Vendreads: Introdução

02/08/2017 Rodrigo Torres

Vendread2

      Todo ano chegamos à coleção de Agosto que sempre traz aquela surpresa, o arquétipo que sempre geramos expectativas para ver se será um novo Burning Abyss ou um novo Noble Knights(desculpa fãs do Noble, mas vocês sabem que não dá). Agora na Code of the Duelist temos dois novos arquétipos, os F.A., e os desse artigo, Vandread. Pela análise simples é fácil ver quem será o arquétipo queridinho da Konami e quem deverá chamar atenção no Metagame. Pelo fato de ter uma carta Secret e também por já receber 5 cartas novas, é fácil ver isso. Mas indo diretamente ao assunto, a pergunta que muitos fazem é: Com essas 5 cartas, seria suficiente para entrar no cenário competitivo? Vamos analisar esse novo deck e ver suas características e se possível dele ganhar destaque!

vendread      Antes de começar a falar sobre suas cartas, efeitos e interações, comentarei sobre o Lore, as histórias e origens por traz do tema. Para quem não sabe o tema foi baseado no quadrinho do Spawn, criado por Todd McFarlane, e tanto seus monstros, cartas e principalmente artes são baseadas em artes dos quadrinhos. Algumas pessoas dizem também que tem uma certa dose de Resident Evil nas artes, o que não seria estranho já que geralmente a Konami faz uns mix de referências. Por enquanto não temos tantos indícios já que só temos apenas 5 cartas, mas com o passar das coleções veremos para qual lado eles irão puxar mais.

      Bom, como já imaginado de suas origens, os Vendread é um arquétipo do tipo Zumbi, o que já chama a primeira atenção. Provavelmente o tipo de monstro que mais tem suporte genérico são os Zumbis, a quantidade de carta que interagem entre eles sem ser por arquétipo é monstruosa, fora que qualquer jogador mais velho sempre sabe o problema que o Mezuki a 3 poderá causar. Antes de seguirmos, irei apresentar as cartas!

– A cartas

VendreadHoundhorde-COTD-EN-R-1EVendread Houndhorde(Cão de Caça Vendorror): Efeito, LV3, Dark – Zombie, 0/2100

Se este card estiver em seu Cemitério: você pode descartar 1 card “Vendorror”; Invoque este card por Invocação-Especial, mas bana-o quando ele deixar o campo. Um monstro “Vendorror” Invocado por Invocação-Ritual usando este card no campo ganha o efeito abaixo. Você só pode usar cada um dos efeitos anteriores de “Cão de Caça Vendorror” uma vez por turno.

  • Uma vez por turno (Efeito Rápido): você pode escolher 1 Magia/Armadilha que seu oponente controla, bana-a.

Vendread Revenants: Efeito, LV4, Dark – Zombie, 1800/200

Se essa carta em sua posse é destruido por um card do oponente(batalha ou efeito) e enviado para o cemitério: Você pode dar special summon dessa carta, mas bana-a quando sair do campo. Um monstro “Vendread” Ritual invocado por invocação-ritual usando essa carta no campo ganha o efeito abaixo:

  • Uma vez por turno(Efeito Rápido): você pode escolher 1 monstro special summoned que seu oponente controla: Bana-o.

RevendreadSlayer-COTD-EN-R-1ERevendread Slayer: Ritual, LV6, Dark – Zombie, 2400/0.

Você pode fazer a invocação-ritual dessa carta com qualquer “Vendread” Mágica de Ritual. Uma vez por Battle, se essa carta batalha um monstro do oponente, during o calculo de dano (Efeito rápido): Você pode remover 1 Zombie monstro do seu cemitério; Essa carta ganha 300 de ATK. Se essa Invocada-Ritual carta for enviado para o cemitério: Você pode adicionar 1 Mágica de Ritual  do seu deck para a mão, e se você fizer, envie 1 “Vendread” monstro do seu deck para o cemitério. Você só pode usar esse feito do “Revendread Slayer” por turno.

Revendread Origin: Mágica, Ritual

Essa carta pode ser usada para a Invocação Ritual de qualquer “Vendread” Monstro Ritual da sua mão ou cemitério. Você também deve tributar monstros da mão ou campo, e/ou banir Zombies monstros do seu cemitério, quais o total de Levels iguala ou exceda o Level do monstro Ritual que você Invoca-Ritual. Se “Revendread Slayer(s)” você controla forem destruído por batalha ou efeito de carta, você pode banir esta carta do cemitério invés.

VendreadReorigin-COTD-EN-ScR-1EVendread Reorigin: Armadilha

Escolha 1 monstro virado para cima que seu oponente controla que tem um Level; tribute-o, e se você fizer, special summon 1  “Vendread Token”(Zombie/DARK/ATK 0/DEF 0) com o level igual ao level original do monstro tributado. Enquanto o Token special invocado por este efeito estiver no campo, voc%e não pode Normal ou Special invocar monstros, exceto “Vendread” monstros.

– Os Suportes

      Agora com as cartas já apresentadas, vamos aos primeiro pensamentos. De cara podemos reparar que a nossa mágica de Ritual se assemelha a duas mágicas muito fortes do passado, Nekroz Cycle e Nekroz Mirror, somando o efeito das duas, apesar de ela não buscar outra, porém o nosso Slayer faz isso. Porém diferente das cartas Nekroz, a Revendread Origin pode ser sim buscada pela Pre-Preparation of Rites! As demais partes interessantes falaremos mais para frente.

SeaMonsterofTheseus-RATE-EN-ScR-1E      Os dois monstros de efeito talvez sejam o ponto baixo das 5 cartas, tanto Revenants quanto Houndhorde não são cartas que você quer ver aos montes em sua mão. Revenants funciona mais como um flutuador, um Zombie que não morre, porém ele se torna muito lento, apesar de ter um bom Level(4), seu efeito bônus ao Ritual também é relevante, então geralmente vai ser usada uma cópia dele. Já o Houndhorde tem alguns status mais interessantes, e começamos pelo seu Level(3), que nos permite fazer jogadas com Rank 3, e Synchro com Tuners lv5(Finalmente ein Theseus!?). Os Rank 3 são óbvios, como acelerador o Dante sempre estará presente, e para compor combos o Leviair the Sea Dragon sempre é bem vindo, voltando aquele Mezuki removido, agora jogando ele pro cemitério mais rápido com Links, e por ai vai. O Level 3 também é facilitado pelo Uni-Zombie que também tem esse Level e podendo virar o Tuner lv5, mas falaremos da importância dele mais para frente.

      Agora o nosso Spa..Slayer, Revendread Slayer talvez tenha um dos efeito mais interessantes apesar de simples, buscar as cartas e acelerar o jogo quando ele sai é algo extremamente relevante, já que ele pode ser usado tanto para um Link quanto para um Synchro, e em uma pior das hipóteses, jogar um outro Slayer para o cemitério e já fazer o primeiro voltar com a Mágica que acabou de adicionar. O level 6 também se torna relevante já que com ele é possível fazer o Leo, the Keeper of the Sacred Tree, que é muito bom defensivamente, e também o Shiranui Sunsaga, que é um Zumbie com 3500 de atk podendo atacar turno que ativou efeitos do Uni-Zombie. 

– Os Zumbis

      Como havia dito, um dos maiores suportes que existem no yugioh são para os monstros tipo Zumbis, ainda mais quando falamos de suporte competitivo. Uni-Zombie, Shiranui Solitaire, Mezuki, Goblin Zombie, Zombie Master, Book of Life, Gozuki, são apenas algumas dos que podemos usar e citarei aqui, então vamos por parte.

ShiranuiSolitaire-TDIL-EN-UR-1E      Uni-Zombie e Shiranui Solitaire: Inicialmente, a função do Solitaire seria apenas trazer o Uni-Zombie para o campo, porém ele com a ajuda do Uni-Zombie, o jogador poderá jogar um Mezuki para o cemitério e de automático fazer um Psy-framelord Omega, com apenas 1 carta. Nesse deck as interações vão além, como jogar o Shiranui Spiritmaster e usar o Solitaire para renascer o Spiritmaster removido(pela Origin ou pelo Slayer). As interações com Uni-Zombie são infinitas e a tendência é que aumentem.

Mezuki: Talvez essa carta não precise de explicação também. Monster Reborn Lv4 com atk que não é uma vez por turno. Essa carta simplesmente deveria ser mantida para sempre a 1 na lista de banidas, e já que não está, veremos ela causar terrores novamente.

Goblin Zombie: O Goblin já teve dias maiores de glórias, porém como quando é material de Xyzs ele não tem efeito, seu uso caiu drasticamente. Agora com Links o jogo pode mudar e ele pode se tornar uma peça fundamental de busca para o deck, sendo uma das cartas mais abusivas do deck.

      As mágicas que estão no deck também não deixam a desejar, mesmo que não se use os book of life, há muitas outras cartas poderosas para o deck. Pre-Preparation of Rites poder buscar o Ritual e a Mágica é um absurdo, uma carta na medida para o deck agora, e ainda temos a Preparation of Rites, um pouco pior por um lado, mas boa por outro também. Instant Fusion mesmo com Link dá as caras por aqui já que temos Zumbis lv3 e 5 Fusões, que além de serem trazidos na Instant, podem ser renascido pelos Mezuki. Soul Charge dispenso comentários. A Burial from a Different Dimension também é excelente, e hoje ela está a 1 na lista de banidas justamente por causa do Mezuki e cia!

      As armadilhas do deck não precisam de muita explicação e nem especificação, use as que acha melhor para interação, ou nem use, faça um deck mais focado em combar e dispense as cartas rosas. Só puxarei um detalhe para a armadilha dos Vendread, ela é uma carta excelente, porém hoje como temos poucos monstros Vendreads ela pode acabar atrapalhando uma hora, mas não deixe de ter suas cópias jamais!

– A decklist

Monstros: 25
1x Vendread Revenants

1x Gozuki/Samurai Skull
3x Mezuki
1x Shiranui Spiritmaster
1x Goblin Zombie
3x Shiranui Solitaire
3x Uni-Zombie
2x Vendread Houndhorde
3x Ash Blossom & Joyful Spring
2x Ghost Ogre & Snow Rabbit
1x Shiranui Spectralsword
1x Maxx “C”
3x Revendread Slayer

Mágicas: 12

1x Instant Fusion
3x Pre-Preparation of Rites
1x Pot of Desires
1x Soul Charge
1x Foolish Burial
1x Preparation of Rites
3x Revendread Origin
1x Burial from a Different Dimension

Armadilhas: 3

2x Solemn Strike
1x Solemn Warning

Extra Deck:

1x Sea Monster of Theseus
1x Reaper on the Nightmare
1x Flame Ghost
1x Shiranui Sunsaga
1x Vermillion Dragon Mech
2x Psy-Framelord Omega
1x Archfiend Zombie-Skull
1x Decode Talker
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
1x Beatrice, Lady of the Eternal
1x Tornado Dragon
1x Minerva, the Exalted Lightsworn
1x Leviair the Sea Dragon
1x Dante, Traveler of the Burning Abyss s2

      A idéia principal do deck é controle de recursos, já que como bons Zumbis seus monstros voltam do cemitério sempre que possível e torna as economias de cartas sempre a seu favor. Provavelmente eu recomendaria builds de decks mais focados no controle de jogo, apesar de que aberturas para OTKs são sempre bem vindas e há bastante espaço para tal. Acredito que em uma próxima coleção, listas com Esse Jardim Parece Mais Verde devem começar a aparecer também. Por enquanto é um deck simples de jogar e que deve vir crescendo acompanhando o meta, então para aquele pessoal que não está muito acostumado é uma grande porta de entrada para ir treinando e evoluindo junto do deck para participar de torneios. Novamente digo, o deck é sim cheio de potencial para o competitivo até atual, já que os Links beneficiam e muito a mecânica de jogo dos Zumbis. Espero que curtam o deck tanto quanto eu curtir e até a proxima!

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feito por F E R A