem o seguinte efeito: Pague 2000 pontos de vida e selecione 1 monstro level 4 ou menor que você controla; pelo o resto desse turno depois que essa carta resolver, você não pode dar mais special summons, e também faça o special summon de 2 monstros do seu deck com o mesmo tipo, atributo e level desse monstro, mas com diferentes nomes cada e do monstros selecionado. Você não pode conduzir sua battle phase este turno. Usada em sua grande maioria em decks controle, já que seus monstros podem gerar alguma vantagem e se defender depois com as magias e armadilhas, esta carta abre um leque de opções para vários decks já extintos, e outros decks novos, para explicar melhor, daremos exemplo com alguns decks:

Majespecter: Em uma build mais focada no majespecter puro, com seus monstros level 4, o importante é abrir com a Majespecter Kyubi – Fox, para poder pegar sua traps, ou então com o Toad. Então usando os Majespecter Fox, Toad e Crow de alvos, com qualquer um deles no campo e 1 Ties of the Brethren, você conseguirá colocar em campo 3 alvos para as magias e armadilhas deles, buscando elas, provavelmente passando com um campo de Fox, Toad, Crow, Majespecter Tempest, Majespecter Tornado e Majespecter Cyclone se o jogador desejar, isso é +4 em 2 cartas, ao custo da battle phase.
Satellarknight: Esse deck tem uma grande necessidade de abrir com a Satellarknight Deneb, e com a queda do Reinforcement of the Army, a Ties of the Brethren pode cumprir esse papel. Com o normal summon de qualquer Satellar, e qualquer specials antes, o jogador poderá usar a Ties para trazer o Deneb e um Unukalhai, tirando cartas indesejadas do deck.
Decks que precisam de muitos monstros em campo também se beneficiam com essa carta, como Blackwings para a Delta Crow, Ojamas para o Ojama Delta Hurricane, Frogs para o DES Croak e etc.

Se com esses argumentos você ainda não achar ela boa, proponho o desafio de você pensar qual seria sua reação quando seu oponente abrisse com ela dando alvo em um Majespecter por exemplo, ai então você entende o poder dela.

 

Deck Lendário do Joey, Red-Eyes:

 

TheBlackStoneofLegend-LDK2-EN-UR-1ERedEyesFlareMetalDragon-LDK2-EN-UR-1E

 

Talvez o deck que tenha menos destaque entre todos os Legendarys seja o do Joey, até pelo fato de o único grande reprint é de arquétipo, e ainda um arquétipo que não é usado no Metagame, falamos da Black Stone of Legend, uma carta que sempre foi super difícil achar e caríssima. Nunca alguém fez Top 8 ou ao menos resultado expressivo em torneios Premier(Regionals e YCSs) com o deck de Red-Eyes, talvez pelo fato de ele estar em um meta onde suas principais cartas estão fracas, o seu Xyz Red-Eyes Flare Metal Dragon, é uma presa fácil para Kaijus, Farfas, e as muitas outras cartas que usam já para lidar com Beatrices, Majespecter e Kozmos, e também a questão de sua carta de compra, Cards of the Red Stone, não ter Red-Eyes no nome, dando menos consistência ao tema. Mesmo o deck tendo esse ar mais de diversão, trago uma decklist que tenho testado é que me dá resultados expressivos:

Monstros:
3x Red-Eyes B. Dragon
1x Red-Eyes Darkness Metal Dragon
3x Red-Eyes Black Flare Dragon
3x Malefic Red-Eyes B. Dragon
3x Red-Eyes Retro Dragon
2x The Black Stone of Legend

Magias:
3x Allure of Darkness
3x Cards of the Red Stone
1x Soul Charge
1x Upstart Goblin
3x Terraforming
3x Red-Eyes Insight
1x Dark Dragon Ritual
2x Twin Twister
1x Dragon Ravine
2x Mausoleum of the Emperor

Armadilhas:
2x Red-Eyes Spirit
3x Return of Red-Eyes

Extra:
3x Red-Eyes Flare Metal Dragon
1x Mecha Phantom Beast Dracossack
1x Number 11: Big Eye

 

Cumprindo o propósito:
Uma rápida olhada na decklist e é fácil falar qual o foco que dei para o deck: Maximizar a jogada com a Return of Red-Eyes o melhor e mais rápido possível. E por que essa jogada? O Xyz Red-Eyes é fortíssimo no seu próprio deck, já que ele pode trazer vários monstros e tem nome de Red-Eyes. Um turno que a armadilha Return of Red-Eyes fique no campo, você consegue fazer jogadas que te trazem bastante volume de jogo:
1 – End Phase do oponente, special summon de 1 Red-Eyes(2 Lv7 em campo)
2 – No seu turno, special summon de outro Red-Eyes(3 lv7 em campo)
3 – Xyz summon do Red-Eyes Flare Metal Dragon(Xyz e 1 Lv7 no campo)
4 – Efeito do Xyz, detach um Red-Eyes para renascer, pode ser ele mesmo(Xyz e 2 lv7 no campo)
5 – Faça um segundo Xyz Red-Eyes, e use seu efeito novamente(2 Xyz e 1 Lv7 no campo)
6 – Somados os ataques dos monstros, 2800 + 2800 + 2400, atinge os 8000 pontos de vida do oponente, sem nem ao menos gastar seu normal summon, podendo ainda fazer o re-summon do Red-Eyes Gemini para extras 2400 de dano.

 

Mesmo que não ganhe com essa jogada, seu oponente agora irá tomar 1000 de dano para cada efeito que resolver, o que sela a vitória a seu favor!
Resolvi colocar 3 Malefic Red-Eyes B. Dragon pois o normal summon não é tão importante quanto no deck de Blue-Eyes e também ele tem sinergia com as cartas do Red-Eyes. Se o jogador preferir, ele pode optar por trocar quantidades do Malefic pelo Red-Eyes Toon Dragon. O Red-Eyes Retro Dragon serve como uma hand trap para te assegurar de formas diversas dos seus monstros serem destruídos e você recuperar seu campo, já que uma Raigeki bem dada pode significar o fim do seu loop de renascimento com a armadilha. O resto do extra deck, fica bem disponível a quaisquer Rank 7 que o jogador desejar usar, pois são necessários orbrigatóriamente somente os monstros listados.

 

Red-Eyes Insight:
A unica carta que ainda não temos é a Red-Eyes Insight, que será lançada na coleção Invasion: Vengeance dentro de algumas semanas, ela serve para maximizar a jogada da armadilha e trazer mais consistência ao deck, alimentando também possíveis alvos para a Return of Red-Eyes. Dark Dragon Ritual, apesar de não ter sido utilizado nessa build também serve para adicionar consistência, facilmente sendo jogada para o cemitério usando o efeito da Dragon Ravine e das duas Twin Twisters. E por fim, a Red-Eyes Spirit auxilia quando o jogador não consegue dar o normal summon ou colocar um monstro Red-Eyes no primeiro turno no campo para começar a abusar de sua Return, e ainda podendo trazer um Red-Eyes Darkness Metal Dragon do cemitério.
Existem algumas outras variantes do deck, com suas fusões, podendo usar Pot of Desires, ou até mesmo com o Ritual(monstro) e Hieratics, para fazer combos com o Ultimaya Tzolkin, fiquem a vontade e se divirtam com um deck que muita gente esquece que existe e estará acessível a todos agora!

 

Deck Lendário do Kaiba, os Olhos Azuis!

MaidenwithEyesofBlue-LDK2-EN-UR-1E TheWhiteStoneofAncients-LDK2-EN-C-1E

Gostaria de começar esse artigo, já dizendo que aqui não focarei no Blue-Eyes meta tier 1, e sim em uma alternativa para o deck, usando outros combos e sem precisar do Sage with Eyes of Blue, que é a carta mais cara atualmente do deck.

Agora vamos falar do nosso ultimo deck lendário e de uma das cartas, se não a mais, icônica do jogo, o Dragão Branco de Olhos Azuis! Desde seu anúncio, muitos jogadores esperaram ansiosamente para jogar torneios com seus Dragões Brancos, mas foram parados pelo alto valor do deck. Graças ao Legendary Deck 2, agora temos acesso a várias cartas que eram muito caras do deck de Olhos-Azuis, e sendo possível já montar um deck competitivo sem as cartas da coleção Shining Victories! As cartas presentes no main deck dessa decklist podem ser encontradas nas coleções: Dark Side Dimensions Movie Pack, Dragons of Legend Unleashed, Legendary Decks 2 e Structure Deck Rise of the True Dragons, todas lançadas recentemente. A única carta exceção é a Raigeki Break.

De todos os decks que testei ultimamente, esse talvez tenha sido o que mais me surpreendeu, pelo fato de ele conseguir ter jogadas mais complexas que o Blue-Eyes comum, por causa das interações do campo e da Maiden. Alem disso, esse deck realmente se beneficia com o novo Synchro lv9 que vai sair na coleção Invasion: Vengeance, Vermillion Dragon Mech, já que é mais fácil para fazer Synchros com essa decklist. De resto, ele não fica devendo em nada para as builds mais tradicionais deck de Blue-Eyes.

Monstros:
3x Blue-Eyes White Dragon
3x Blue-Eyes Alternative White Dragon
2x Dragon Spirit of White
3x White Stone of the Ancients
2x Master with Eyes of Blue
2x White Stone of Legend
3x Maiden with Eyes of Blue

Magias:
3x Return of the Dragon Lords
3x Trade-In
3x Melody of the Awakening Dragon
1x Soul Charge
2x Terraforming
3x Mausoleum of White
2x Dragon Ravine

Armadilhas:
2x Raigeki Break
1x Breakthrough Skill
2x Castle of Dragon Souls

Extra Deck:
2x Azure-Eyes Silver Dragon
2x Blue-Eyes Spirit Dragon
1x No. 95: Galaxy Eyes Dark Matter Dragon
1x Galaxy Eyes Full Armor Photon Dragon
1x Galaxy Eyes Cipher Dragon
1x No. 38 Hope Harbinger Dragon Titanic Galaxy
1x Divine Dragon Knight Felgrand

Focado em Synchros!
Como os combos principais dessa build focam na Maiden e no campo para acelerar o deck, a maioria de suas jogadas irão começar fazendo os Synchros do deck.

Caso você opte por começar, geralmente irá por o Synchro Blue-Eyes Spirit Dragon em campo, caso não, poderá preferir jogadas mais ofensivas, tanto com o Synchro dos Blue-Eyes, quanto com os próprios Blue-Eyes. O deck tem uma velocidade incrível por causa dos seus campos, e também o jogador pode por uma cópia de Mausoleum of the Emperor no lugar de uma Dragon Ravine, para no caso de ele abrir com mãos de muitos monstros de level 8, e mesmo assim ter a opção de invocar algum monstro.

O main deck não está muito distante de uma build comum de Blue-Eyes, então caso o jogador queira optar no futuro pelas builds mais tradicionais, ele poderá vir a adquirir seus Sages e fazer o deck comum. As armadilhas dessa decklist podem ser alteradas em suas quantidades, Castle of Dragon Souls é uma forma de dar ataque aos monstros quando precisar e de ativar o efeito da Maiden, já a Breakthrough Skill uma forma de passar por monstros de efeito que podem vir a dar problemas. Raigeki Break é a carta que pode ser substituída por Phoenix Wing Wind Blast ou Karma Cut. Cada uma tem sua especialidade e acaba sendo melhor contra decks diferentes, podendo ser usada já que nesse deck descartes não tem um custo pesado e ainda conseguem gerar interações. A escolha da Raigeki Break se deve ao fato de sua versatilidade, seja para um caso mais desesperador em que você precise se defender ou para ganhar o jogo, ativando ela na sua própria Maiden.

 

Extra deck é o mais caro
Como montei uma decklist mais focada pelo lado financeiro e facilidade de pegar cartas, acredito que o Extra Deck desse deck seja o mais caro e dificil de se conseguir. Então irei colocar um guia de prioridade entre as cartas do extra deck, que não é de lei segui-lo, mas pode vir a ajudar:

1(a 4) – Azure-Eyes e Spirit: Os 2 principais Synchros são prioridades e estão com preços bem acessíveis, já que o Azure próprio vem no deck, e o Spirit saiu recentemente como card Promo na Mega Lata 2016. Esses dois são o ponta-pé inicial do Extra.
5 – Number 38 Hope Harbinger Dragon Titanic Galaxy: Provavelmente o melhor Xyz rank 8 do jogo e um dos melhores para começar. Se você usar uma Vanity’s Emptiness, abrir com ele e a Vanity’s é uma das melhores jogadas possíveis.
6(a 8) – Galaxy-Eyes Combo (Galaxy-Eyes Cipher Dragon, Galaxy Eyes Full Armor Photon Dragon e Number 95: Galaxy Eyes Dark Matter Dragon): Usados apenas em conjunto, é uma forma de acelerar o deck tirando monstros do oponente e outras cartas. Você pode usar o Cipher para roubar um Xyz do oponente e transforma-lo em um Galaxy-Eyes, para fazer usa-lo como material para a invocação do Full Armor, destruir uma carta virada para cima do oponente, e em seguida fazer o Dark Matter, para acelerar o deck e seguir com combos.
9 – Divine Dragon Knight Felgrand: Sempre foi referencia de Rank 8, versatilidade entre defensivo e ofensivo. Pode negar efeitos de monstros do oponente no turno dele.
10 – Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis: Não tão necessário para o meta atual, mas sempre foi muito forte, devido ao fato de tirar grande monstros mortos na sua mão e de destruir cartas sem custo ou dar alvo.
11(e 12) – Cloudcastle e Phantom Fortress Enterblathnir): O combo do Cloudcastle serve apenas para invocar o Xyz rank 9 Enterblathnir, que serve para remover carta da mão do oponente, campo, ou cemitério, sem gastar seus Synchros Dragões mais importantes.
13 – Alsei, the Sylvan High Protector: Outro monstros rank 8 que serve para tirar as cartas do oponente do campo, retornando o alvo para o deck. Seu Efeito ajuda a acelerar também o seu deck já que se acertar o nome da carta escavada a mesma vem para a sua mão possibilitando mais jogadas.
14 – Michael, the Arc-Lightsworn: Alvo para o Blue-Eyes Spirit, pode remover uma carta do oponente ao custo de 1000 pontos de vida, e ativar seu efeito na end phase, podendo mandar uma White Stone para o cemitério.
15A – Crystal Wing Synchro Dragon: Caso o jogador tenha disponibilidade, a ultima carta é o Crystal Wing, que o jogador pode fazer usando qualquer tuner e o Michael(pelo efeito do Spirit). É muito forte contra diversos decks como Kozmo, Blue-Eyes, dentre outros. Pode ser protegido pelas Returns.
15B – Vermillion Dragon Mech(Será lançado no próximo set, Invasion: Vengeance): Parecendo ter sido feito para o Blue-Eyes, é uma alternativa anti-sides já que é FIRE. Tira carta do campo com custo baixo, e pode ficar usando seu efeito para recuperar Stones of Legends removidos.

O Extra deck ficará ao critério do jogador a sua ordem caso queira mudar!

 

Muitas cartas, muitas opções

Esse Legendary Decks vai muito além de artigo de colecionador, opções competitivas apareceram e a um custo baixo, alem dos artigos de raridade. Reprints que não se eram imaginados deram as caras, e a tão aguardada Eternal Soul e Ties of the Brethren chegaram ao meta. Todo produto que balança o cenário competitivo merece um destaque e todo jogador deve ter, e este com certeza é um desses produtos. E você, vai tentar se divertir com um Red-Eyes, tentar se iniciar no cenário competitivo com o Blue-Eyes, ou pegar as cartas novas e reprints do deck do Yugi?

Por hoje é só galera, espero que vocês tenham gostado do artigo e que ele tenha ajudado um pouco na montagem dos seus decks. Lembrando que o seu feedback é muito importante então se sintam a vontade para interagir deixando suas dúvidas, críticas e sugestões.

Comentários

feito por F E R A