O que há de (nem tão) novo – Duelist Saga

27/03/2017 Hugo Fukuda

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      Fala galera do blog, tudo beleza? O Tio está aqui de volta para falar de um assunto que interessa a todos: a banlist. Mais especificamente das diversas erratas que virão na próxima coleção que será lançado nessa semana, no Duelist Saga! Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!


A tão esperada banlist

      Como todos sabem, durante a semana passada tivemos a tão esperada banlist, e após praticamente 7 meses teremos um novo formato. Mas mais interessante do que as cartas que foram banidas e os decks que sofreram com as limitações, tivemos algumas cartas que estão voltando do limbo da proibição com novos textos, e é justamente delas que falarei especificamente aqui, abordando inclusive possíveis impactos que eles causarão no nosso meta game.

Rescue Cat

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      Texto novo: “You can only use the effect of “Rescue Cat” once per turn.You can send this card to the Graveyard; Special Summon 2 Level 3 or lower Beast-Type monsters from your Deck, but their effects are negated, also they are destroyed during the End Phase.

      Começamos com aquele que deu início aos diversos animais de estimação no card game.

      A primeira diferença que temos em seu efeito a pesada cláusula de “use once per turn”; isso veio para impedir os muitos abusos que eram feitos com o Gato, na época tínhamos Monster Reborn ou Premature Burial para renasce-lo e hoje temos Soul Charge e mais cópias de Call of the Haunted que nós jamais sonharímos em ter naquela época.

      A outra diferença é o fato de trazer os monstros com os efeitos negados. Isso funciona como uma forma de evitar abusos futuros, pois na época tínhamos somente o X-Saber Airbellum como alvo com um bom efeito.

      E o que este lindo gatinho pode fazer atualmente? Muita coisa!

      Primeiro chamariz é o fato de trazer 2 monstros level 3 ou menor do deck. Atualmente usamos diversas engines de rank 3 por conta do M-X-Saber Invoker em conjunto com os Zoodiacs, e o gato mais um par de monstros Beast level 3 se torna mais uma opção, sendo a melhor opção Peropero Cerberus, criando uma forma de lidar com cartas do seu oponente.

      Outra forma de usar o Gato como uma engine de rank 3 é usar o Key Mouse com monstros Beast level 2. Essa combinação te dá acesso ao Goyo Defender, que te permite invocar outras cópias dele de seu Extra Deck.

      Mesmo estando limitado, temos formas de acessar o Gato com facilidade, e a melhor é de longe o Summoner Monk. O combo antigo do se baseava em 2 Monks e um Gato, e hoje somente com um Monk o Gato vira um Crystal Wing Synchro Dragon. Basta dar o efeito do Monk descartando uma mágica da mão, trazer o Gato e com seu efeito trazer um tuner level 3 (Airbellum por exemplo) e um level 1 (Key Mouse). Faça um synchro level 7 com o Monk, como Ancient Fairy Dragon ou Arcanite Magician, para depois fazer um Crystal com o tuner restante.

      Encaixar um Gato em um deck de Zoodiac pode dar acesso a outra carta poderosa além do Invoker: Naturia Beast. Como vocês viram, existem diversos tuners que podem vir pelo efeito do Gato, inclusive diversos Terra level 1. Trazer um Zoodiac qualquer é fácil graças a Zoodiac Barrage, e o Naturia Beast pode ser uma vitória fácil contra diversas estratégias!

Brionac, Dragon of the Ice Barrier

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      Novo texto: “Synchro Materials: 1 Tuner + 1 or more non-Tuner monsters. You can only use the effect of ‘Brionac, Dragon of the Ice Barrier’ once per turn. (1) You can discard to the Graveyard any number of cards, then target that many cards your opponent controls; return them to the hand.

      Apesar do estrago que o Trishula, Dragon of the Ice Barrier pode causar, o Brionac era o último dos três irmãos que se encontrava banido, e com razão. Diferente do seu texto atual, o Brionac original não tinha limitação de quantas vezes se podia usar seu efeito, permitindo voltar uma carta de cada vez, driblando efeitos de negação da época; além disso, ele permitia voltar cartas suas, e em uma época em que ainda tínhamos Premature Burial legal, sem dizer a interação com os Zumbis como Mezuki e Plaguespreader Zombie, pode-se imaginar os loops possíveis.

      Entretanto, apesar de estar enfraquecido, ele não é uma carta a ser subestimada. Uma comparação bem óbvia é com Coral Dragon. Apesar de não destruir as cartas, como o Coral faz, Brionac permite lidar com mais de uma carta ao mesmo tempo; não só isso, pois ele permite descartar mais de uma carta, ajudando decks como os de Zumbis e de Phantom Knight. Entretanto, o Brionac não tem um efeito de comprar cartas quando sai do campo.

      Outro deck que agradece a volta dele é o de Atlantean Mermail. Praticamente todos os monstros do deck ativam seus efeitos se forem usados para pagar o custo do Brionac, e dar a versatilidade de escolher entre o Coral e o Brionac sempre que um synchro level 6 estiver disponível é algo bem forte!

Goyo Guardian

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      Novo texto: “Synchro Materials: 1 EARTH Tuner + 1 or more non-Tuner monsters.(1) When this card destroys a monster and sends it to the Graveyard: You can Special Summon it to your side of the field in Defense Position.

      Esse é uma errata que dispensa comentários. O Goyo já estava a 3 no metagame ocidental a algum tempo e provou não ser relevante, e a atual errata acabou de matar a carta, exigindo um tuner Terra.

      Imagino que isso aconteceu pela mística que a Konami tem por monstros sem efeito serem os mais fortes do tipo sem ter um drawback. Assim como o synchro level 6 sem efeito genérico mais forte é o Gaia Knight, The Force of the Earth, pela mística o Goyo não poderia mais ser genérico.

      Pelo menos você ainda consegue fazer ele com o Rescue Cat

Brain Control

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      Novo texto: “Pay 800 LP, then Target 1 face-up monster your opponent controls that can be Normal Summoned/Set; Take control of that Target until the End Phase.

      Brain Control já foi uma das cartas mais poderosas desse jogo: ela roubava jogos perdidos, te dava o monstro que faltava para fazer um synchro ou um tribute summon, roubava o monstro que começava o combo em uma mirror match.

      Note os tempos verbais acima, todas no passado. Antes da errata a Brain Control roubava qualquer monstro, mas agora somente rouba monstros que podem ser normal summon. Agora me respondam: tirando um deck de Monarca, que outro deck no nosso metagame passa o turno com um monstro que pode ser normal summon no campo?

      Tanto Mind Control quanto Enemy Control serão opções melhores para roubar monstros do oponente. Até mesmo Lullaby of Obedience faz um trabalho melhor hoje em dia…

Future Fusion

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      Novo texto: “(1) During your next Standby Phase after this card’s activation: Reveal 1 Fusion Monster in your Extra Deck, and if you do, send the Fusion Materials for that Fusion Monster from your Deck to the Graveyard.(2) During your 2nd Standby Phase after this card’s activation: Fusion Summon 1 Fusion Monster with the same name as the monster you revealed with this card’s (1) effect from your Extra Deck. When this card leaves the field, destroy that monster. When that monster is destroyed, destroy this card.

      A Future Fusion é uma das erratas que me faz duvidar das pessoas que trabalham na Konami. Enquanto recebemos erratas equilibradas como o Rescue Cat, temos erratas que erraram pra mais, como a Brain Control, mas também temos as que erraram pra menos, e esse é um exemplo (mas não é o único).

      O texto original nos permitia enviar os materiais para a fusão no momento da ativação. Muitos decks jogaram em cima disso, como o Chimeratech Overdragon OTK, aonde você enviava todos os monstros máquinas do deck para o cemitério para servirem de material para a Overload Fusion combinados com Giant Trunade e Heavy Storm para garantir a vitória, e o Chaos Dragon, que utilizava o Five-Headed Dragon para preparar o cemitério para invocar vários dragões como Lightpulsar Dragon, Dark Armed Dragon e os clássicos Chaos Sorcerer e Black Luster Soldier – Envoy of the Beginning.

      O novo texto nos dá o mesmo efeito, mas com o único drawback de ter de esperar um turno. Parar a Future Fusion de resolver é muito simples: Twin Twister, Mystical Space Typhoon, Zoodiac Drident, Castel the Skyblaster Musketeer, Infernoid Patrulea… As opções são quase infinitas. O problema é se ela não sair do campo.

      O deck de ABC pode usar a Future Fusion de forma semelhante ao antigo deck de Chimeratech, mandando as 3 cópias do A-Assault Core, B-Buster Drake e C-Crush Wyvern mais um Cyber Dragon, te dando acesso a 3 ABC-Dragon Buster de uma só vez; o Fluffal pode usar para acelerar o acesso a Frightfur Fusion; o Burning Abyss pode enviar 3 BAs diferentes para fazer o Dante, Pilgrim of the Burning Abyss (acharam que eu não ia falar deles né); pode funcionar até como uma quarta cópia de Brilliant Fusion.

      Mas o mais assustador é a interação com os Infernoid. That Grass Looks Greener já é assustadoramente forte por mandar uma tonelada de cartas para o cemitério, e aqui a Future Fusion nada mais é do que uma Grass que você escolhe quais cartas millar graças a Infernoid Tierra. Melhor do que usar 3 Grass no deck é usar 4, não?

Imperial Order

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      Novo texto: “You must pay 700 LP during each player’s Standby Phase. If you cannot pay 700 LP, destroy this card. While this card is in the Spell & Trap Zone, negate all Spell Effects on the field.”

      Essa é a outra carta que a Konami errou feio na errata.

      O texto original dizia que só era necessário pagar os 700 pontos de vida na sua própria Standby Phase, e a manutenção era opcional, ou seja, se você quisesse você tinha a opção de não pagar e destruir a Imperial Order, te liberando pra uso das mágicas novamente.

      Agora a manutenção é nas duas Standby Phase, e não é mais opcional. Na teoria, esse efeito a torna mais “justa”, teoria porque existem formas de jogar em cima desse efeito.

      A primeira forma é simplesmente jogar com um deck com poucas mágicas. Primeiro deck que vem em mente é o Paleozoic. O deck naturalmente já usa poucas mágicas, e por isso é relativamente lento. Com a Imperial Order ele praticamente obriga o oponente jogar no mesmo ritmo que o dele, caindo no grind game que é o ponto forte dos Paleozoic.

      A segunda forma é usar formas de destruir ou negar sua própria Imperial Order. Parece complicado até que lembremos de duas cartas: Zoodiac Drident e D/D/D Cursed King Siegfried. Cada um lida de uma forma diferente com a Imperial Order, mas dão ideias de como é possível jogar em volta. O D/D/D inclusive tem todo um archetype preparado para burlar drawbacks de mágicas e armadilhas contínuas.

      Ela é a mais forte candidata a staple no próximo formato, funcionando de forma semelhante como as banidas Royal Oppression e Vanity’s Emptiness: eu faço minhas jogadas e depois não deixo meu oponente jogar.

Necrovalley

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      Novo texto: “All ‘Gravekeeper’s’ monsters gain 500 ATK and DEF. Cards in the Graveyard cannot be banished. Negate any card effect that would move a card in the Graveyard to a different place. Negate any card effect that changes Types or Attributes in the Graveyard.”

      Apesar de não estar na lista, a errata da Necrovalley é extremamente relevante. O novo texto dela nega qualquer efeito que mudasse uma carta do Cemitério de lugar, impedindo que cartas que afetassem a si mesmos pudessem sair de lá.

      A força disso? Paleozoics. As cartas do archetype não poderão mais renascer quando uma armadilha for ativada; se levarmos em consideração que a Necrovalley já para o Ronintoadin, agora ela para o deck todo.

      E o mais forte dessa carta é o fato de ser um campo buscável pela Terraforming. Muitos decks já usam Terraforming naturalmente, e isso faz com que a Necrovalley se torne uma opção muito forte no side por causa disso, já que as outras respostas contra o Paleozoic não são buscáveis.

Resumo da ópera

      Como deu para ver, a maioria dos reprints serão de grande importância, seja para seu deck forfun ou para o seu próximo deck meta. Outro ponto importante é que recomenda-se ter uma cópia da carta com o texto atualizado, mesmo que você queira usar a sua velha cópia de Imperial Order.

      Não deixem de ir atrás dos reprints da coleção, pois no dia 9 de abril teremos a primeira edição do DSC, valendo vaga para o DSC Final em dezembro! Link para compra de inscrição na imagem abaixo.

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