Budget way to meta: True Draco Puro

31/05/2017 Hugo Fukuda

dragao

      Fala galera do blog, tudo beleza? Como todos sabem, continental está chegando, e estamos todos pensando em qual deck usar. Mas, nem todos conseguem pegar todos os cards que eles precisam para fechar o deck meta, então começa a busca por ideias mais budget. Por isso venho apresentar uma ideia que talvez agradem a todos vocês, um deck de True Draco sem Dragonic Diagram. Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

– A ideia por trás de Dragonic Diagram

      Já não é mais segredo que os decks de True Draco são uma força a serem consideradas, e as versões puras ganharão ainda mais força com o banimento do Elder Entity Norden, e consequentemente do combo da Lunilight Black Sheep. Isso tudo porque fica muito mais difícil para o Zoodiac fazer combos que comprem muitas cartas, facilitando o para o jogador de True Draco controlar os recursos com os efeitos das mágicas e armadilhas do archetype.

      E o principal trabalho da Dragonic Diagram é tornar o deck consistente: você sempre buscar o que falta para trazer o Master Peace, the True Dracoslaying King no seu turno ou no turno do oponente. O ponto é que, com 6 mágicas, 6 armadilhas, e monstros como Dinomight Knight, the True Draco Fighter Ignis Heat, the True Dracowarrior, mágicas e armadilhas são de longe os últimos alvos que você pretende buscar, e infelizmente a usabilidade da Majesty Maiden, the True Dracocaster não das melhores, fazendo com que a Diagram seja na prática a forma de buscar o Master Peace para mão.

WaterfallofDragonSouls-MACR-EN-SR-1E      Com isso em mente, é possível considerar outras opções para se buscar o Master Peace para mão. E a Konami nos forneceu essa opção em Maximum Crisis, na forma da carta super rara Waterfall of Dragon Souls. Para quem nunca viu a carta, ela nada mais é do que uma Reinforcement of the Army para monstros do tipo wyrm, só que em forma de armadilha, que tem seus prós e contras em relação a Diagram, e os prós não se resumem ao valor financeiro da carta.

      Ela é mais lenta que a Diagram por ser uma armadilha, exigindo um turno de espera, entretanto ela não te obriga a destruir uma carta para adicionar a carta para mão; por ser uma armadilha normal seu oponente não consegue lidar usando a Ghost Ogre & Winter Rabbit, hand trap mais comum depois da Ash Blossom & Joyous Spring e quase tão versátil como; outra coisa é que por ser uma armadilha você pode usar no turno do oponente, driblando uma outra hand trap bastante comum, principalmente na matchup do True Draco puro: Droll & Lock Bird.

DragonicDiagram-MACR-EN-ScR-1E      Ela também tem um efeito de compra que pode vir a ajudar na consistência do deck: você pode enviar wyrms do campo e da sua mão para o cemitério, e para cada um que for enviado dessa forma você compra uma carta +1. Esse +1 é importante porque torna a Waterfall um +0 em economia de cartas, já que ela sempre se paga. Em um deck que o grind game é tão importante, economia de cartas é algo que deve estar sempre presente no seu pensamento.

      Último ponto é que a engine de Diagram ocupa 6 espaços do Main Deck, com 3 Terraforming e 3 Diagram, enquanto que a Waterfall ocupa somente 3. Apesar de você ver menos vezes a Waterfall do que você veria a Diagram, você evita de ver aquelas mãos estranhas de múltiplos Diagram que geralmente destrói a vantagem que o deck precisa fazer com os efeitos de cemitério. E não se esqueça que a Waterfall também não tem o mágico once per turn escrito em seu efeito.

– Decklist

Monstros (10)

3 Master Peace, the True Dracoslaying King

3 Dinomight Knight, the True Draco Fighter

2 Ignis Heat, the True Dracowarrior

1 Majesty Maiden, the True Dracocaster

1 Maxx “C”

Mágicas (17)

1 Raigeki

2 Dark Hole

3 Card of Demise

3 Pot of Duality

1 Upstart Goblin

3 Disciples of the True Dracophoenix

3 True Draco Heritage

1 The Monarchs Stormforth

Armadilhas (13)

3 True King’s Return

3 True Draco Apocalipse

3 Waterfall of Dragon Souls

1 Torrential Tribute

2 Lose 1 Turn

1 Skill Drain

CardofDemise-MIL1-EN-UR-1E      Apesar de ser uma versão budget do deck, cartas como Card of Demise ainda são muito importantes para a estratégia. Inclusive, uma interação boa da Waterfall é justamente com a Demise, já que por causa do seu efeito de descartar de obriga a trazer o Master Peace ainda no seu turno, deixando ele ainda mais vulnerável a cartas como os Kaijus e facilitando para o oponente saber como lidar com ele, já que fica claro qual tipo de carta ele não estará imune. Ativando a Demise e setando a Waterfall permite trazer o Master Peace pelo efeito das armadilhas do archetype, te dando a liberdade de escolher qual o melhor tipo de carta que ele precisa estar imune, e capitalizando melhor dos efeitos das mágicas e armadilhas quando enviadas para o cemitério.

      Uma forma de compensar o investimento da Card of Demise é não usar Pot of Desires. Mas nada impede que você troque uma pela outra. Apesar da Demise ter um draw power mais elevado, a Desires permite o uso de mais hand traps além do Maxx “C”, como Ghost Ogre. Eu pessoalmente acho a Demise mais forte, e nada impede também que você encaixe os dois na build, porque querendo ou não muita gente já tinha essas cartas por conta de decks passados e não conseguiu pegar somente a Diagram.

Lose1Turn-MP16-EN-UR-1E      Uma das grandes vantagens do deck é que ele pode ser muito forte sendo primeiro, graças ao próprio Master Peace, mas também por causa das floodgates como Lose 1 Turn Skill Drain. Mas ser segundo não é ruim, já que o Ignis ajuda a lidar com o campo do oponente buscando uma mágica quando seu oponente ativar algo, além dos efeitos de cemitério que permite tirar carta por carta do oponente. Fora isso, o deck é bastante simples, forte e parecido com o deck normalmente usado.

– Resumo da ópera

      A principal força dos decks de True Draco puro não se encontra na Dragonic Diagram, diferente de outros decks como os dinossauros e as versões híbridas com Zoodiac, e justamente por isso uma build como essa é viável, inclusive em torneios maiores. Além disso, o fato do seu oponente não saber que você não usa Diagram faz com que ele acabe usando cartas como a Ghost Ogre para lidar com o campo, e geralmente essas cartas não interagem tão bem com as demais cartas do archetype, te dando uma ligeira vantagem. O único problema é a queda na consistência, que a medida que você jogar não é tão grande, principalmente porque o deck completo é muito mais consistente que a média dos decks do formato, não te deixando tão para trás em relação aos demais decks. Então por que não dar uma chance para o deck?

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