True Draco 101 – Uma introdução ao tema

08/05/2017 Hugo Fukuda

true draco

Fala galera do blog, dando continuidade ao lançamento do Maximum Crisis vamos falar um pouco de uns dos decks mais esperados, os True Dracos! Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

– True Dracos ≠ True Kings

      Para quem não sabe, os True Draco são um novo archetype e sua estratégia gira em torno de invocações de tributo, e por conta disso comparações com o Monarchs são naturais. Entretanto, o estilo de jogo é bem diferente.

      O archetype consiste de monstros de tributo, e todos tem um efeito em comum: ao invés de tributar monstros você pode tributar mágicas e armadilhas contínuas que você controla no lugar. Ao mesmo tempo, as mágicas e armadilhas do archetype são todas contínuas, combando com o deck; as mágicas quando são enviadas do campo para o cemitério destroem uma mágica ou armadilha do campo e seu efeito no campo te permite realizar uma invocação tributo extra, enquanto que as armadilhas destroem um monstro quando vão do campo para o cemitério e te permite fazer uma invocação tributo durante a Main Phase do oponente.

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      Todos os monstros são baseados em um dos archetypes pêndulo lançados nas ultimas coleções: Ignis Heat, the True Dracowarrior é baseado nos Igknight; Dinomight Knight, the True Dracofighter nos Dinomist; Majesty Maiden, the True Dracocaster nos Majespecter; Dreiath III, the True Dracocavalry General nos Amorphage; Master Peace, the True Dracoslaying King nos Dracoslayer; e o Metaltron XII, the True Dracombatant nos três últimos archetypes lançados, nos Metalfoes, nos Crystrons e nos Zoodiacs.

      Mas o mais importante é que os True King e os True Draco são diferentes entre si, já que os dois são inimigos um do outro no lore do jogo. Entretanto, mesmo eles sendo archetypes diferentes em jogabilidade, no OCG eles são considerados um único archetype, explicando porque cartas como Dragonic Diagram  interage com os dois archetypes ao mesmo tempo.

– Os monstros

      O Ignis Heat, o Dinomight Knight e a Majesty Maiden têm efeitos semelhantes, cada um te dá acesso a um tipo de carta do archetype quando o oponente ativa algum efeito: Ignis permite adicionar ou ativar uma mágica do deck, Dinomight uma armadilha e a Maiden um monstro para mão. Isso torna esses três os monstros mais importantes do deck, te dando acesso às peças que faltam para a invocação do Master Peace, o boss do deck.

      Dreiath III funciona como uma March of the Monarchs para o archetype, protengendo os seus outros True King e True Draco de destruição e alvos, e se ele sair de campo ele te permite invocar um monstro do archetype do deck. O maior problema dele é que o principal monstro do deck, o Master Peace, só ganha seu efeito se ele tiver sido invocado por tributo.

MasterPeacetheTrueDracoslayingKing-MACR-EN-ScR-1E      Falando nele, vamos ao seu efeito. O Master Peace te permite destruir uma carta no campo uma vez por turno ao banir uma mágica ou armadilha contínua em seu cemitério em qualquer turno; além disso, ele ganha imunidade ao tipo de carta que foi usado para a sua invocação tributo: monstros garantem imunidade a efeitos de monstros, mágicas contínuas imunidade a mágicas e armadilhas contínuas imunidade a armadilhas. E essa combinação que é a maior força do deck, ao te dar um monstro com 2950 de ataque e defesa, imune a dois tipos de carta e que destrói uma carta sua por turno; sem ser por um Kaiju é extremamente forçar seu efeito e ainda ter cartas suficiente para realizar suas jogadas e tira-lo do campo.

      Metaltron XII é aquele que, na teoria, seria o verdadeiro boss do deck. Ele divide o efeito de imunidade do Master Peace, mas exige três tributos para ser invocado, e apesar de torna-lo imune a tudo o torna muito difícil de invocar. Além disso ele é um floater, já que ao ser destruído ele te permite trazer um monstro do Extra Deck que seja Vento, Água, Fogo ou Terra, mas somente se ele foi invocado por tributo.

– As mágicas e armadilhas

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      True Draco Heritage e Disciples of the True Dracophoenix são as principais mágicas do deck porque elas te permitem invocar o primeiro monstro de tributo e começar as suas jogadas graças ao efeito de realizar uma invocação tributo extra. O mais importante é que você pode ganhar uma invocação extra tanto pela Heritage quanto pela Disciples no mesmo turno, possibilitando até três invocações no turno.

      A Heritage é a mais importante pois ela acelera o deck, já que para cada tipo de carta que você tributou no turno (monstro, mágica ou armadilha) ela te permite comprar uma carta; já a Disciple se assemelha a Zoodiac Combo, voltando três cartas do archetype para o deck e comprar uma.

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      True King’s Return e True Draco Apocalypse são importantes principalmente pelo efeito secundário de realizar uma invocação tributo no turno do oponente, mas nem por isso seus efeitos principais são menos poderosos. A Return nada mais é do que uma Call of the Haunted do archetype uma vez por turno, enquanto que a Apocalypse diminui o ataque e defesa de todos os monstros do oponente ao destruir uma outra carta do archetype que você controla, permitindo ativar os efeitos de destruição das mágicas e armadilhas.

      A combinação dessas cartas te permite lidar ainda mais fácil com as cartas do oponente, já que combinadas com o Master Peace é possível tirar até três cartas dele por turno, aumentando o controle sobre seu oponente.

– Resumo da ópera

DragonicDiagram-MACR-EN-ScR-1E (1)      O deck é bastante simples de se jogar, tanto com ele quanto contra, pois as suas principais jogadas são simples. Entretanto, ao mesmo tempo que as jogadas são simples elas são muito forte, deixando o oponente sem ação mesmo sabendo o que vem pela frente.

      O próprio artigo é bem resumido por conta da simplicidade do deck. Durante um torneio longo, jogar com um deck mais simples torna o dia bem menos cansativo, fazendo com que você consiga tomar as melhores decisões durante o dia, e isso pode ser um grande diferencial nas últimas rodadas e no decorrer do top.

      Além disso, o deck permite diversas builds diferentes, tornando difícil a identificação de qual você está usando no começo do jogo, já que cada versão tem um teto de jogada diferente.

      Pretendemos aprofundar ainda mais nesse archetype nos próximos materiais do blog, por isso uma explicação bem superficial do potencial do deck, que convenhamos já mostra razoes suficientes para que ele se torne uma ótima opção para o nacional e continental que se aproximam.

      Então é isso, e nos vemos na próxima aula!

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