Prepare-se para o show – Trickstars
Fala galera do blog! Dando continuidade aos artigos sobre os novos cards de Code of the Duelist, hoje eu apresentarei as mais novas estrelas do jogo, inclusive com uma decklist: as Trickstars! Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!
– O archetype
As Trickstars tem seu design baseado nas famosas idols japonesas, utilizando vestidos cheios de babados e bem coloridos. Além disso, as cores e alguns detalhes nos vestidos remetem a flores que dão origem ao nome de cada integrante do archetype, tanto das meninas do Main Deck quanto as meninas do Extra Deck.
O estilo de jogo do deck é baseado no nem tão popular burn, que nada mais é do que queimar a vida do oponente com danos por efeitos. E devo dizer que as Trickstar são bastante eficientes nesse quesito, como vocês verão logo mais. E como muitos de vocês devem saber, as Trickstars compõem o deck da personagem Aoi Zaizen do novo anime, Yu-Gi-Oh! VRAINS, que tem um avatar com um estilo bem semelhante das Trickstars de se vestir. E como bom archetype de anime, espere uma boa quantidade de suportes futuros enquanto o anime estiver rolando! Em Code of the Duelist somos apresentados a 4 monstros: Trickstar Lilybell, Trickstar Candina, Trickstar Lycoris e Trickstar Holly Angel, sendo a Holly Angel o primeiro monstro Link do archetype.
– Os monstros
Candina é a principal peça do deck, pois quando é Normal Summon você adiciona uma Trickstar da mão, efeito que todo deck que quer ser competitivo hoje em dia precisa ter. O seu efeito de burn é baseado em ativação de mágicas e armadilhas: para cada mágica ou armadilha do oponente que resolve com ela virada para cima no campo, ele toma 200 de dano.
Lycoris é a segunda peça mais importante do deck por ser a principal estrela na hora de dar danos no oponente: sempre que seu oponente adicionar cartas para a mão, para cada carta ele toma 200 de dano. Além disso, ela conta com um segundo efeito que permite invoca-la da mão e voltar um Trickstar do campo para mão, e sendo um efeito Quick te permite utilizar inclusive no turno do oponente ou então na sua Battle Phase. Isso é bastante útil para reciclar as Candina do campo, além de facilitar seu acesso para dar dano direto. Note que tanto o efeito da Lycoris quanto da Candina de dar dano são efeitos contínuos, o que não permite que você responda com uma Ghost Ogre & Snow Rabbit.
Lilybell não tem um efeito de dano semelhante às suas irmãs, mas nem por isso ela não ajuda a derrotar o oponente. Sempre que ela for adicionada para mão sem ser comprando ela do deck você pode fazer Special Summon dela. E apesar do baixo ataque, ela te permite atacar diretamente os pontos de vida, passando por cima dos monstros do oponente, e sempre que ela der dano de batalha você pode voltar um Trickstar do cemitério para mão.
Fechando os monstros temos a Holly Angel. Ela pede 2 Trickstars como material de link, e tem suas setas apontando nas duas diagonais para baixo. Ela conta com um efeito de dano que sempre que um Trickstar for invocado em uma zona que ela aponta o oponente toma 200 de dano, e Trickstars que ela aponta não podem ser destruídos. Seu último efeito consiste em ganhar ataque na mesma quantidade de dano que seus monstros Trickstar causarem no oponente até o final do turno.
– As mágicas e armadilhas
O deck conta somente com uma mágica e uma armadilha, mas é justamente isso que ele precisa. A mágica é o campo Trickstar Light Stage. Quando ela é ativada você busca um monstro Trickstar do deck para mão; além disso ela conta com um efeito de dano que acumula com as Trickstars do deck: sempre que seu oponente tomar dano pelo efeito de uma Trickstar você causa 200 de dano. E não bastasse esses dois efeitos, ela conta com um terceiro efeito que trava uma mágica ou armadilha setada do oponente até a End Phase, e na End Phase seu oponente precisa ou ativar a carta, se possível, ou então envia-la para o cemitério.
A armadilha é a Trickstar Reincarnation. Ela faz com que seu oponente bana a mão toda e compre uma nova carta para cada carta banida por esse efeito; poucos decks lidam com cartas banidas atualmente, fazendo com que ele perca essas cartas o restante do jogo. E no cemitério, você pode banir a Reincarnation para renascer um Trickstar. Por último, uma nota: lembre-se que ambas as cartas podem ser facilmente acessadas pelo efeito da Candina.
– Decklist
Monstros (15):
3 Droll & Lock Bird
1 Maxx “C”
1 Trickster Lilybell
3 Trickster Lycoris
2 Honest
3 Trickster Candina
2 Herald of Orange Light
Mágicas (16):
3 Terraforming
1 Raigeki
2 Dark Hole
3 Chain Summoning
2 Contract with Don Thousand
2 Pot of Desires
3 Trickster Lightstage
Armadilhas (9):
3 Disturbance Strategy
3 Trickster Reincarnation
2 Dark Bribe
1 Ring of Destruction
Essa é um pequeno exemplo de decklist para vocês usarem de base para testes. Como vocês devem saber, sou totalmente contra o uso da Dark Room of Nightmare e Double Summon e vou explicar por que. Dark Room realmente aumenta o potencial de dano do deck, possibilitando alguns OTKs que não seria possível sem ela. Entretanto, em um ambiente competitivo, a Dark Room diminui a consistência do deck ao possibilitar mãos com cartas que não fazem nada para o seu jogo.
Por isso sou a favor de usar a Contract with Don Thousand no lugar. Ela te dá um burn de 1000, o que para um deck que por si só consegue causar 6000 de dano facilmente é bastante relevante. Além disso, a Contract te dá uma draw, possibilitando ir atrás das cartas que faltam para o OTK, e a draw extra para o oponente nada mais é do que mais uma carta para a Lycoris dar dano e mais uma que será banida pela Reincarnation. Por último, qualquer carta que seu oponente comprar com a Contract ativa ficará revelada, permitindo jogar em cima das novas cartas do oponente.
Em relação a Double Summon, o primeiro problema é a mesma da Dark Room: aumentar ainda mais as mãos brickadas do deck. Mas o mais crucial é o fato de que 2 Normal Summon normalmente não ser o suficiente para que você consiga fazer o setup para o OTK ou então para dar uma quantidade de dano que deixe seu oponente numa posição delicada. A Double Summon só é de fato boa quando sua mão já está boa, com múltiplas Trickstar Reincarnation e uma Candina.
Com a Contract ativa, cartas como Dark Bribe e Herald of Orange Light são ainda mais perigosas porque o oponente não vai conseguir forçar suas cartas da maneira que ele queria. E graças a Lycoris, você sempre terá uma Candina na mão para pagar o custo do Herald. Honest também é uma opção interessante, pois ao mesmo tempo que ele ajuda a proteger seus monstros, ele ajuda a causar o dano que falta para matar o oponente. Sem contar que muita gente não espera tomar um Honest no ataque.
Por último, mas não menos importante, temos o combo do Droll & Lock Bird. O Droll pode ser usado numa Chain que responda a ação de adicionar cartas, isso permite você criar uma Chain com ele sendo Chain Link 2 ou maior ao responder essa ação, permitindo que a Trickstar Reincarnation venha numa Chain Link anterior. Resolvendo de trás para frente, o efeito do Droll de impedir cartas de serem adicionadas resolve antes da Reincarnation, e quando a Reincarnation resolve ela vai realizar o máximo possível do seu efeito, banindo a mão do oponente somente. Isso deixa seu oponente sem opções de jogada.
E por que a Disturbance Strategy? Porque, para o combo do Droll, ela funciona como cópias extras da Reincarnation, além de ser dano extra para a Lycoris. O Extra Deck não é totalmente necessário porque suas Trickstar são importantes demais no campo para serem trocadas por um monstro Link ou Xyz ou qualquer outro do Extra. É o famoso Extra que é melhor ter e não usar do que não ter e fazer falta.
– Resumo da ópera
O deck atualmente já é bastante bom para se tornar um deck competitivo. E o potencial lançamento de cartas até o final do anime só mostra que ele tem muito o que melhorar. Causar dano sempre que o oponente realizar alguma ação coloca muita pressão em cima dele, o que pode fazer com que ele tome decisões erradas no decorrer do jogo, te colocando em vantagem. Então, preparem o palco porque o show Trickstar está para começar!