Curva Competitiva – Sides Genéricos

07/11/2016 Rodrigo Torres

sides genericos

      Hoje iniciaremos uma série de artigos focado no cenário competitivo. A idéia dessa série é trazer uma abordagem mais fácil e direta para jogadores novos e até mesmo jogadores experientes que querem uma análise e um estudo sobre o cenário competitivo. Traremos tech cards, teorias de side, lançamentos que mudam o jogo, e tudo mais relacionado ao metagame em si. Lembrando que por se tratar de um artigo mais focado no cenário competitivo, eu não colocarei os efeitos todas as cartas nos textos, mas há o nome delas para você possa pesquisar alguma mais a fundo.

      Side deck sempre foi uma peça chave para qualquer jogador ganhar torneios, desde a escolha das cartas à escolha do que sai do main deck e do que entra. Algumas pessoas acreditam que o torneio só está realmente sob seu controle no momento que você escreve sua decklist, e se isso é verdade, não podemos errar enquanto o jogo está sob nosso total controle.

      Com um dos metas mais variados que já existiu no jogo, e todos os decks equilibrados por cima, Side Deck se torna algo muito complexo de fazer. Desde a seleção de cartas, que é o tópico que abordaremos nesse artigo, até o que entra ou sai do main deck, mostrarei que existem cartas que podem ser extremamente versáteis e genéricas, e quais cartas deveriam ser usadas com maior prioridade já que podem ser devastadoras contra diversos decks. Dividirei as cartas por suas funções e tipos, “Hand traps”, monstros floodgates, magias, armadilhas anti-decks e armadilhas floodgates. Floodgates são as cartas que limitam alguma ação no jogo, impedem alguma mecânica, exemplo Vanity’s Emptiness, uma floodgate que controla os Special Summons.

      Para ajudar em um parâmetro, colocarei a efetividade ao meu ver dos decks atualmente que mais se destacam no jogo, os decks são: ABC, Blue-Eyes, PKBA(e variações), Majespecter, Metalfoes, Heralds e o novo deck Froggiozoic.

– Hand Traps:

Hand Traps

      Talvez hoje as cartas de maior importância, tanto que muitas já são usadas nos Main Decks, as hand traps são o destaque do jogo atualmente. Nesta parte colocaremos cartas como Maxx “C” pois apesar de serem comuns em main decks, não são cartas dos arquétipos dos decks.

Ally of Justice Cycle Reader vs D.D. Crow: São as Hand traps que removem cartas do cemitério do oponente, D.D. Crow tem a vantagem de ser Dark, remover qualquer carta, até magias como a Return of the Dragon Lords, e podendo ser qualquer monstro. Seu rival Cycle Reader remove apenas monstros Lights, porém remove 2 cartas. Em um Meta com 2 decks Tier 1 que usam somente monstros Lights(ABC e Blue-Eyes), e um deck Tier 2 (Herald/Cyber Angel) Cycle Reader acaba se destacando um pouco mais por também ser buscável pelo efeito de Gear Gigant X em decks Machines.

Cycle Reader é forte contra: Blue-Eyes, ABC e Herald, fraco contra Majespecter, Metalfoes e Froggiozoic.
D.D. Crow é forte contra: PKBA, Froggiozoic e ABC, fraco contra Majespecter e Metalfoes.

Maxx “C”: Praticamente básica para qualquer deck, Maxx “C” é a carta mais segura para quando não se começa o jogo. Ela é uma carta muito equilibrada já que não impede o jogador de fazer jogadas, apenas o pune fazendo com que ele seja muito mais cauteloso. Não há muito oque falar do Maxx “C”, ele é forte em todos os pontos, o único caso que podem acha-lo fraco é no caso de o jogador compra-lo muito tarde, mesmo assim, continua uma carta importantíssima.

Maxx “C” é forte contra: Praticamente todos os decks, porém não há garantias que irá ganhar apenas por te-lo na mão.

Ghost Ogre & Snow Rabbit: Ghost Ogre vem ganhando muito destaque com a onda de decks pendulums e decks que abusam de cartas campos, como o ABC, e mesmo contra decks que ela é mais fraca como o BA, se dada no tempo certo pode ser muito boa.

Ghost Ogre é muito forte contra: Majespecter, Metalfoes e o ABC, é fraca contra: PKBA, Froggiozoic e Herald

Ghost Reaper & Winter Cherries vs Flying “C”: Talvez uma das mais difíceis decisão de escolha, uma permite que você pare uma carta crucial para o adversário, enquanto a outra para uma maior gama de cartas. Ghost Reaper precisa que o oponente tenha mais monstros que você oque pode ser pior caso você comece, enquanto Flying “C”não há restrições. Ambas as cartas servem para parar o Extra Deck do adversário, mas a gama de cartas que a Reaper atinge conta com Fusões e Synchros, mas geralmente apenas Uma carta se não for uma Mirror Match, diferente da Flying “C” que para totalmente os Xyzs. O fator financeiro abala bastante nesta decisão também, já que ultimamente muitos jogadores tem usado Ghost Reapers de main, tornando o valor dela altíssimo, mas isso tem se demonstrado efetivo.
Diferente das outras disputas, a efetividade de uma e outra se dá de acordo com o deck que você está jogando. Um deck que usa Majespecter – Kirin consegue fazer o Flying “C” ficar voltando para a mão do dono melhorando sua efetividade. Outro ponto importante é que a Ghost Reaper usa espaços do extra deck para derrotar as matchs variadas, fazendo com que o deck building seja mais importante.

Effect Veiler: É versátil, é tuner level 1, e apesar de sua limitação de ser apenas na Main Phase, sabendo ser usada ela pode ganhar o jogo, negando uma Tour Guide, um Swap Frog, um Manju, um Bujintei Tsukuyomi, entre outros. Talvez a mais tática e que precise de maior conhecimento do jogo, mas não se deve subestima-la.

Effect Veiler é forte contra: Blue-Eyes, ABC e PKBA, e ruim contra: Majespecter e Froggiozoic.

Kaijus: Kaiju é um arquétipo muito relevante no cenário competitivo, mas vamos focar nos três principais para sides: Radian, Gameciel e Kumongous. Radian é level 7 oque o torna forte contra Blue-Eyes já que não pode fazer Xyzs e é um monstro DARK, possível alvo de Allure of Darkness. Kumongous é Earth, também level 7, porem tem menos de 2500 de atk, oque o torna alvo de batalha fácil para todos os decks, ser level 7 também o permite ser pendulado pela maioria dos decks e podendo ser usado para Xyzs. Gameciel é level 8 oque o torna possível Xyz para o Blue-Eyes, porém ele é o que tem o menor atk e por ser Water é muito forte contra o Froggiozoic.

– Monstros Floodgates:

Monstros floodgates

Chaos Hunter: Essa é a mais nova a lista, e a coloco também como uma hand trap pelo fato de ser melhor usada no primeiro turno quando o oponente começa. Chaos Hunter é letal contra o ABC, forte contra os PKs e pode ajudar com seu level 7. Chaos Hunter é tanto Hand Trap como Monstro Floodgate.

Chaos Hunter é incrivelmente forte contra o ABC, porém é bem fraco contra outros decks que tem apenas uma carta ou outra que removem cartas.

Vanity’s Fiend: Carta atualmente muito forte contra o Meta em geral, e mais usado em decks que fazem special de um monstro como B.A.s, Photon Thrasher, Blue-Eyes Alternative, penduluns, dentre outros. Podendo ser usado em vários decks e builds diferentes ele é bem versátil pois é um possível alvo de Allure of Darkness.

As Barrier Statues: As barreiras tem aparecido no metagame de diversas formas, usadas em seus decks para abusar como monstros floodgates e até em decks próprios. Talvez o que melhor as utilize seja o Froggiozoic com a Barrier of the Torrent, fazendo parceria com o Rãalmente Demais, se tornando um Lock fortíssimo. No deck de Metalfoes eles fazem uso do Jowgen o Espiritualista com a mesma função, ou até o Fossil Dyna, ou também a Barreira de Fogo. É a opção de monstros Floodgates de normal summon e special summon.

– Cartas Mágicas:

spells

Raigeki, Dark Hole e Interrupted Kaiju Slumber: As magias de destruição em massa, Raigeki e Dark Hole são versáteis já que todo deck tira vantagem de destruir os monstros floodgates, sendo assim formas fáceis de tirar Chaos Hunters, Vanity’s Fiends, Dark Laws, dentre outros do campo. A Kaiju Slumber além de destruir o campo permite invocar monstros que podem beneficiar o jogador, e ter um Kaiju no próximo turno com seu efeito do cemitério.

System Down: Carta que devasta o ABC e serve contra outros decks como o Kozmo. Mata qualquer deck machine que enfrentar e nunca é morta quando comprada. Geralmente letal contra o ABC, está sendo usadas em múltiplas pela quantidade do deck no formato.

Book of Eclipse vs Swords of Concealing Light: Enquanto Eclipse é quick-play e pode ser ativada no turno do oponente para parar uma jogada, a Concealing Light pode ser usada para segurar o jogo e sem virar os seus monstros para baixo. Ambos são cartas fortes contra os monstros Floodgates e que tem problemas para serem destruídas, e também forçam cartas que podem ser ativadas em resposta como o ABC Dragon e a Beatrice lady of the Eternal. Apesar do Eclipse poder ser usado no turno do oponente, ele também vira seus monstros e o oponente pode ter draws, enquanto a Concealing Light pode ser destruída por Twin Twisters. Cada uma tem seus pros e contras, depende do deck que está usando.

Mirror of the Ice Barrier: Uma carta controversa, talvez seja pouco usada pela dificuldade de acha-la. Mirror of the Ice Barrier é versátil, podendo ser usada contra o Blue-Eyes em resposta ao White Spirit Dragon, em resposta ao seu efeito na end phase, Beatrice que tenta interromper uma jogada com um Farfa, o ABC Dragon, Majespecter – Tornado, também na mesma situação. Uma carta muito forte contra diversos decks, que pode pegar de surpresa, e que tem seu lado melhor em não dar alvo.

– Cartas Armadilhas anti-decks:

traps

Mischief of the Gnomes: Podendo ser usada duas vezes, ou enviada para o cemitério com a Card of Demise, a Beatrice e o Paleozoic Marella, é versátil contra diversos decks, podendo segura-los por um turno. Para os decks tier 1, segurar o oponente por um turno geralmente é fatal.

Artifact Sanctum(e Artifact Scythe): Uma forma bem tradicional e segura de lidar com decks que abusam do Extra Deck. Invocar um monstro level 5 com 2200 de atk e que segura o oponente é muito forte. Podendo ser usada também o Artifact Lancea contra Decks como o ABC, são cartas seguras para travar o oponente, já que dificilmente o oponente terá uma resposta direta para elas. Usadas preferencialmente quando se começam.

Typhoon: Muito forte contra os decks Pendulums, ela tem uma grande força pelo fato de poder ser usada no turno do oponente da mão. Versátil contra todos os pendulums, funciona também contra decks que usam campos como ABC e Subterrors. Tem a vantagem também de não precisar de Descartes.

Full House: Forte contra decks Demise, burns, Froggiozoic, esses decks que abusam de grandes quantidades de armadilhas. Também forte contra alguns pendulums como Majespecter e Metalfoes, já que consegue estourar as escalas e as defesas. Tem crescido bastante como opção dos jogadores.

Solemn Strike: Versatilidade contra os grandes decks, negando pendulums, xyzs, a fusão do ABC, Alternatives, e efeitos poderosos como do Terrortop e da Tour Guide. Talvez uma das cartas mais auto explicativas e fáceis de entender. Também usada bastante já nos main decks.

Pendulum Hole: Com varias limitações em comparação à Solemn Strike, porém uma carta muito mais viável de se conseguir. Seu pro é o fato de não pagar vida em contra partida da Solemn Strike, porém muito menos versátil, fazendo com que seja apenas uma carta de side.

Dimensional Barrier: A carta mais cara da lista, Dimensional Barrier é a carta mais genérica, podendo parar todos os decks competitivos e possíveis surpresas. Apesar de te-la colocado na lista, muitos jogadores tem optado por usa-la no main deck, assim como Solemn Strike. Apesar de apenas atrasar um turno do oponente, não negar nem destruir nada, ela também conta com o efeito de negar os monstros no campo, o que faz com que a draw dela nunca seja tardia, diferente das Solemns. Carta excepcional para o cenário competitivo atual.

– Cartas Armadilhas Floodgate:

floodgates

 

Imperial Iron Wall: Da mesma forma que a Chaos Hunter e a Mirror of the Ice Barrier crescem nos conceitos pela questão de remover, Iron Wall é muito forte por impedir que cartas sejam removidas, travando um pouco o jogo do PK e interrompendo os Farfas, impedindo totalmente o ABC de fazer seus principais combos e atrasando muito o deck. Porém sua fraqueza para cartas como Twin Twisters, que geralmente são usadas nesses decks, faz com que a carta não seja tão popular.

Anti-Spell Fragrance: A Floodgate mais forte do jogo atualmente e que muitos jogadores acreditam que deveria estar banida, Anti-Spell Fragrance é letal contra uma gigantesca gama de decks, todos os pendulums, ABCs e Blue-Eyes, decks que usam mais de 15 magias, podendo travar eles por turnos inteiros, e usada mesmo em decks que usam as magias. A idéia é simples, ativar todas as magias possíveis e setar a Anti-Spell, impedir o oponente de fazer a mesma coisa ou obriga-lo a abrir ativando a Twin Twister, fazendo com que ele fique completamente limitado no jogo.

Mask of Restrict: Hoje o Monarca está em desuso, mas em alguns locais ainda é bastante utilizado, e também pode servir contra os Kaijus protegendo seus monstros. Também pode ser utilizada contra o Majespecter, travando suas magias e armadilhas.

– Sides para Deck Exclusivos:

Especiais

Koa’Ki Meiru Drago: Exclusivo do Blue-Eyes pelo seu custo de manutenção de revelar um Dragão na sua mão na End Phase, ele é fortissimo por special summons de monstros Lights e Darks, os principais atributos do Metagame, apenas Metalfoes e Majespecter conseguem burlar esse efeito. O fato de ele ser Dragão também faz ele ser protegido pela Return of the Dragon Lords. Mais um monstro floodgate level 4 para nossa lista.

Mystical Fairy Elfuria: Muitas pessoas desconhecem o fato desta carta estar sendo muito procurada, e é por este motivo. Majespecter Ties é um dos decks mais fortes por tirar vantagem da Ties of the Brethren, porém nem sempre o deck abre com os monstros level 4. Caso o jogador abra apenas com o Bunbuuku, ele poderá usar a Ties para invocar o Nekomata e a Elfuria. A Elfuria poderá usar seu efeito para criar um Soft Lock já que o Bunbuku pode buscar um monstro level 3 ou 4, travando todos os decks que usam xyzs por ao menos um turno.

Pot of Acquisitiveness: Para o PKBA e suas variações, esta carta pode fazer com que o jogador recicle seus recursos e ainda quebra os recursos do oponente. Uma carta tática e versátil para um deck tático e versátil. Pode ser usar também para voltar as do oponente e uma ou outra sua. A versatilidade desta carta nesse deck torna ele relevante ainda, podendo reciclar também seus PKs Ragged Gloves. Combos com o BA Farfa podem acontecer facilmente, voltando o monstro do oponente para o deck.

Magnet Reverse: Algumas pessoas usam isso em seus main decks para o ABC, mas é a carta ideal para um anti-side. Versátil contra todos os sides que usam contra o ABC (menos a Ghost Reaper) ela contorna Kaijus, cartas que o ABC naturalmente não tem respostas.

Quais cartas dessas mais aparecerão nos próximos torneios e no YCS Rio? Esse evento será o primeiro YCS pós Invasion: Vengeance, e surgirão vários decks novos como as cartas novas de Spyral, Subterrors, e o Froggiozoic. Para você que leu até aqui e acompanhou minhas idéias e opiniões, espero que o artigo tenha esclarecido e dado ideias novas para os sides de vocês. Coisas novas sempre aparecerão, até mesmo você amigo leitor pode trazer novidades ao jogo com cartas que não analisei, mas tente sempre se focar nas ideias que passei neste artigo, versatilidade e mostrar que as cartas podem ser efetivas em mais de um deck!

Por hoje é só galera, lembrando que vocês podem deixar suas críticas, sugestões e opiniões, a sua opinião é importante para nós! Espero ver todos no YCS Rio esse final de semana, até a próxima.

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