Indo a fundo: Dinosmasher’s Fury & Machine Reactor

17/04/2017 Hugo Fukuda

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       Fala pessoal do blog! Estamos aqui dando continuidade aos artigos sobre os novos decks de dinossauro e de máquina. E a melhor forma para se preparar a esse lançamento, tanto para jogar com os novos decks quanto para jogar contra eles, nada melhor do que esclarecer algumas dúvidas com regras sobre as cartas, novas e velhas. Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Novos cards, novas interações

       Como todos sabem, além de jogador eu também costumo arbitrar alguns torneios, e vejo que existem cada vez mais pessoas interessadas a entender regras, principalmente de novas cartas. Com isso, a ideia hoje é esclarecer algumas dúvidas que podem surgir com relação as novas cartas, e abordar também algumas velhas situações.

Ancient Gears

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       Para quem não conhece, os Ancient Gear são um archetype que focam em invocações de tributo e de fusão, e os seus monstros de nível alto costumam impedir que mágicas e armadilhas sejam ativados quando atacam, que associados aos altos valores de ataque garantem alguns OTKs mesmo sem uma Limiter Removal. Mais detalhes e estratégias para o deck serão abordadas em um artigo futuro.

       Os Ancient Gears de tributo “modernos” costumam ter dois efeitos comuns entre si; com modernos eu digo aqueles que foram lançados a partir do deck Machine Re-volt em 2008. Quando se usa algum monstro específico para realizar a invocação de tributo deles eles ganham um efeito adicional, e sempre que ele atacar ele não permite a ativação de mágicas e armadilhas.

       Peguemos por exemplo o efeito do Ancient Gear Reactor Dragon:

AncientGearReactorDragon-SR03-EN-UR-1E       “If this card that was Tribute Summoned by Tributing an “Ancient Gear” monster attacks a Defense Position monster, inflict piercing battle damage to your opponent. If this card was Tribute Summoned by Tributing a “Gadget” monster, it can make a second attack during each Battle Phase. If this card attacks, your opponent’s Spell/Trap Cards and monster effects cannot be activated until the end of the Damage Step. At the end of the Damage Step, if this card attacked: You can destroy 1 Spell/Trap Card on the field.If this card that was Tribute Summoned by Tributing an “Ancient Gear” monster attacks a Defense Position monster, inflict piercing battle damage to your opponent. If this card was Tribute Summoned by Tributing a “Gadget” monster, it can make a second attack during each Battle Phase. If this card attacks, your opponent’s Spell/Trap Cards and monster effects cannot be activated until the end of the Damage Step. At the end of the Damage Step, if this card attacked: You can destroy 1 Spell/Trap Card on the field.”

       Como podem ver, caso você tribute um monstro Ancient Gear ou Gadget para invocar o Reactor Dragon ele ganha efeitos adicionais. O Ancient Gear Gadjiltron Dragon, Ancient Gear Gadjiltron Chimera e o Ancient Gear Hydra também possuem efeitos semelhantes. Um ponto de atenção aqui é o fato de que se esses monstros forem virados para baixo depois que foram tributados usando um desses monstros eles perdem os efeitos adicionais; isso acontece porque o monstro esquece que um Gadget ou um Ancient Gear foi usado para sua invocação, semelhante como um monstro que foi invocado Extra Deck esquece de onde ele originalmente veio.

       Muitas das cartas que usamos como defesa no metagame atual costuma tirar seu valor máximo ao ser usado durante a Battle Phase do oponente, pois isso garante que as jogadas realizadas na Main Phase com o objetivo de te matar sejam desperdiçadas; entretanto, com os Ancient Gears isso não é tão simples assim. Quando atacam, boa parte dos Ancient Gears não permite a ativação de cartas de armadilhas ou mágicas, e alguns param até efeitos de monstros; isso te obriga a ativar cartas antes de entrar na Battle Phase.

       Isso tudo por causa do que chamamos de open state, que é o momento aonde o jogador do turno pode realizar uma ação que não gera chain. Entramos em open state sempre que se entra em uma nova fase do turno, por exemplo o começo da Main Phase 1, ou quando os dois jogadores concordam em não ativar mais nenhum efeito após a resolução de uma chain; no caso da Battle Phase, a única ação que não gera chain é a declaração de um ataque. No momento que o ataque é declarado por um desses Ancient Gear, mais nenhum efeito pode ser ativado, impedindo o uso de cartas como Storming Mirror ForceForbidden Chalice ou Zoodiac Whiptail, tornando o archetype bastante forte durante a Battle Phase.

       Algumas mágicas do deck costumam ativar seus efeitos caso sejam destruídas e enviadas para o cemitério. Temos dois casos clássicos e extremamente importantes para o deck: a já conhecida Geartown e a nova carta Ancient Gear Fortress. Veja o texto das cartas abaixo:

Geartown-SR03-EN-C-1E       Geartown: “Both players can Normal Summon “Ancient Gear” monsters for 1 less Tribute. When this card is destroyed and sent to the Graveyard: You can Special Summon 1 “Ancient Gear” monster from your hand, Deck, or Graveyard.”


Ancient Gear Fortress: 
During the turn they were Normal or Special Summoned, your opponent cannot target “Ancient Gear” monsters you control with card effects, and they cannot be destroyed by your opponent’s card effects. Your opponent cannot activate cards or effects in response to the activation of “Ancient Gear” cards and effects. If this card is destroyed in the Spell & Trap Zone: You can Special Summon 1 “Ancient Gear” monster from your hand or Graveyard, also you cannot Special Summon monsters for the rest of this turn, except “Ancient Gear” monsters.

AncientGearFortress-SR03-EN-C-1E       Os efeitos destacados, apesar de muito semelhantes, tem uma diferença crucial no texto. Enquanto que o texto da Geartown começa com When…, o texto da Fortress If…; isso significa que a Geartown pode perder a sua janela de ativação, o famoso misstime. Textos começados com When exigem que a condição escrita no efeito seja a última coisa a ser cumprida na chain, ou seja, caso a última coisa a acontecer, no caso da Geartown, é que ela seja destruída. Por exemplo, se você ativar a Geartown e seu oponente ativar uma Twin Twisters em resposta, a chain se resolve de trás para frente, destruindo primeiro o campo pelo efeito da Twisters e por último resolvendo a ativação da Geartown; quando a Geartown foi destruída e tentou ativar seu efeito ela não conseguiu, pois ainda havia a ativação da própria Geartown a ser resolvida, e como vocês sabem  um novo efeito não pode entrar no meio de uma chain já criada.

       Outro ponto de atenção com a Geartown é a de que ela não ativa seu efeito caso você ative ou sete um novo campo no lugar dela. A troca de um campo por outro, por mecânica do jogo, envia a primeira carta para o cemitério e depois ativa o novo campo. Isso é relevante porque na época de lançamento da Geartown, a mecânica do jogo destruía o campo quando ele era trocado por outro, permitindo a ativação deste efeito.

Dinossauros

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       Começando a falar do deck de dinossauro, Souleating Oviraptor é de longe um dos monstros mais importantes do deck, mas existem alguns pontos de atenção no efeito dele. Primeiro vamos ao efeito dele:

SouleatingOviraptor-SR04-EN-SR-1E       “If this card is Normal or Special Summoned: You can take 1 Dinosaur-Type monster from your Deck, and either add it to your hand or send it to the Graveyard. You can target 1 other Level 4 or lower Dinosaur-Type monster on the field; destroy it, then Special Summon 1 Dinosaur-Type monster from your Graveyard in Defense Position. You can only use each effect of “Souleating Oviraptor” once per turn.

       A primeira parte é simples, mas relevante: o primeiro efeito te permite adicionar para mão ou enviar um dinossauro para o cemitério. O lugar para onde o monstro vai só é definido na resolução do efeito, não precisando declarar na ativação do efeito. Então, se seu oponente ativar Mask Change trazendo o Masked Hero Dark Law em resposta ao efeito do Oviraptor, você pode mandar o dino para o cemitério, banindo ele ao invés de correr o risco de perder uma carta importante da mão.

       Para o segundo efeito, precisamos olhar o texto de duas cartas: Petiteranodon Babycerasaurus.

       Babycerasaurus:If this card is destroyed by a card effect and sent to the Graveyard: Special Summon 1 Level 4 or lower Dinosaur-Type monster from your Deck.

       Petiteranodon: “If this card is destroyed by a card effect and sent to the Graveyard: Special Summon 1 Level 4 or higher Dinosaur-Type monster from your Deck, but it cannot attack this turn.”

Babycerasaurus-SR04-EN-C-1E       O efeito dos dois bebês são bem parecidos, e mais importante, são obrigatórios, o que significa que eles não tem como perder o tempo de ativação (sem misstime aqui galera). Entretanto, não quer dizer que sempre você pode ativar os efeitos deles.

       Como alguns de vocês sabem, existem diferenças entre as regras do jogo no OCG, no TCG Europeu e no TCG Americano, que é aonde a gente se encontra. Segundo as nossas regras, uma carta para ativar seu efeito precisa cumprir sua condição e permanecer no lugar em que essa condição se cumpre. O que isso significa?

       Voltemos para o Oviraptor, olhando seu segundo efeito de renascer um monstro. Apesar de não ter um custo, o monstro a ser renascido só é escolhido na resolução do efeito, permitindo que você traga de volta o próprio monstro que você deu alvo no campo. Isso é relevante, pois no OCG uma das jogadas mais comuns é dar alvo em um dos dois bebês do campo, destruí-lo e renascer ele mesmo para depois ativar o efeito do bebê, deixando um bom alvo de destruição para um True King ao mesmo tempo que se traz um outro monstro para se fazer um Xyz ou Synchro; o problema é que essa jogada não é legal pelas nossas regras, obrigando você a renascer um dinossauro diferente do bebê que você destruiu para ativar o seu efeito no cemitério.

       Outra interação semelhante é com outra carta do deck, o campo Lost World. Vamos ao efeito:

LostWorld-SR04-EN-SR-1E       “All monsters on the field lose 500 ATK and DEF, except Dinosaur-Type monsters. Once per turn, if a Dinosaur-Type monster is Normal or Special Summoned (except during the Damage Step): You can Special Summon 1 “Jurraegg Token” (Dinosaur-Type/EARTH/Level 1/ATK 0/DEF 0) to your opponent’s field in Defense Position. While your opponent controls a Token, they cannot target monsters on the field with card effects, except Tokens. Once per turn, if a Normal Monster(s) on the field would be destroyed by battle or card effect, you can destroy that many Dinosaur-Type monsters in your hand and/or Deck instead.

       O último efeito do campo te permite destruir um dinossauro do deck ou da mão no lugar de um monstro normal no campo, seus ou do seu oponente. Oviraptor interage muito bem com o campo porque ele destrói qualquer dino no campo, inclusive do seu oponente, pelo seu efeito de renascer, e Lost World cria tokens dinossauros para o seu oponente.

       Parece perfeito: ativo Lost World, invoco Oviraptor, crio o token, efeito do Oviraptor dando alvo no token, destruo um bebê do deck e ainda renasço um do cemitério. Então, parece. O efeito do Oviraptor precisa destruir o monstro alvo para então trazer o monstro do cemitério; ou seja, pelo efeito da Lost World o token não foi destruído, e sim um monstro do seu deck, logo não se cumpre a primeira parte do efeito do Oviraptor, e consequentemente não se resolve o segundo.

Resumo da ópera

       Cartas novas sempre nos traz novas dúvidas de regras, e quando se trata de decks aonde um é um forte candidato a ser uma ameaça real para o metagame, enquanto que outro tem um grande potencial de OTK, é muito importante resolver algumas situações que podem ser frequentes. E, como deu para ver, várias delas são mais complexas do que se imagina, então sempre tenha cuidado, e na dúvida chamem o juiz.

       E agora que todo mundo já sabe o básico para usar os decks em relação a regras, não deixem de conferir no site da loja as avulsas e os decks selados! Até a próxima!

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