Fúria do passado – Ancient Gear

19/04/2017 Hugo Fukuda

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      Eae pessoal do blog, tudo beleza? Depois dos artigos anteriores falando sobre o deck de dinossauro e as principais regras dos dois decks, falta falar daquele que é o dark horse do momento: os Ancient Gear! Deck esse que me surpreendeu em relação ao seu grande poder de dar OTK e, melhor ainda, baixíssimo custo! Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Velhos sim, enferrujados jamais!

      Para quem não conhece os Ancient Gear têm sua origem na época do Yu-Gi-Oh! GX, na longínqua coleção The Lost Millenium, que inclusive foi uma das primeiras coleções a ser lançadas em português no país, apesar de ser no português de Portugal.

      A estQuakingMirrorForce-SR04-EN-C-1Eratégia do deck consiste em invocar monstros com elevado poder de ataque que contam com efeitos que limitam a ação do oponente durante a Battle Phase, momento aonde o jogador consegue tirar o máximo de valor de suas mágicas e armadilhas; por conta disso o oponente é forçado a usar suas cartas antes da hora, facilitando o modo de jogar em volta das suas defesas.

Por conta dos Zoodiacs, que dificilmente interage diretamente com as backrows do oponente, cartas como Mirror Force, Storming Mirror Force e agora graças ao reprint Quaking Mirror Force estão cada vez mais populares, e elas são simplesmente inúteis contra esse deck!

      E os suportes mais recentes do deck tirou o foco do deck em somente trazer monstros de tributo para o campo e passou para a realização de fusões ainda mais ameaçadoras. Por conta disso, Limiter Removal e Power Bond são os principais facilitadores dos OTKs do deck.

Manual de instruções

      Como toda boa máquina, é necessário um conhecimento prévio das interações do deck para conseguir manuseá-lo a fim de obter o melhor resultado.

AncientGearWyvern-SR03-EN-SR-1E      Um dos destaques do deck é o Ancient Gear Wyvern, que conta com um efeito bastante comum de adicionar uma carta do archetype do deck para mão. O único drawback é que após usar o efeito você não pode mais setar nenhuma carta, o que nem é tão ruim já que a ideia é matar seu oponente. Mas o mais importante é que quando o Wyvern ataca, seu oponente não pode ativar efeitos de monstros, ou seja, o Zoodiac Drident precisa ativar seu efeito antes de você entrar na Battle Phase, além de te proteger do efeito da Zoodiac Whiptail.

      Falando em proteção ao ataque, o Ancient Gear Gadget faz algo semelhante, mas para todos os seus monstros: quando ele é invocado, você escolhe um tipo de carta (monstro, mágica ou armadilha) e neste turno seu oponente não pode usar esse tipo quando você ataca. E os seus status são de extrema importância também.

      Ancient Gear Box é uma carta que viu um pouco de jogo na época de seu lançamento nos decks de Geargia, pois seu efeito te permite adicionar um monstro máquina com 500 de ataque ou de defesa se ele for adicionado do deck ou cemitério para sua mão por efeito. O Gadget tem exatamente 500 de ataque e respeitáveis 2000 de defesa, assim como o próprio Box, tornado-o um alvo válido para seu efeito.

      Mas para que lotar a mão de Ancient Gears de ataque baixo e que não se invocam para o campo? Simples: para servirem de material de fusão!

      Power Bond é de longe a melhor carta de fusão do deck, sendo o ápice do que a gente chama da estratégia de “mata ou morre” do deck, mas ela não é buscável. Apesar de buscável, a Polymerization normal não gera nenhuma vantagem para o deck, e a Fusion Substitute precisa dos monstros no campo. Como resolver?

      Ancient Gear Hunting Hound foi lançado como uma comum do Raging Tempest, e passou despercebido no meio de tanta Grama, tanto Spyral e tanto Zoodiac, mas ele é uma das cartas mais importantes do deck, junto com as duas fusões lançadas com ele na mesma coleção.AncientGearHuntingHound-RATE-EN-C-1E

      O Hound nada mais é do que uma Polymerization com um corpo. Seu efeito te permite fazer um Fusion Summon de um Ancient Gear usando monstros do campo e da mão. A vantagem é que você consegue trazer ele do deck para o campo tanto pelo efeito da Geartown quanto da nova Ancient Gear Catapult, renascer ele do cemitério pelo efeito da Ancient Gear Fortress e adicionar para mão com o Wyvern.

      O Chaos Ancient Gear Golem é uma máquina de fazer OTKs, já que com seus 4500 de ataque, imune a mágicas e armadilhas, impedindo a ativação de efeito de monstros na Battle Phase e atacando todos os monstros do oponente furando a defesa, e praticamente impossível invoca-lo e não ganhar. E o que o Golem não tem de defesa, o Ancient Gear Howitzer compensa, sendo imune a qualquer carta e sendo um floater que te permite trazer um Ancient Gear do deck ignorando as condições de invocação caso seja destruído por batalha, além de infligir 1000 uma vez por turno.

      Geartown é um campo que te permite invocar Ancient Gears com um tributo a menos, e quando destruída te permite trazer um Ancient Gear da mão, cemitério ou deck. Como eu expliquei no artigo sobre regras,

AncientGearCatapult-SR03-EN-SR-1E      Quando você não tem um monstro, a Catapult destrói uma carta sua virada para cima para trazer um monstro do deck ignorando as condições de invocação. Isso é importante, pois o primeiro boss do deck, o Ancient Gear Golem, tem uma pesada restrição de não poder ser Special Summon, de certa forma necessária para a época do jogo. Além disso, quando no cemitério, você pode bani-la e destruir uma carta virada para cima sua para criar um token Ancient Gear para servir de tributo ou de material de fusão posteriormente.

      Por último temos a Fortress, uma mágica contínua que transforma seus Ancient Gears em Majespecters no turno que são invocados, protegendo eles de serem alvo e de destruição, além de impedir que seus efeitos sejam respondidos. E para punir quem destruí-la para evitar essa proteção, quando é destruída ela te permite trazer um Ancient Gear da mão ou cemitério pro campo.

      Essas três cartas exigem que seu oponente tenha muito mais defesas do que o normal para aguentar todos os ataques do deck.

      E para quando tudo mais der errado temos a Ancient Gear Reborn, que nada mais é do que uma Call of the Haunted do archetype, podendo ser buscada pelo Wyvern.

Como montar

Monstros (17)

2 Ancient Gear Reactor Dragon

1 Ancient Gear Golem

3 Ancient Gear Wyvern

2 Ancient Gear Gadget

1 Ancient Gear Box

3 Ancient Gear Hunting Hound

2 Silver Gadget

2 Gold Gadget

1 Maxx “C”

 

Mágicas (19)

3 Geartown

3 Terraforming

2 Dark Hole

1 Raigeki

3 Ancient Gear Catapult

2 Ancient Gear Fortress

1 Limiter |Removal

1 Monarch’s Stormforth

1 Overload Fusion

1 Foolish Burial Goods

 

Armadilhas (4)

3 Solemn Scolding

1 Ancient Gear Reborn

Extra Deck (15)

2 Chaos Ancient Gear Golem

3 Ancient Gear Howitzer

1 Ultimate Ancient Gear Golem

1 Phantom Fortress Enterblathnir

1 Number 39: Utopia

1 Number S39: Utopia the Lightning

2 Diamond Dire Wolf

1 Gear Gigant X

1 Castel the Skyblaster Musketeer

1 Number 59: Crooked Cook

1 Cairngorgon the Antiluminescent Knight

AncientGearGadget-SR03-EN-UR-1E      Graças aos reprints, tanto do Dinomasher’s Fury quanto do Machine Reactor, e a fato do deck ser muito voltado para o OTK, o Main Deck acaba sendo bem barato. Diferente do deck de dinossauro, que vai depender muito da raridade dos suportes de True King do Maximum Crisis, o deck de Ancient Gear já se encontra completo agora, e as cartas mais caras acabam sendo justamente as staples do jogo.

      Existem algumas cartas que não parecem escolhas óbvias a primeira vista, e justamente sobre elas que comentarei aqui.

      A Foolish Burial Goods está aqui pois ela funciona como uma forma de mandar a Catapult para o cemitério, ativando assim seu efeito de destruir e criar um token. Não é sempre que você precisa, mas ter a opção de manda-la para o cemitério diretamente ajuda a contornar a necessidade de se não controlar um monstro noSolemnScolding-MP15-EN-ScR-1E campo.

      Segunda carta é a já conhecida Monarch’s Stormforth. A Geartown transforma tanto o Golem quanto o Reactor Dragon em monstros de 1 tributo, e a Stormforth te permite lidar com monstros do oponente com maior facilidade, sem contar que nem sempre é necessário o uso do Extra Deck aqui.

A última opção polêmica são as 3 Solemn Scolding. Apesar do alto custo de 3000 pontos de vida, ela te permite negar qualquer coisa desde que ela seja a única armadilha setada sua. O deck naturalmente tem poucas armadilhas pela sua natureza de OTK, e não fazia muito sentido usar as Solemn Strike já que ao se abrir com múltiplas armadilhas na mão o deck já se torna mais frágil do que ele naturalmente é.

      Importante lembrar também que o Ancient Gear Gadget pode ser invocado do deck pelos efeitos de destruição dos Gold e Silver Gadget, o que facilita a invocação de um Reactor Dragon da sua mão, seja com ajuda da Geartown ou da Stormforth,  e ainda fazendo com que ele ganhe os seus dois efeitos.

Itens adicionais (vendidos separadamente)

MetalfoesVolflame-TDIL-EN-R-1E      Uma outra opção do deck é usar os Ancient Gear como uma engine de OTK dentro do deck de Metalfoes. As duas estratégias jogam incrivelmente bem entre si, uma suportando bem a outra.

      Enquanto as escalas servem para destruir tanto a Geartown quanto as Ancient Gear Fortress do campo para trazer seus monstros grandes do deck, o Ancient Gear Reactor Dragon te permite destruir as Metalfoes Combination setadas pelas escalas, buscando as escalas para a sua mão.

      Dessa fora, o deck consegue jogar um turno com os Ancient Gear, forçando as defesas do oponente, para no turno seguinte jogar como se fosse um Metalfoes normal, enfrentando um campo enfraquecido do oponente.

      E isso pode ser alcançado colocando no mínimo uma engine de 3 Geartown e 2 Reactor Dragons em um deck normal de Metalfoes com 2 ou 3 Combinations. É uma boa forma para dar uma quebrada na mesmice dos decks metagames atuais.

Resumo da ópera

      Apesar de bastante agressivo, o Ancient Gear é o mais claro exemplo de glass cannon que vi recentemente no jogo. Apesar de ser relativamente fácil parar suas jogadas, o estrago que pode ser feito quando o oponente é pego com a guarda baixa quase sempre é irreversível.

      Além disso, para aqueles cansados dos decks do metagame atual, que não sofre uma grande mudança desde o lançamento de Raging Tempest, pode ser uma forma barata e divertida de se montar um deck mais forfun, porque quem é que não gosta de ficar trazendo monstros com mais de 4000 de ataque pro campo, né?

      Então é isso, não deixem de garantir suas cartas no site da loja, sejam para seu deck de Ancient Gear, para seu deck de Dinossauro ou então de alguns dos vários bons reprints do deck!

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