Indo a fundo: Invasão: Vingança

11/11/2016 Victor Botacin

indo a fundo

      Olá amigos jogadores! É sabido que o jogador que vence mais, erra menos, e para que isso aconteça, é extremamente importante estar por dentro de todas as interações entre as cartas do jogo competitivo. Pensando nisso, hoje daremos início a série de artigos voltados a teorias do jogo e  dúvidas de regras sugeridas pelos leitores onde a intenção é deixar todos preparados para o YCS – Rio de Janeiro, que acontece neste final de semana.


      No artigo de hoje, usaremos as sugestões do jogador Jonathan Macedo, figurinha carimbada no jogo competitivo em São Paulo e concorrente ao título do nosso circuito de torneios, o DSC16. As sugestões foram baseadas no lançamento da última coleção Invasão: Vingança, que como vocês poderão notar, possui cartas com interações completamente malucas. A mais polêmica delas está em uma carta diversas vezes citada na semana anterior, e já vamos direto a ela.

– Rãalmente Demais:

ToadallyAwesome-INOV-EN-ScR-1E
Once per turn, during the Standby Phase: You can detach 1 Xyz Material from this card; Special Summon 1 “Frog” monster from your Deck. Once per turn, during either player’s turn, when your opponent activates a Spell/Trap Card, or monster effect: You can send 1 Aqua-Type monster from your hand or face-up from your field to the Graveyard; negate the activation, and if you do, destroy that card, then you can Set it to your field. If this card is sent to the Graveyard: You can target 1 WATER monster in your Graveyard; add it to your hand.

  • Rãalmente Demais faz invocação Especial do monstro que tem seu efeito negado?

      Esta primeira dúvida está relacionada ao efeito de negar a ativação de uma carta mágica/armadilha ou efeito de monstro e em seguida colocar esta mesma carta virada para baixo em seu lado campo. Ela foi gerada a partir do ponto em que no efeito não está escrito que o monstro “setado” por este efeito é considerado com Invocação Especial. Porém, a razão da ausência desta informação é que a mecânica do jogo não permite fazermos Invocação Especial de cartas Mágicas/Armadilhas, então a ideia é que ela estaria subentendida no texto. Mas não ficou tão claro assim.

      Ao entendermos isso, podemos afirmar  o seguinte:

– Um Jogador pode negar o efeito de Rãalmente Demais com a carta Aviso Solene;
– Se o Jogador A ativar Maxx “C” em resposta ao efeito de Rãalmente Demais do Jogador B, que pretende negar um efeito de monstro, ele comprará uma carta  pelo efeito de Maxx “C” caso o Jodagor B opte por “setar” monstro negado.

  • Rãalmente Demais vs Ativação de escala Pendulo:

Usaremos a informação assumida no primeiro exemplo somada a uma segunda “lei” para resolver este novo problema:

– Cartas negadas pelo efeito de Rãalmente Demais passam pelo cemitério antes de serem “setadas” em seu lado do campo.

      Ou seja, uma carta que tem sua ativação na escala pendulo negada pelo efeito de Rãalmente Demais é considerado um monstro ao passar pelo cemitério, possibilitando que ele possa ser colocado virado para baixo em seu lado do campo, assim como funcionava a mecânica de Camaramágico Plushfogo.

  • Rãalmente Demais vs monstros que não podem ser especialmente invocados:

      Eu posso negar o efeito de Rãalmente Demais, que por sua vez pretende negar o efeito de Infernoide Patrulea com a carta Aviso Solene? Esta questão tem gerado muita polêmica e até o momento em que escrevo este artigo a discussão permanece sem uma resposta. O que se tem sobre isso é: Cabe ao Juiz Mór do evento decidir. Então recomendo a todos que jogarão o YCS – Rio de Janeiro a procurarem o Juiz Mór do evento para saber como essa interação funcionará.

      A minha opinião sobre esta discussão é baseada no fato de que um Jogador A pode negar a ativação da carta Macro Cosmo com seu Aviso Solene mesmo quando há um Vazio da Vaidade ativo. Ao meu ver, isso pode ser usado de precedente para afirmar que Rãalmente Demais teria seu efeito negado na situação acima.

      Desviando levemente do assunto principal, as cartas de Invasão: Vingança, seguiremos com uma carta de extrema relevância para o torneio do final de semana.

– Hangar da União:

UnionHangar-SDKS-EN-C-1E


When this card is activated: You can add 1 LIGHT Machine-Type Union monster from your Deck to your hand. Once per turn, if a LIGHT Machine-Type Union monster(s) is Normal or Special Summoned to your field (except during the Damage Step): You can target 1 of those monsters; equip 1 appropriate LIGHT Machine-Type Union monster, with a different name, from your Deck to that monster, but the Union monster you equipped cannot be Special Summoned this turn. You can only activate 1 “Union Hangar” per turn.

  • Como resolver o efeito que equiparia um Union de seu Deck caso o monstro invocado não esteja mais em campo?

      Digamos que Hugo, que tem a carta Hangar da União ativa, faz Invocação Normal de seu Dragonete do Banimento B. Automaticamente o efeito de sua carta de campo ativará e ele opta por resolvê-lo. Porém, em resposta a este efeito, Vinicius ativa seu Buraco Armadilha Sem Fundo com o intuito de destruir e remover a dragonete de Hugo do campo. A dúvida é: Na resolução desta corrente, o que aconteceria com o monstro que seria equipado ao monstro Union invocado?

      Nesta situação temos: Invocação Normal > CL1 Hangar da União > CL2 Buraco Armadilha Sem fundo.

      Na resolução, Hangar da União já não possui um alvo válido e a carta “resolve sem efeito”. Isso significa que Hugo nem tocará em seu baralho e o monstro que ele pretendia equipar permanecerá nele. Ele coloca sua Barreira Dimensional virada baixo e encerra seu turno.

– Plenametalmorfose Alkahest:

FullmetalfoesAlkahest-INOV-EN-ScR-1E
Must be Fusion Summoned and cannot be Special Summoned by other ways. Once per turn, during your opponent’s turn: You can target 1 Effect Monster on the field; equip that target to this card (this is a Quick Effect). This card gains DEF equal to the combined original ATK of the monsters equipped to it by this effect. You can use monsters you control equipped to this card you control as Fusion Materials for the Fusion Summon of a “Metalfoes” Fusion Monster that lists them as Materials.

  • Plenametalmorfose Alkahest vs ABC – Dragão Banimento.

      Em uma nova situação, Rafael declara a ativação do efeito de Alkahest e seleciona o ABC – Dragão do Banimento de seu oponente como alvo. Em resposta, mesmo sem ter certeza de como essa corrente seria resolvida, Hugo declara o efeito de seu dragão para remover de campo a fusão de Rafael. A situação é muito semelhante a anterior, e quando a resolvermos, veremos que aquele não foi o dia de Hugo.

      Resolveremos então: Efeito de Alkahest > CL1 efeito de ABC – Dragão do Banimento.

      Após removermos de campo Alkahest, o dragão ABC não possui um alvo para ser equipado, e ao contrário do que Hugo esperava, seu ABC – Dragão do Banimento será enviado ao cemitério por mecânica de jogo.

Curiosidade: Caso o seu Plenametalmorfose Alkahest use seu efeito para equipar um Dragonete do Banimento B, por exemplo, ele passará a não ser afetado pelos efeitos de cartas mágicas de seu oponente, além poder destruir seu equipamento em seu lugar. Os monstros Union garantem os efeitos aos monstros equipados independente da forma ou razão a qual foi parar lá.

      Espero que as informações deste artigo sejam uteis aos leitores e que facilitem a diversão nos seus jogos. Caso você alguma opinião contrária as questões levantadas, estamos disponíveis a discuti-las nos comentários. Agradecemos a todos o apoio e contamos com vocês nos nossos próximos posts. Até mais!

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feito por F E R A