Dinossauros no lançamento!

10/04/2017 Rodrigo Torres

banner dinossauro

Se você é como eu que assim que lança bastante coisas de um deck só já quer colocar ele em uso sem esperar pelo resto, então venha comigo neste artigo sobre o novo deck estrutural de Dinossauro. Muito se especula nos últimos anos pois sempre está tendo algum Estrutural com força suficiente para competir com os Tiers 1 do meta usando apenas algumas cartas adcionais. Em 2015 tivemos o HERO, e em 2016 tivemos o Monarca, já 2017 será lançado os Estruturais de Dinossauro e Ancient Gear. Como vocês devem imaginar qual é o esperado, e os resultados na ásia já tem mostrado isso, o deck de Dinossauro tem se mostrado uma força real, jogando de uma forma que os decks de Dinossauros antigos como o Dino Rabbit não jogava, focando em deixar o oponente começar para arrebentar na volta. Este artigo é feito para você que não quer esperar o lançamento da carta Dragonic Diagram(nome OCG) e que já quer utilizar seu deck de dinossauro no lançamento! E se quiser uma maior imersão, recomendo testar o deck ouvindo a abertura da Família Dinossauro.
(Ps: Lembrando que quando este artigo foi escrito, as listas dos decks não haviam sido divulgadas!)

Duas formas de jogar, ambas fortes.

O deck de dinossauro tem alguns padrões em suas jogadas, mas consegue jogar de duas formas. Uma versão mais orientada a combos, deixando o oponente começar e estourando ele no seu primeiro turno, e uma outra com mais controle usando traps e Rescue Rabbit. Alguns combos são padrões, e algumas cartas também, então começaremos analisando elas:

Babycerasaurus-LCJW-EN-C-1E   Petiranodon-SR04-JP-UR

Babycerasaurus e Petiranodon(nome OCG): Os verdadeiros astros do deck, quem faz as coisas funcionarem, os motorzinhos. Ambos tem um efeito semelhante, que quando são destruídos por um efeito de carta, um pode trazer um monstro Dinossauro lv4 ou MENOR(Babycerasaurus) e o outro um lv4 ou MAIOR que não pode atacar(Petiranodon). Muitas outras cartas fortes do deck só são fortes por causa desses dois bebês, como Lost World, que quando um Dinossauro Normal é destruído no campo, você pode destruir um dos bebês no deck no lugar, e o Souleating Oviraptor, que quando é summon pode adicionar um Dinossauro do deck para a mão, e uma vez por turno destruir um dinossauro no campo para renascer um dinossauro do cemitério Lv4 ou menor. Até ai essas interações são Ok, coisas simples que servem para invocar um bocado de bichos, em sua grande maioria Lv4 para fazer os poderosos Evolzar Laggia e Evolzar Dolkka, mas essas coisas não acontecem tão rápido, e para isso temos novos aliados.

 

Os True Kings: Lithosagym e Agnimazud/Bahrastos.

TrueKingAgnimazudtheVanisher-TDIL-EN-UR-1E TrueKingBahrastostheFathomer-INOV-EN-UR-1E TrueKingLithosagymtheDisaster-RATE-EN-SR-1E

 

Os True Kings tem o efeito de destruir monstros que você controle no campo e/ou na mão para se invocar com ao menos 1 do seu atributo, como efeito principal. Babycerasaurus e Petiranodon são ambos TERRA e a grande maioria se distribui entre Terras e Fogos, fazendo a melhor combinação ser 3 Lithosagyms e 2-3 Agnimazuds. Mas então por que coloquei o Bahrastos? Veremos em breve. Agnimazud interage diretamente com alguns outros dinossauros como o Jurrac Aeolo e o Miscellaneosaurus, ambas cartas muito fortes, que apesar de não serem o ideal destruir elas, são alvos bem viáveis para se iniciar os combos.

 

O Combo:

(Apesar de parecer difícil essa é uma mão meio comum do deck, que pode ser feita por varias variações de cartas, já que são 3 Babycerasaurus, 3 Petiranodon, 3 Oviraptor e 3 Fossil Dig)

3 Cartas: True King Lithosagym + Oviraptor + Petiranodon

  1. Normal summon do Oviraptor, adcionando o Babycerasaurus.
  2. Efeito do True King Lithosagym, destruindo os dois bebês na mão para invocâ-lo, e ativar seu efeito de remover cartas do extra deck adversário.
  3. Ative o efeito dos dois bebês, trazendo um Jurrac Aeolo e um Miscellaneosaurus.
  4. Synchro Summon! Use o Aeolo e o Miscella para fazer um Denglong, Primeiro dos Yang Zing, ative seu efeito para adicionar uma Nove Pilares de Yang Zing. Agora use seu efeito e jogue um True King Agnimazud/Bahrastos para o cemitério, tornando-o Lv9.
  5. Special Summon, Ultimaya Tzolkin usando o Denglong e o True King, ativando o efeito do Denglong trazendo: Suanni(Fogo), Zefranyu(Terra) ou Bixi(Água) para o campo.
  6. Set a Nove Pilares, ativando o efeito do Tzolkin trazendo um Dragon Synchro lv7/8, de preferência o poderoso Crystal Wing Synchro Dragon.
  7. Remova o Miscella junto de outros 3 Dinossauros para trazer outros Miscella do deck, usando o novo Miscella e o Oviraptor, faça um Evolzar Dolkka/Laggia, de acordo com sua necessidade.

Final: Evolzar Laggia/Dolkka + Crystal Wing + Tzolkin + Yang Zing usado + Nove Pilares(viva)

 

Com as outras cartas da sua mão, e com possíveis jogadas a seguir (follow-ups) esse campo é muito difícil de ser tirado, o que pode ser vital. Se o jogador não começar, jogadas semelhantes porém usando o Aeolo para fazer um Hi-Speedroid Chanbara pode ser feita, para adicionar mais poder de ataque.

Enquanto não tivermos a Diagram, Fire Kings!

FireKingAvatarYaksha-MP14-EN-SR-1E FireKingIsland-SHVI-EN-C-1E

É verdade que por um mês não teremos essa carta, já que ela será lançada na próxima coleção(Maximum Crisis), então usaremos uma idéia que os jogadores de Kozmo tiveram no passado, os Fire Kings para destruir nossos bebês(que frase cruel). Fire King Island será usada para destruir os bebês e assim iniciar os combos, aproveitando para buscar o Fire King Yaksha, que é muito forte para forçar jogadas em cima de Zoodiacs por exemplo, já que ele bate cabeça com Daigusto Emeral e não adianta ser estourado pelo Zoodiac Drident. Quando Fire King Yaksha for destruído, o jogador poderá destruir outro monstro em sua mão, assim fazendo seus combos. Pode ser analisado uso de cartas como Terraforming já que o deck terá dois campos diferentes, Lost World e Fire King Island, dando versatilidade e melhor opções para determinadas situações. E sem esquecer que os Fire Kings são Fire, podendo ser alvos de destruição para o Agnimazud e dando opção de ele ativar seu efeito que remove sem dar alvo.

 

O Chefe: Ultimate Conductor Tyranno

UltimateConductorTyranno-SR04-JP-UR

Talvez uma das boss cards mais versáteis já que ela serve tanto para explodir quanto para defender. Ao custo de remover 2 dinossauros do cemitério para invocar, o novo Tyranno com seus 3500 de atk pode destruir um dinossauro do campo ou da mão na Main Phase de QUALQUER jogador para virar todos os monstros no campo do oponente para baixo, fazendo com que você rode o deck(destruindo bebês) e parando jogadas do oponente. Não bastando isso, com seus 3500 de atk ele pode atacar todos os monstros do oponente uma vez cada! E caso o monstro esteja em defesa, quando atacar ele pode enviar o monstro para o cemitério e infligir 1000 de dano, evitando cartas como Whiptail em um Zoodiac, um efeito de Beatrice Lady of the Eternal, um Kozmo, dentre outros. Sendo super versátil e podendo ajudar a fazer seu deck funcionar, com certeza haverá várias cópias desse chefe no seu deck.

 

As Variantes:

FOGO/Combo, Sou o segundo a jogar.

SuanniFireoftheYangZing-MP15-EN-SR-1E

Como vocês até esse momento já devem ter percebido, o deck faz jogadas muito explosivas e de diversas formas. Os monstros de fogo auxilia muito nessa jornada, principalmente pelo fator do Agnimazud ter 2900 de ATK e facilitar os OTKs. Nessa build, a vaga do Yang Zing fica para o Suanni, Fire of the Yang Zing, por ser Fogo, lv4 e 1900 de atk, podendo servir como comida para a Nove Pilares, poder transformar o Denglong em lv4 tuner, e também por ser uma opção para renascer com o Lithosagym. As Spell e Traps geralmente serão várias spells como Dark Holes(comba com os Bebês), Twin Twisters, Chalices e afins, dentre muitas Hand Traps, e de traps mesmo, apenas a Nove Pilares.

 

ÁGUA/Control, Sou o primeiro a jogar.

MegalosmasherX-SR04-JP-C

Essa aqui não é a das mais comuns vistas, até porque no japão não existe mais o nosso amigo Elder Entity Norden. Essa versão já é mais recheada de traps como Solemn Strikes(carta mais poderosa contra o dinossauro), Barriers e Lost Winds, sem contar o Rescue Rabbit solitário, já que nessa versão se usa o Megalosmasher X(nome OCG) monstros normal Dinossauro lv4 com 2000 de atk, forte alvo para as Unexpected Dai e o Rescue Rabbit. O outro dinossauro que se usa no deck é o Hydrogeddon(água), que faz uma função semelhante ao Jurrac Guaiba(fogo), sendo um possível Evolzar rank 4 de uma carta só. Além de tudo isso, em vez de usar o Agnimazud será usado o Bahrastos por ser o True King de água, mas que tem um efeito melhor que o Agnimazud, já que destruindo dois águas ele remove duas spell/traps do oponente, e que quando é destruido ele irá trazer do deck, podendo trazer um Lithosagym.

 

Cartas comuns e incomuns usadas no deck:

Independente da build, sempre há aquelas cartas que estarão presentes como os Oviraptor, Babycerasaurus, Petiranodon, Ultimate Conductor Tyranno, True King Lithosagym, Evolzars Dolkka e Laggia dentre outros. Porém agora irei comentar algumas outras cartas que não estão tão na cara mas que podem trazer resultados também.

Instant Fusion: Uma forma fácil de fazer Rank 4 e Synchros, já que a Konami TCG nos permitiu continuar com o Norden.

Hi-Speedroid Chanbara e Gagaga Samurai: Pela mesma finalidade ambos, aumentando a força de ATK em campo. O Samurai serve para quando o lv4 que for ficar no campo é aquele trazido pelo Petiranodon que não ataca. A idéia de usar os dois é para evitar possíveis Dimensional Barriers.

Trishula, Dragon of the Ice Barrier: Pode parecer que não, mas ele é ridiculamente fácil de se fazer, e um Trishula sempre é um Trishula, o que pode se tornar muito mais forte se usado junto com o….

Phantom Fortress Enterblathnir: Rank 9 com efeito semelhante ao Trishula, fácil de ser feito, podendo ser usado o próprio Trishula como material. Geralmente fazendo o oponente começar com 4 cartas na mão e enfrentando um Laggia.

 

PhantomFortressEnterblathnir-PRIO-EN-R-1E

 

 

Soul Charge: O deck é rápido e veloz, mas muitas vezes não sobra tantos monstros no cemitério. Porém em determinadas situações e jogando de uma forma viável, as jogadas podem se estender a Dois Laggias e Dois Phantom Fortress.

 

Retaliating “C”: Carta já presente nos sides por ser muito forte contra Zoodiac, Metalfoes e Invoked, pode ser usada também para o efeito do Lithosagym já que é Terra, e se destruida no campo, ainda buscará um Maxx “C” de brinde.

 

Dogoran, o Kaiju Louco das Chamas: O único Kaiju Dinossauro, o que o torna buscável pelo Oviraptor e dependendo a situação, invocável pelo Miscellaneosaurus. De brinde, ele é do atributo Fogo, podendo ser usado na versão de combo.

 

Toolbox Rank 3, Speedroids: Usando os clássicos 3 Terrortop e 1 Taketomborg, e com o extra de PK Break Sword e Leviair, esses caras ainda vão ver muito jogo, já que o Break Sword pode estourar um Bebê que você dá normal e tirando uma carta do oponente e o Leviair pode ficar voltando Aeolos e Miscellaneosaurus. Sem contar o clássico Totem Bird para proteger de uma possível Mirror Force.

 

O deck de Dinossauro com certeza será aquele deck estrutural que a galera vai montar para a temporada de Nacional e Continental, e com certeza é um deck a ser respeitado. Apesar de sua fraqueza para cartas como Solemn Strike nos True Kings, ainda é um deck muito forte com jogadas explosivas suficientes para atropelarem o campo que for. Aproveite a nossa promoção no site da Duel Shop e já reserve seus 3 junto das demais cartas que vocês viram no artigo que não irão se arrepender, um deck divertido e poderoso, diferente dos monótonos e frágeis decks desses últimos meses. Espero que vocês se divirtam tanto quanto eu me divirto usando esse deck e lembrem-se que ele só terá melhorias daqui para frente, já que é um deck totalmente viável a se usar no próximo formato dos Link Monsters. Fico por aqui e até uma próxima!

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feito por F E R A