Robôs de resgate – Roids

06/09/2017 Hugo Fukuda

Roids

      Fala galera do blog! Essa semana teremos o lançamento do Duelist Pack: Legend Duelist, com novos suportes para vários decks das gerações passadas do anime. E hoje venho falar de um deck usado por um dos duelistas que poucos se lembram, mas que conta com novos suportes: os Roids usados por Syrus Truesdale em Yu-Gi-Oh! GX. Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

– O que são os Roids?

      Todos vocês devem estar se perguntando isso agora, pois somente aqueles que acompanharam a série GX do anime ou então jogou os primeiros Tag Force lançados vão ao menos reconhecer o archetype.

EmergeroidCall-DP18-JP-C      Os Roids são monstros tipo Máquina que contam com efeitos variados, mas que tem como foco principal realizar fusões. Suas artes são versões animadas de diversos veículos, como aviões de caça, trens e submarinos, e suas fusões são junções de diversos monstros do archetype, dando uma semelhança bem grande aos famosos robôs dos sentai japoneses, o mais conhecido por aqui sendo o Power Rangers.

      Diferente da maioria dos archetypes, o Roid que caracteriza seus membros se encontram no final do nome dos monstros, o que acaba sendo bom e engraçado. Bom pelo fato de que TODOS os Speedroids, incluindo os Synchros, fazem parte do archetype; e engraçado porque cartas como Magical Android e Dark Jeroid também fazem parte do archetype. Então, na hora de fechar sua coleção, não se esqueçam deles!

– O que há de novo?

      O último suporte para o deck, desconsiderando os Speedroids, foi em 2010 na forma do Barbaroid, the Ultimate Battle Machine, numa época em que os Xyz ainda não tinham sido lançados. Logo, o deck parou no tempo. A nova coleção nos trás 4 novas cartas para o archetype, o suficiente para torna-lo em uma divertida opção casual, mesmo nos dias de hoje.

Mixeroid-DP18-JP-R      Vamos começar pelo monstro Mixeroid. Seu efeito se assemelha a dois monstros populares no metagame: Lonefire Blossom e Miscellaneousaurus. Ao tributar um monstro máquina, uma vez por turno, você pode invocar um monstro Roid que não seja de vento do deck; essa limitação impede que você traga o Speerdoid Terrortop e qualquer outro Speedroid, limitando o seu uso para decks de Roid. O segundo efeito se dá pagando metade da sua vida e banindo monstros Máquina do cemitério para invocar um monstro fusão Roid do Extra Deck com level igual a quantidade de monstros banidos por esse efeito, mas ele é destruído na End Phase. Uma pena o Roid fusão de nível mais baixo ser 8.

      Em seguida vem a mais nova fusão, Super Vehicroid – Mobile Base. Ele conta com incríveis 5000 de defesa e pífios 0 de ataque, e tem dois efeitos. O primeiro te permite dar alvo num monstro do oponente e invocar um monstro Roid do Deck ou do Extra Deck com ataque menor que do alvo escolhido; isso te dá acesso até mesmo ao Hi-Speedroid Chanbara. O segundo efeito faz com que você volte um monstro Roid da Main Monster Zone para sua mão para que ele possa se mover para aquela zona; isso faz com que ele não trave o Extra Monster Zone, diminuindo a dependência de monstros Link.

MegaroidCity-DP18-JP-SR      A nova mágica é um campo, Megaroid City. Ela é parecida com uma Dragonic Diagram, permitindo com que você destrua uma carta no seu lado do campo para adicionar uma carta Roid do Deck, te dando acesso a qualquer carta do archetype. Seu segundo efeito te permite, uma vez por turno, trocar o ataque pela defesa de um monstro Roid durante o cálculo de dano ao custo de enviar um monstro Roid do deck para o cemitério. O maior problema da carta é sua restrição pesada: caso se use algum dos seus efeitos no turno, você só pode trazer monstros Fusão do seu Extra Deck.

      Por último, mas não menos importante, temos a armadilha counter Emergeroid Call. Ela é uma das counters mais forte do jogo, apesar das restrições: desde que você controle um monstro Roid, você pode negar a ativação de uma mágica, armadilha ou efeito de monstro e enviar as demais cópias da carta negada do Deck e do Extra Deck para o cemitério. E quando no cemitério, você pode bani-la para voltar um monstro Roid de lá para sua mão.

– Decklist

Roid Deck

      O deck joga muito em cima do Mobile Base, sendo ele o principal win condition aqui. As três Instant Fusion mais a engine de Predaplant são justamente para facilitar o acesso a ele, já que ele pede uma fusão Roid como material, e felizmente temos o Pair Cycroid como alvo ideal para isso. Sem contar que graças a Megaroid City ele vira um monstro com 5000 de ataque, sendo o principal monstro para atacar.

VehicroidConnectionZone-POTD-EN-C-1E      Apesar do Mobile Base parecer bem vulnerável, a Vehicroid Connection Zone uma proteção extra a ele. As fusões feitas com ela não podem ser destruídas por efeito, e seus efeitos não podem ser negados, tornando o Mobile Base um monstro de 5000 de ataque que não pode ser destruído. Ambulanceroid te permite lotar o campo de Roids quando usado em conjunto com o Expressroid. O Expressroid, inclusive, é outra carta importante do deck já que ele te permite reciclar os monstros do deck, destaque para o Mixeroid e o Speedroid Menko.

      Fusion Substitute está no deck por ela ser a melhor carta a ser destruída pela Megaroid City, além de te dar acesso a algumas fusões quando necessário. Já o Speedroid Three-Eyed Dice é perfeito para o efeito de mudança de ataque e defesa, já que seu efeito de negar um ataque se ativa no cemitério.

      Um ponto de atenção importante: por ter 0 de ataque, o Mixeroid pode ser sempre trazido pelo Mobile Base, mesmo se você escolher um monstro com 0 de ataque também. Isso facilita o acesso ao monstro que você precisar para montar o campo que você quer.

– Resumo da ópera

      O deck está bem longe de ser competitivo, não por causa dos novos suportes, mas principalmente por causa dos cards antigos do archetype, que estão extremamente defasados em relação ao jogo atual. Prova disso é que na época de seu lançamento, a Vehicroid Connection Zone tinha um efeito de proteção poderosíssimo, enquanto que hoje em dia deixa aberto aos diversos monster removal que não destroem, como a Storming Mirror Force.

      Entretanto, como alguns de vocês devem saber, um bom deck forfun para mim precisa ter monstros com ataque alto e boas chances de OTK, e o Mobile Base junto com a Megaroid City é exatamente o que eu procuro nesses tipos de deck. Sem contar que o que a Connection Zone não protege, a Emergeroid Call resolve. Então, tirem o pó desses veículos e prepare-se para alguns jogos divertidos com ele! Porque nem só do competitivo vive o jogador de Yu-Gi-Oh!.

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feito por F E R A