Cyberse! O primero deck Link

24/07/2017 Rodrigo Torres

2017-07-24

Draconnet-YS17-EN-C-1E      Pós esse primeiro final de semana da nova master rule entrar em vigor, muitos lugares já tiveram seus primeiros resultados da mecânica Link. Como muitas pessoas puderam reparar, nesses primeiras semanas será uma tortura para o jogo, pelo fato de que temos apenas 3 monstros Links(os 3 do Starter) e a partir dele teríamos que fazer as jogadas. Em meio a minha navegação pela internet e vendo resultados alheios pela internet, me deparei com um deck criado por um famoso jogador no estados unidos(Doug Zeeff) que abusava das cartas do Starter e de um outro arquétipo já consagrada, os Phantom Knights. Então agora os apresento o primeiro deck Link possível de se fazer, Cyberse PK!

      Creio que para muitos esse vai ser a primeira vez que irá ver um deck focado em Links e Cyberse na vida, e com certeza terá alguns estranhamentos, mas nada muito complicado de se entender. A idéia veio a partir do que construir para Links usando os primeiros Links e Cyberses, e uma forma de abusar deles, então vamos à decklist para explicar melhor:

Monstros: 24Bitron-YS17-EN-C-1E

3x The Phantom Knight of Silent Boots
2x The Phantom Knight of Ancient Cloak
2x The Phantom Knight of Ragged Gloves
3x Draconnet
3x Bitron
3x Linkslayer
1x RAM Clouder
3x Blackwing Gofu – the Vague Shadow
3x Ghost Ogre & Snow Rabbit
1x Maxx “C”

Mágicas: 10
2x Pot of Desires
3x Allure of Darkness
1x Foolish Burial
1x Soul Charge
1x Reinforcement of the Army
1x Raigeki
1x Mind Control

Armadilhas: 6
3x Phantom Knight’s Fog Blade
1x Phantom Knight’s Wing
1x Solemn Warning
1x Imperial Order

Extra Deck: 15

2x Decode Talker
2x Honeybot
3x Link Spider
1x Psy-Framelord Omega
2x Leviair the Sea Dragon
1x Number 47: Nightmare Shark
2x The Phantom Knights of Break Sword
1x Dark Rebellion Xyz Dragon
1x Dante, Traveler of the Burning Abyss s2

      Bom, em começo já digo, talvez esse não seja um dos maiores decks competitivos que você irá ver, e nem a melhor das decklists, fique livre para fazer adaptações para os torneios que você frequenta, mas de uma lida para saber a onde você poderá mexer e onde deverá mexer.

– Os Phantom Knights!

ThePhantomKnightsofSilentBoots-WIRA-EN-SR-1E      Para a grande maioria dos jogadores, essa parte não tem novidade alguma. Apenas 7 PKs são necessários até por que o deck é cheio de normal summons e não é mais possível jogar vários Leviairs no campo, então a quantidade foi reduzida para apenas otimizar as jogadas. A funcionalidade dos PKs servem para um controle de campo, seja destruindo com os Break Swords, seja com as Fog Blades, a idéia é sempre ter mais monstros e aumentar o volume de jogo, sem permitir que o oponente faça o mesmo.

      Além disso eles servem para encher o campo de Ranks 3, e assegurar as jogadas, também servem para acelerar o jogo fazendo Dantes. O Omega ajuda bastante com os PKs, e mesmo apenas com o Gofu já se torna relevante. Se o jogador quiser, pode explorar uma build usando Instant Fusion e Sea Monster of Theseus, para usar mais Omegas. O Dark Rebellion também pode ser substituído por outros monstros Dark Rank 4, ou também usar uma The Phantom Knight’s Rank-Up-Magic Launch para fazer um Dark Requiem Xyz Dragon. As opções são grandes e essa parte é facilmente mexível, já que muitas pessoas trabalharam em variantes com PKs, ainda mais as versões do PK Thunder(sem Burning Abyss), já mostraram que os PKs também são bastante relevantes.

– Os Cyberses!

      Aqui é onde a brincadeira começa ficar legal e o deck começa a dar sua identidade. Dividirei em duas partes, Cyberses do Main e Cyberses do extra, explicarei carta por carta e suas interações! A principal parte que deve ser entendida é que só com os Cyberses é possível se jogar, sem a dependência de fazer Ranks 3. O primeiro destaque vem para o Draconnet, a Tour Guide do seu deck. Ele é uma carta poderosa para o deck: Lv3, Dark, Cyberse, 1400/1200, eff: Quando é normal summon, você pode invocar do seu deck ou da sua mão, 1 Level 2 ou menor Normal Monster da sua mão ou deck em defesa. Ele fará você fazer tanto uma Link Spider como uma Honeybot de graça. Além disso ele é um excelente alvo para a Allure of Darkness caso aparece em muitas quantidades em sua mão. Seu alvo no nosso deck é o Bitron, que poderiamos usar qualquer Normal Monster, mas usaremos o Bitron para poder fazer a Honeybot. Comprar o Bitron não é o pior dos mundos, já que se tiver um Gofu a Link Spider(feita com o Token) poderá dar special summon do Bitron da sua mão e mesmo assim fazer grandes jogadas, mesmo tendo “comprado uma carta ruim”.

Linkslayer-YS17-EN-UR-1E

      O próximo monstro, e esse merece um grande destaque no deck, Linkslayer: Lv5, Earth, Cyberse, 2000/600, eff: Se você não controla monstros, você pode dar special summon desse monstro da sua mão. Uma vez por turno: você pode descartar até 2 cartas da sua mão e então dê alvo em mágicas e armadilhas a mesma quantidade descartada; destrua elas. Falar em Phantom Knights é falar em descartes como Twin Twisters, mas o que seria melhor do que um Twin Twister com pernas, 2000 de atk e Cyberse? Se entrasse por special summon claro, e o nosso Linkslayer faz tudo que precisa ser feito. Desde que o deck foi anunciado sempre achei essa carta diferenciada e que poderia surgir no cenário competitivo. Uma daquelas cartas que você quer sempre ver indo segundo, até por que um Linkslayer em conjunto com um Draconnet te permite fazer qualquer Link monster que temos no deck hoje.

RAMClouder-YS17-EN-SR-1E

      O RAM Clouder é o nosso ultimo Cyberse, Lv4, Light, 1800/1000, eff: Você pode tributar 1 monstro e dar alvo em 1 Cyberse no seu cemitério: Dê special summon dele. Só pode usar esse efeito uma vez por turno. Apesar do seu efeito parecer bem poderoso, seu level não ajuda muito, 4, e não consegue interagir muito com o resto do deck, apesar de ter fortes combos com demais cartas. A maior utilidade do RAM Clouder é renascer principalmente a Honeybot, que irá para zona de monstro normal e liberará mais zonas para invocações do Extra Deck, e para o combo que veremos a seguir.

      Blackwing – Gofu é nosso acesso aos Links, como já vimos no artigo de semana passada, então não há muito o que colocar sobre eles aqui. As Hand traps também ficam a critério do jogador, mas sempre dando destaque à necessidade do Maxx “C” em cenários competitivos.

– Os Links Cyberses

Honeybot-YS17-EN-SR-1E      Aqui é uma parte que talvez não precise de muita explicação, já que como deve ter notado a idéia é fazer quanto mais monstros desses possíveis, mas há um ponto que deve ser notado: Todo mundo saber o poder do Decode Talker e seu efeito, sabe a utilidade da Link Spider, porém agora o pior atual Link, Honeybot, ganha um grande destaque nesse deck. Honeybot: Link 2, 2 Cyberse Monstes, 1900 atk, Light, eff: Nenhum jogador pode dar alvo em monstros que essa carta aponta com efeitos de cartas, e esses monstros não podem ser destruídos em batalha. O efeito dessa carta é ótimo, não precisa conhecer muito o jogo para saber disso, apenas com cartas como Torrential Tribute, Dark Hole e Raigeki, é possível tirar os monstros quais a Honeybot aponta, ou tirando ela primeiro e ai vem a diversão do deck… Com o RAM Clouder, é fácil de renascer uma Honeybot que você usou para fazer a outra, e fazer uma Honeybot apontar para outra, e ambas apontarem para um terceiro e quarto monstro! Fazendo uma barreira praticamente indestrutível pelo meta atual e dando a possibilidade do jogador fazer todas as jogadas tranquila e cadenciar o jogo da maneira que preferir. Essa talvez seja uma carta que você queira usar até 3 cópias no seu deck. Dridents, Master Peaces, Forbidden Chalices, True Draco/King traps, nada será mais problema para você com esses Links em campo. Como se o Decode Talker já não fosse problema suficiente para o seu adversário!

PSYFramelordOmega-HSRD-EN-ScR-1E

      Os demais xyzs que restam se encaixam com a estrutura dos PKs, muito forte abusando de Leviair ainda mais quando não pode ser destruído e conseguirá dar os dois efeitos caso esteja sob proteção das Honeybots. O Omega é feito usando geralmente o Gofu, e serve para flutuar em seu campo dando efeitos e se possível voltando às cartas removidas para o cemitério, no caso, todas as cartas PKs, armadilhas e monstros. E o último e que não pode faltar… Despensa apresentações, Dante serve para acelerar e por ser o melhor Xyz que detacha no turno 1.

– Mágicas e Armadilhas:

MindControl-PGLD-EN-GUR-1E      Essas aqui não precisam de apresentação alguma. Claro que o jogador pode escolher quais preferem, então eu creio que as melhores e mais necessárias a se deixar sejam: As Fog Blades, Imperial Order(pode ser protegida pelo Decode Talker), Mind Control que é uma carta que auxiliam e muito para fazer Links, e Soul Charge, carta que ainda vai ser banida nessa era Link. As demais pode ficar a gosto do jogador, apesar que a escolha feita nessa decklist eu mesmo creio que seja a ideal, até porque todas tem bastante sinergia com o resto do deck.

      Talvez esse não seja o deck para você montar e ganhar tudo por uns meses, mas definitivamente é um deck para você montar hoje e no mínimo se divertir bastante com essa nova mecânica. Talvez aqui seja sua primeira experiência do poder que os Links tem e como essas 3 cartas iniciais são boas apesar de introdutórias. É até engraçado falar, mas é um deck que me diverti depois de um tempo nesse jogo, e que responde bem ao meta. Talvez veremos ele até nós próximos eventos, apesar da dificuldade de encontrar os PKs do main deck, mas as cartas do extra estão de fácil acesso graças aos reprints. PS: Fico feliz de finalmente não precisar falar dos Zoodiacs!

Comentários

feito por F E R A