Enfrentando Spell/Traps!

05/07/2017 Rodrigo Torres

2017-07-05

      Apesar de esse final de semana ter sido o nosso WCQ(Vulgo Continental), infelizmente um dos maiores lançamentos do ano, entre os 3 com certeza, será essa sexta agora, Battle of Legends: Light’s Revenge. E para quem pensa que essa coleção é apenas um mar de repritns poderosos e excelentes, existe alguns lançamentos exclusivos da coleção que são absurdamente relevantes.

HarpiesFeatherDuster-TP8-EN-SR-UE      Os principal ao meu ver, até qual me fez escolher escrever esse artigo, foram os Timelords, mas mais em específico o Zaphion, the Timelord, a Time Maiden, e o Vision Hero Witch RaiderTalvez uma das maiores diferenças do OCG para o TCG é que na banlist asiática existe a Harpie Feather’s Duster, que é uma mágica que ao ativar você destroi todas as mágicas e armadilhas do oponente. Sem essa carta presente no nosso formato, muitos decks fazem alguns campos de bichos relevantes mas poucas quantidades e preenchem a coluna de trás, fazendo o famoso “agora seto 5 e passo”.

      Tanto o Zoodiac faz isso com um Drident na frente, quanto o True Draco faz isso com um Master Peace, e ambas as jogadas são absurdamente fortes, já que além do monstro no caminho ser problema, as coisas que o monstro não daria conta são contidas pelas cartas atrás. Porém agora temos opções, tanto para outros decks quanto para os próprios True Draco e Zoodiacs, então vamos a elas e dividirei em duas partes.

– Os Timelords

5Dx151_The_Life_Tree      Começando um pouco com a origem do arquétipo, os 10 Timelord principais são baseados na “Árvore da Vida”, o simbolo místico da Kabbalah conhecido como “Sephirot”. Os Timelords são robôs-armadura com faces em telas em seus corpos. As armaduras são controladas pelos anjos que as habitam. Também baseados nessa mesma Árvore da Vida foram os Qliphorts!

      Agora indo para os Timelords, temos 6 membros: Kamion, Lazion, Metaion, Sadion, Sephylon e Zaphion, todos Timelords, e a Time Maiden que faz parte do arquétipo. Os que já tinhamos era o Sephylon e o Metaion, o último já participou bastante vezes do cenário competitivo. Os Timelords são Fairys lv10, e todos os Timelords tem o seguinte efeito: Não podem ser special summons do deck, e se você não controla monstro você poderá invocá-lo sem tributo, e não podem ser destruído por efeitos e por batalha, e você não sofre danos de batalha envolvendo eles. Além disso na sua Standby retorne ele para o deck. E então, cada um tem um efeito distinto que é ativado após batalhar, que irei listar agora:

  • Kamion: Embaralhe 1 carta que seu oponente controla no deck e de 500 de dano. Esse efeito não pode ser respondido.
  • Sadion: Se sua vida for menos que 4000, torne-a 4000.
  • Lazion: Embaralhe todas as cartas do cemitério do seu oponente no deck. Uma vez por turno se o seu oponente comprar uma carta ele toma 1000 de dano.
  • Zaphion: Embaralhe todas as mágicas e armadilhas que seu oponente controla no deck.

TimeMaiden-BLLR-EN-ScR-1E      E além de todas essas, temos a Time Maiden: Se você não controla monstros pode dar special summon dela da sua mão. Ela é contada como 2 tributos para um tribute summon de um Timelord. Você pode tributar-la para adicionar 1 Timelord com 0 de ATK do seu deck para a mão. Pode removê-la do cemitério para dar special summon de 1 Timelord do deck ignorando as condições de summon, e se ativar esse efeito não poderá fazer special summons esse turno.

      Agora já apresentadas as cartas vamos ao ponto que interessa. Como você deve ter reparado no titulo do artigo e já deve imaginar agora, o destaque aqui fica para o(ou a?) Zaphion. No cenário competitivo atual como eu disse há muitos decks que fazem o invoca o monstro e seta o resto da mão, e isso acontece muito também quando se enfrentam jogadores ruins, trazendo um desequilíbrio na habilidade do jogo. Muitos decks não dependem mais do normal summon comum, e hoje contêm muitas outras formas de fazer jogadas. Já que hoje o jogo também é muito decidido no dado, essas cartas vão fazer a cara do jogo poderem dar uma mudada.

ZaphiontheTimelord-BLLR-EN-1E-OP

      Nem sempre consegue invocar mas quando consegue… Zaphion seria uma das melhores cartas hoje para se enfrentar o Zoodiac, e por que? Simplesmente ele não pode ser destruído pelo Drident, apenas temendo uma Zoodiac Whiptail da mão, e fazendo com que volte todas as spell/traps do oponente atrasando muito o jogo dele. E já que temos muitos Dark Holes e Raigeki por aqui, um simples ataque e depois ativar uma carta dessa significa que seu oponente não terá os My Body As a Shield da moda atrás, trazendo um prejuízo muito grande para aquele jogador que quando vê uma mão rosa acha que já deve colocar ela toda virada para baixo no campo.

      O uso da Time Maiden pode ser necessário se os seus torneios for repleto de jogadores assim, e a força de uma sequência de Zaphion com uma Zoodiac Barrage é extraordinária, simplesmente a mesa vira de uma forma que possivelmente não será reversível. No caso do True Draco, ele consegue tranquilamente tirar as cartas do oponente para depois usar as suas mágicas e armadilhas que permitem extra normal summons, sem ter problemas com a restrição do Timelord. E caso o jogador tenha optado por usar a Time Maiden, ele também poderá usar algumas Techs como o próprio bom e velho Metaion, the Timelord, qual volta os monstros no campo para a mão, ou para o extra deck caso sejam de lá, mesmo que não seja tão bom contra o True Draco, ele pode ser mortal contra o Zoodiac já que ele não será destruído por uma Solemn por exemplo.

– Vison HERO Witch Raider

      Agora pulando para o nosso Vision Hero (infelizmente não coloquei a Lore dos Heros por ser imensa demais), o nosso destaque da coleção fica para o Vision HERO Witch Raider, que tem a função semelhante ao Zaphion. O Witch Raider, Lv8 Warrior DARK, 2700/1900, tem o seguinte efeito: Você pode fazer o tribute summon deste monstro tributando armadilhas que você controla tanto quanto monstros. Quando essa carta é normal summon você pode destruir todas as armadilhas e mágicas que seu oponente controla, o turno que você invoca ele você só pode dar special summon de HEROs.

VisionHEROWitchRaider-BLLR-EN-ScR-1E      Só pela restrição dele já vemos em que deck ele será usado. Apesar de diferente do Zaphion que não pode ser destruido, o Witch Raider tem outros poréms. Para o seu deck atual, no caso o True Draco, ele pode tirar muita vantagens de várias coisas. A primeira é poder tributar duas armadilhas True Draco, destruindo 2 monstros do oponente e todas suas armadilhas e mágica, algo que se não houver uma Solemn ali atrás pode ser o fim do jogo. E um outro fato muito forte desse monstro é que ele não pede Armadilhas continuas iguais os True Dracos, então em horas mais desesperadas ou em uma Mirror Match, aquela Dimensional Barrier poderá ganhar muito valor em vez de ser apenas uma carta morta. E já que o deck não depende dos summons normais do turno, poderá ser ajudado também para interagir com as demais cartas True Draco. Geralmente na match contra os True Draco são usadas cartas como Twin Twisters ou principalmente a Cosmic Cyclone, o que torna a ativação delas algo perigoso e arriscado. E mesmo em uma mirror-match de True Dracos, a ativação do Witch Raider faz com que tanto o Ignis Heat e o Dinomight sejam obrigados a adicionar as cartas para a mão, pois mesmo se ative em resposta e leve uma cartas sua, a abertura que é dada é forte demais já que o oponente não poderá invocar bichos no seu turno, permitindo você jogar com o deck fazendo o que ele foi feito para fazer, e seu oponente não.

      Talvez o ponto fraco de ambas as cartas além de seus normal summons seja o fator da alta quantidade de Hand Traps presente no jogo. Tanto as atuais como Ash, Ogre, Maxx C, no formato de Link haverão outras para os Links, fazendo os decks perderem dependências de defesa em formas de armadilhas, usando as apenas ditas como Super Trunfos, como Imperial Order.

2017-06-16

      Agora que essas cartas existem no jogo, mesmo sendo comuns ou não e apenas cartas de side deck na teoria, força muito o jogo a entrar em um estado grande de habilidade, fazendo com que o jogador saiba muito melhor usar suas cartas, saber o que deve colocar para uso ou segurar em sua mão, coisa que existia na época de Exciton e Heavy Storm. Ambas estarão presentes e disponíveis já para o DSC de Julho, será que vão fazer diferença ou o formato já está consolidado? Finalmente seria o fim das gigantescas vantagens por apenas ganhar no dados? Veremos!

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feito por F E R A