Decidindo o Side Deck!

15/05/2017 Rodrigo Torres

2017-05-15

      Estamos na reta final de preparativos para o Nacional brasileiro e deixei para escrever esse artigo em cima da hora para analisar side decks do YCS Pittsburgh, torneio grande e relevante que aconteceu ontem e assim teríamos as escolhas mais atualizadas para os sides e os metacalls. Os metacalls em si já eram meio que premeditados: Zoos e variantes, True Dracos, Metalfoes e talvez algo de Invoked, porém o YCS mostrou uma outra realidade para o game, do top 32, 32 decks usavam Zoodiacs! Não me recordo de outra vez que uma engine pegou todos os espaços de um top, mostrando quem é o deck a ser batido.

      Sobre nosso artigo, ele irá ter uma estrutura diferente dos demais de side, a ideia é comparar cartas que fazem resultados semelhantes porém diferentes ao mesmo tempo. Parece confuso, mas ao ler vocês vão entender! Agora vamos ao side!

– O conceito

Db1-db035Monstros: Os monstros estão tendo um papel que provavelmente seja o mais importante, as Hand Traps fazem com que não aconteça uma das coisas que está sendo mais frequente e irritante no nosso card game nos dias de hoje, assistir seu oponente jogar. Provavelmente você que está lendo esse artigo já se deparou com turno infinito do oponente enquanto você mandava msg para o contatinho ou já marcava a janta a noite, pois de repente tinha um tanto “livre”. A falta do Maxx “C” faz com que jogadores corram atrás de muitas hand traps tornando elas muitas vezes main decks, mas mesmo assim comentarei todas aqui.

Mágicas: A grande maioria das spells do jogo já estão no main deck, então as que se encaixam de side seriam aquelas que por opção foram deixadas de fora do main. Algumas opções serão mostradas, mas a grande maioria está está focada em monstros e armadilhas.

Armadilhas: Talvez pela primeira vez no jogo as armadilhas estão servidos para irem em segundo! Tirando duas em específicos que comentarei, a grande maioria das armadilhas hoje estão tirando proveito de ser segundo. Mirror Forces, Torrentials e dentre outras estão controlando o jogo após o jogador tirar grande vantagens. Seu único ponto contra é o lançamento do exclusivo Tornado Dragon, que pode tirar grande vantagem de o jogador abrir o turno 1 fazendo ele, contra essas armadilhas.

– As opções

Ghost Ogre & Snow Rabbit:

      Talvez a única hand trap que não tenha uma concorrente direto, a Ghost Ogre pode não ser das melhores cartas porém a questão que como praticamente todas as hand traps boas tem a cláusula de Once per Turn ter outros tipos de hand trap facilita bastante na hora de jogar. Até por que hoje muitos decks jogam encima de campos e cartas continuas como o Zoodiac e o True Draco.

 Ash Blossom & Joyful Spring VS Droll & Lock Bird

DrollLockBird-OP01-EN-SR-UE      Muitas pessoas acham que a função aqui seja semelhante e apenas difere no valor. Se engana, pois apesar de uma ser muito mais barata que outra, ela pode acabar realizando uma função muito melhor, vamos aos exemplos: Você está enfrentando um ZooDraco e seu oponente começa ativando uma Dragonic Diagram/Terraforming e você acha viável negar com sua Ash Blossom, em seguida ele dá normal summon do Ratpier e faz o combo comprando 4 cartas na sua cara e aquela Diagram ainda estando em campo. Se você tivesse usado um Droll & Lock logo na terraforming, provavelmente ele não faria nem +1, apenas um Zoodiac Drident da defesa e seguraria o jogo. Se agora você começa achar o Droll & Lock melhor, pense enfrentando um deck de Dinossauro, ele começa o turno destruindo um Babycerasaurus com uma Diagram e você só poderia dar depois de ele adicionar o Lithosagym e dar efeito do Babycerasaurus, provavelmente fazendo quase o combo completo do deck, enquanto se fosse uma Ash você poderia parar o Babycerasaurus e talvez faria ele passar o turno. Não há uma das duas certas a usar, veja o que seja melhor em seu deck e o que tem disponibilidade e melhor agrade seu gosto.

Artifact Lancea/Necrovalley vs D.D. Crow/Soul Release

      Apesar de eu ter colocado a Soul Release, não faz sentido eu falar sobre ela separadamente. Aqui a ideia é simples, existem muitos decks que combam e fazem jogadas mexendo em seu cemitério. Lancea e Necrovalley impedem das coisas de acontecer, parando geralmente por um turno, tempo suficiente para dar o out ou esperar o Lancea, enquanto D.D. Crow e Soul Release função na hora quebrando uma peça importante do jogo. Necrovalley provavelmente seja o mais fácil de contornar porém definitivamente é a mais forte, enquanto Lancea atrapalha menos decks mas é o mais problemático de se tornar nesses decks. D.D. Crow remove apenas uma, mas por ser uma hand trap pode quebrar até combos do Zoodiac e Invoked, e até atrapalhando o Paleozoic e aquela Fairy Tail – Snow. Soul Release remove várias cartas podendo queimar todos os grandes Infernoids e multiplas Snows, porém o fato de ser uma magia normal a torna muito lenta e sem poder dar em resposta a torna facilmente contornável. Existem 4 opções para lidar com decks que jogam com grave, qual vai ser sua opção?

Denko Sekka vs Royal Decree

DenkoSekka-MP15-EN-UR-1E      Apesar de por um lado essa comparação pareça estranha, no fundo ela não é tanto. Bem simples, existem decks que precisam do seu normal summon tornando a Denko Sekka inviável, enquanto outros decks usam pendulums ou barrages… Porém, ainda a Royal Decree é uma forte opção pois não é destruída em batalha e a queda em cartas que removem mágicas e armadilhas.

Cosmic Cyclone vs Mystical Space Typhoon(mst)

      Outra comparação que parece absurda. Como uma carta de mais de 100 reais pode ser comparada a uma de 2? Bom, a questão além da restrição financeira pesa para outros lados também, enquanto a Cyclone come decks como True Dracos, a MST ajuda alguns decks combarem como o Metalfoes, e contra os True Dracos, dado no momento certo ela pode ser tão eficaz quanto a Cosmic Cyclone sem perder pontos de vida. Ambas são importante no jogo atual por causa da interação com os campos, que o jogo está bastante encima.

Dark Hole vs Interruped Kaiju Slumber

      Poderia colocar o Raigeki também ao lado de Dark Hole já que a idéia dessas cartas são as limpezas de monstros. Dark Hole e Raigeki são bem semelhantes já que os decks podem criar grandes campos, então até o Dark Hole que você pode vir a perder algum bicho, continua sendo muito forte. Já a Kaiju Slumber pode trazer mais poder de ataque para o campo já que é fácil tirar um monstro vulnerável do oponente enquanto você ganha 3300 de atk. Talvez o fator mais marcante aqui seja o fato de Kaiju Slumber poder ser parada pela Ash Blossom, algo que pode ser crucial na escolha, apesar do grande resultado que Kaijus Zoo estão tendo pós Maximum Crisis.

Mask of Restrict vs Fog King

      Claramente contra a match do True Draco puro, Mask of Restrict e Fog King tem o mesmo efeito, ambos não podem fazer tribute summons. A diferença de um pro outro? Bêm, o true draco puro tem o out para ambos com a sua armadilha True Draco Apocalypse destruindo uma spell true draco(para Mask) ou uma armadilha true draco(para Fog King). Talvez a Mask of Restrict leve uma pequena vantagem por não precisar gastar o normal, mas é uma batalha bem equilibrada.

Anti-Spell Fragrance vs Unending Nightmare

   UnendingNightmare-MACR-EN-ScR-1E   Essa é complicada a escolha, pois pode tudo dar errado e tudo dar certo. Unending Nightmare é uma nova armadilha secret da coleção Maximum Crisis, que é usada para lidar com mágicas e armadilhas face-up no campo. Já a Anti-Spell é velha conhecida, obriga os jogadores a setar suas mágicas as tornando armadilhas e atrasando por um turno. Parece simples a escolha e concordo que seria em outros formatos, mas a quantidade de cartas contínuas que está presente no metagame atual impressiona e o que faz a Unending ter um valor muito maior do que ela teria tido em outra épocas, outra escolha realmente difícil de fazer!

As Mirror Forces

Normal, Storming, Blazing, Quaking e Drowning. Hoje temos 5 tipos diferentes de Mirror Forces no jogo cada uma com sua funcionalidade. Uma excelente carta para ir em segundo já que o Zoo dificilmente consegue tirar as backrows(mágicas e armadilhas)  setadas. Cada deck vai tirar mais proveito de cada, a maior duvida é entre Storming e Normal, que em teoria hoje a Mirror Force normal seria a melhor escolha porém pode tomar My Body As a Shield, e a Storming não seria tão boa por que seguiria dando monstros para o True Draco.

Bônus: Abyss Dweller

      A única possível carta de se adicionar no side hoje em dia, já que o extra deck de todos os decks é absurdamente apertado, é o Abyss Dweller. Muito forte contra o True Draco e o Dinossauros, faz com que suas defesas colem contra esses decks e os impeça de tirar vantagens de suas cartas. Como não é algo necessário para algumas matchups e apenas bom quando começa, muitos jogadores optam por deixá-lo de side.

      Aqui abordei um pouco de cada funcionalidade e mostrando uma coisa muito interessante que está acontecendo no jogo, diversas opções de sides com funções semelhantes e que se adaptam ao estilo de jogo e ao deck. Outras jogadas podem aparecer essa semana e outras techs que aconteceram nesse último final de semana. Vale a pena dar aquela olhada por todo lugar e continuar acompanhando o blog e nosso canal de Youtube. Termino por aqui e nos vemos no Nacional galera, uma boa sorte a todos!

Comentários

feito por F E R A