Introdução ao World Chalice
Talvez esse seja um dos artigos mais esperado do blog nos últimos tempos, até porque é a introdução ao principal deck Link que nos foi apresentado na coleção regular e isso é mostrado pela quantidade de Links do tema que temos. Esse talvez de fato seja o primeiro deck focado em Link Summon e pelos efeitos das cartas podemos ver isso, já que ele sempre tenta se repor com outro bicho da mão para irmos subindo os Links e seguirmos fazendo combos. Acredito também que a Konami considera esse deck como o convite para o início da era Link!
– Lore
Os monstros do arquétipo World Chalice tem uma ligação direta com as World Legacys. A estória diz que os heróis(monstros do main deck) se transforman se tornando mais fortes em seus monstros Links, mostrando seus verdadeiros nomes, e essa transformação vem na jornada pedida pela fada “Lee”, para enfrentar os “Crawlers”(arquétipo da coleção Circuit Break, nome não oficial). As World Legacys são 7 artefatos diferentes que ajudarão no combate, e então eles conseguirão salvar o mundo. Os artefatos correspondem por enquanto a arquétipos diferentes, hoje temos o World Legacy – “World Chalice” e World Legacy – “World Armor(Circuit Break)”.
Agora vamos ao conteúdo TCG! Como o artigo ficaria muito extenso, resolvi dividir em dois, o primeiro explicarei isoladamente as cartas World Chalice, suas funcionalidades, Pros, detalhes e situações de uso, no segundo explicarei cartas que auxiliam na construção de deck e dando detalhes de como usa-las. É talvez o arquétipo com mais conteúdo que terá aqui no blog até hoje, é realmente extenso e tem muita coisa, então acompanhem os dois artigos que lá vem muita informação!
– Os Heróis da jornada
Para começar falarei sobre todos os monstros do Main Deck, cada um tem sua importância e situação, além disso cada build conta com suas quantidades. Começaremos então com os monstros amarelos, Beckoned by the World Chalice, Chosen by the World Chalice e Crowned by the World Chalice.
Se você já viu uma build qualquer desse deck, sabe que o Beckoned é o principal monstro pelo fato de ser Lv4, mas não pense nisso como uma regra. Alguns combos são feitos invocando muitos monstros do mesmo Lvl como qualquer outro deck do jogo, porém com o alto gasto de recursos que o deck tem, Daigusto Emeral é comumente usado para reciclar algumas coisas e fazer alguns loops infinitos de draw(sim, loop infinito de draw porque sim) e facilmente é usado para combar com os outros suportes do deck.
Porém não desdenhe dos outros, o Chosen é um poderoso monstro já que por ser Psychic pode ser invocado por uma Emergency Teleport, que apesar de estar a 1, não é uma carta ruim para comprar pós combo em draws do Ningirsu(como a Unexpected Dai é), e também serve tanto para iniciar quanto trazer uma Ghost Ogre & Snow Rabbit no turno do seu oponente para proteger de algumas cartas. Fora que fazer ranks diferentes além do 4 pode ser um fator decisivo, pois poderia usar cartas como M-X-Saber Invoker(para invocar mais bichos do deck como o Beckoned), Dante Trave.. ops, Leviair the Sea Dragon, para reciclar o World Chalice Guardragon, dentre outros.
Já no caso da Lv2, Crowned, pode se usar os rank 2 que tem alguns efeitos mais de controle de jogo do que de spam, como o Sky Cavalry Centaurea e o The Phantom Knights of Cursed Javelin. No caso das rank 2 também é possível usar a Lee the World Chalice Fairy.
Apesar de serem monstros amarelos, não subestimem o poder desse pessoal no deck, porque é pela primeira vez que ao testar o deck e abria com mãos amarelas e eu comemorava. Por serem feitos para o arquétipo eles tem uma sinergia excelente e são muito relevantes para seus Links. Algumas versões do deck chegam a usar os 9 amarelos World Chalices possíveis para seus links terem sempre seus efeitos de dar special da mão.
Agora iremos para os monstros de efeito, sendo que já comentei alguns, mas são Lee the World Chalice Fairy, World Chalice Guardragon e World Legacy – “World Chalice”. Vamos começar pelo mais simples: World Chalice Guardragon. A complexidade do deck começa quando os amarelos já são primordiais e tem quantidades de ser usar que podem aprimorar o deck, quando chegamos nos monstros de efeito, ai que aperta de vez.
Guardragon talvez seja a carta que todo jogador vai ter que ter daqui um tempo, já que apesar de ter nome de World Chalice ele é absurdamente genérico, funcionando como uma handtrap que protege os monstros quais estão Linkados, negando E destruindo cartas que deem alvo neles, e quando está no cemitério podendo remover ele e renascer um monstro amarelo qualquer para uma zona linkada no campo. Um dia teremos um jogo totalmente baseado em monstros Links e ter uma carta que protege monstros linkados podendo ser quaisquer monstros, e podendo renascer amarelos quaisquer (Oi Garnet), mesmo que essa carta não seja crucial no World Chalice, um dia você ouvirá um jogador se arrepender de não ter pego essa carta na época.
Uma situação que já acontece e deve começar a ser bem recorrente é que os primeiros Links da sua jogada apenas servem para expandir sua capacidade de invocar bichos do extra deck, e esses bichos que entram depois sim ativariam seus efeitos(como acontece com o Daigusto Emeral no World Chalice), e então cartas como Compulsory Evacuation Device, Effect Veiler, Forbidden Chalice, dentre muitas outras que dão alvo irão se tornar ineficazes graças a esse dragão fofinho.. e não esqueça que seu efeito de handtrap não é uma vez por turno!
Nosso próximo monstro é quem guia na jornada, Lee para muitos vai ficar conhecido como “o Stratos” do deck, uma referência ao Elemental Hero Stratos que adiciona qualquer Hero quando é summon, porém a Lee é muito além de um Stratos. O fato da Lee poder buscar qualquer World Chalice, incluindo ela mesma, já é algo que seria meio perturbador, o fato de isso acontecer até quando ela é special summon começa a tornar mais especial ainda.
Porém sua melhor parte está em seu segundo efeito, que quando está no cemitério você pode enviar um monstro do campo ou mão como custo, para volta-lá do cemitério para a mão, e no caso se você enviar um Link World Chalice, você já poderá invocá-la e adicionar um outro monstro do deck para a mão! É por ai que começa as palhaçadas do deck, já que por muitas você pode adicionar a principal e melhor carta do deck sem precisar gastar seu normal, tirando seu total proveito, World Legacy – “World Chalice”.
World Legacy – “World Chalice”, muitos estranharam no início porque eu achava ele uma das melhores cartas do deck(e no final, a melhor) já que ele é um monstro Lv5 que só tem seu efeito por completo quando é enviado para o cemitério depois de ser Tribute Summon. Bem, aqui é a parte mais complexa do deck, e com certeza não conseguirei por a tona todos os detalhes já que por aqui que passa todos os gigantescos combos do deck. O Chalice do World Chalice tem suas limitações(ainda bem) mas é uma carta ridiculamente forte. Muitas vezes em conjunto do Imduk(Link) você consegue invocá-lo por tribute summon e seguir para fazer um Auram, the World Chalice Blademaster, e então dar seu efeito para trazer 2 World Chalices sem ser o Chalice do deck para o campo, e então começa a infinidade de variações que o deck pode ter.
A jogada mais comum é vista trazer 2 Beckoned, mas é possível também trazer 1 Beckoned e 1 Lee para buscar +1, ou 1 Guardragon e usar o outro Link para invocar já 1 Beckoned da mão e depois usar o Guardragon no cemitério, ou trazer 2 Chosen para fazer um Rank 3 e tentar outros combos. Uma outra opção é se caso já tiver o Auram em campo, é tributar o Chalice com o efeito do Auram para renascer qualquer monstro e invocar outros dois do deck. Caso seja comprada várias cópias e sobre na mão para invocar com os Links é ainda uma excelente carta para ser deixada no campo, já que ela é uma armadilha e tanto para invocações do Extra deck do seu adversário, já que seu efeito permite tributar o Chalice quando o oponente invocar um ou mais monstro(s) do extra e enviá-lo para o cemitério.
Não bastante toda a situação, tirando o turno que ele foi para o cemitério, o jogador pode remove-lo na Main Phase para adicionar outra carta World Legacy do deck para a mão, podendo ser outro dele para fazer os mesmos combos no turno que vem ou até a World Legacy’s Heart(mágica). Somada com a Lee, essas cartas são perfeitas para a volta que o deck precisa dar caaaso venha a perder seus poderosos campos quando começam. Essa carta chega ser tão absurda que até seus status excelentes, Dark que poderia usar com Allure of Darkness, e Machine com 0 de ATK, podendo usar Machine Duplication, não são necessários para gerar vantagens absurdas e campos gigantescos.
– Mágicas e Armadilhas
Essa definitivamente é a parte mais curta, pois as mágicas e armadilhas geralmente não são usadas com exceção à World Legacy’s Heart. A dita cuja faz uma coisa que parece simples e boba, mas se assemelha muito à função que a Zoodiac Combo fazia. Uma carta que pode de uma forma simples vir para o jogo e tentar voltar algumas cartas e recursos gastos para ter mais fôlego durante o jogo. As demais, por enquanto não conseguem agregar nada ao deck atual.
– Os Links!
Como sabemos, os Links são versões evoluídas dos guerreiros da jornada, Guardragon se torna Imduk, the World Chalice Dragon, Crowned vira Ib, the World Chalice Priestess, Chosen evolui para Auram, the World Chalice Blademaster, e Beckoned vai para a roça e vira Ningirsu, the World Chalice Warrior. Todos os monstros Links tem algum efeito único e o efeito de quando sair do campo, invocar um World Chalice da mão. Falarei pela ordem dos Links. O primeiro provavelmente é o principal Link Monsters do deck, Imduk. Ele inicia tudo, apesar de sua seta estar para cima, Imduk é muito mais do que um efeito, uma seta, ele é uma peça fundamental para fazer um dos principais monstros, Auram, já que garante um extra normal de World Chalice e um monstro em seu lugar quando sai do campo, além disso ele é excelente para pegar de surpresa aquele Link do seu adversário que oferece aquela seta voltada para sua zona de frente à Extra Monster Zone.
Ib(Priestess) já foi muito falada no outro artigo, porém aqui ela tem alguns adendos, e o principal é o fator de usar muitas cópias. O combo de deixar duas Ibs em campo e fazer a barreira é ridiculamente fácil já que o World Chalice foi montado para isso, deixando uma Ib ao lado da outra. O nosso próximo, Auram, talvez seja um dos maiores astros do deck. O Link perfeito para ser deixado na extra monster zone com suas duas setas apontadas para diagonais baixo, ele irá ganhar 300 de ATK para cada World Legacy(geralmente apenas o Chalice e a Heart), mas o seu outro efeito é o mais absurdo. Tribute um World Chalice qual esta carta aponta, para renascer em qualquer zona linkada a ele um monstro qualquer do cemitério.
Esse efeito será melhor detalhado e explicado nas cartas que auxiliam o deck, porém para se ter uma ideia de coisas que podem se fazer com ele, é que é possível renascer uma The Agent of Creation – Venus, um Archlord Kristya, ou até um Firewall Dragon, dentre muitas outras cartas, mas pensem em monstro que você gostaria de renascer, um foco especial para os Lights, e então bole suas estratégias, de resto fica para o próximo artigo.
Por último, o nosso caipira Ningirsu the World Chalice Warrior, que tem um conceito de efeito muito curioso. Se você já testou Links até hoje sabe que nada mais é do que uma troca de recursos, onde você vai oferecendo cartas(monstros) em quantidade, trocando por Links maiores com melhor qualidade(efeitos e status), e Ningirsu faz uma função importante, recompondo os gastos de uma certa forma, comprando para cada monstro World Chalice qual ele está linkado. É muito fácil dar combos que comprem no mínimo 2 cartas, 3 então é algo bem comum, o que o faz completar a idéia do deck.
Você abre com 5 cartas, com essas 5 cartas gasta recursos para ir gerando os Links com efeitos de Qualidade e então geralmente fica com 1 a 2 cartas na mão, e faz o Ningirsu, dando até 3 draws, deixando o jogador com campo e cartas na mão para outras jogadas. Além desse efeito de comprar cartas e o de quando sair do campo trazer outro World Chalice da mão, ele tem um efeito que muita gente esquece e é sensacional: Uma vez por turno; envie 1 carta em cada lado do campo para o cemitério.
A grande questão é como está escrito, fazendo com que ele não de alvo! Toda boa carta que não dá alvo já passou pelo cenário competitivo de formas a ir para a lista, Spellbook of Fate e Artifact Moralltach são exemplos, e mostravam as situações desesperadoras em que o oponente fica refém do jogador já que se der chains ou usar algumas cartas, ele poderá escolher outras no lugar. Um efeito simples que já passou pelos Synchros no Scrap Dragon, pelos Xyzs no Diamond Dire Wolf, e agora nos Links com Ningirsu, porém com o grande diferencial de não dar alvo.
Os combos e cartas que auxiliam vão vir no próximo artigo da semana que vem, então testem coisas diferentes até porque tem bastante espaços, porém já pode ser achada muita informação sobre o deck pela internet. Uma vez ouvi em um vídeo que o World Chalice irá ser lembrado na história como um deck semelhante ao Minervasworn(2016), que é um deck excelente, porém quem não sabe utilizá-lo vai achar ele ruim. Posso afirmar que já vi muito isso, e muita gente desdenha do deck apenas porque ouviu outro falar. A soma de tudo isso indica que é um deck para poucos ganharem(e todos se divertirem). E você, tem o que é preciso para ganhar com ele?